Concepção epistemológico-construtivista: uma possibilidade diferenciada na educação do Homo Sapiens

Autores

  • Altair José Fontana UNOESC

Resumo

No presente estudo aborda-se a importância do conhecimento, sua forma de adquiri-lo e a transformação que dele decorre. Tal estudo contempla as concepções epistemológicas de ensino e suas consequências educacionais. A educação é o meio pelo qual os seres humanos adquirem o conhecimento. O estudo, ainda, compara duas concepções epistemológicas de ensino, a de cunho empirista e a construtivista, questionando qual concepção epistemológica de ensino melhor se adapta na aprendizagem dos conhecimentos científicos. Teoriza a concepção epistemológico-construtivista, entendendo ter esta papel fundamental e significativo na formação integral dos alunos que passam pela escola. Também é feita uma análise do momento conturbado que vive o professor diante da desvalorização profissional e da falta de perspectivas de futuro. Por fim, propõe alternativas que, se bem conduzidas, em médio prazo, podem alcançar resultados significativos no crescimento individual e da sociedade. É com uma educação de qualidade que se constrói uma nação rica em conhecimento, qualidade de vida e economicamente sustentável.

Palavras-chave: Conhecimento. Construtivismo. Conhecimento científico. Professor. Aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair José Fontana, UNOESC

Possui graduação em Ciências-Habilitação em Física-Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1997), graduação em Licenciatura curta em Ciências Físicas e Biológicas e matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI (1991), Pós-Graduação a nível de Especialização em Fundamentos da Educação pela UNOESC (1998) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2005). Professor de Física efetivo na Secretaria da Educação do Governo do Estado de Santa Catarina. Professor responsável pelos Laboratórios de Ciências Biológicas e Física na Escola de Educação Básica São João Batista em São Miguel do Oeste.
Professor titular de Física Geral no curso de Agronomia, Física I e Física I Experimental no Curso de Engenharia Civil, Física Geral e experimental I e II no curso de Engenharia de alimentos; Ciências Aplicadas I e II e Desenho Geométrico no Curso de Design e Matemática no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
Tem experiência na área de Física nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Matemática e Design.
Experiência em Cursos de Pós - Graduação em: Ciências, Matemática, Física Experimental, Educação pela Pesquisa e Metodologia da Pesquisa em Educação.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Fontana, A. J. (2017). Concepção epistemológico-construtivista: uma possibilidade diferenciada na educação do Homo Sapiens. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 167–174. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10700