Concepção epistemológico-construtivista: uma possibilidade diferenciada na educação do Homo Sapiens
Resumo
No presente estudo aborda-se a importância do conhecimento, sua forma de adquiri-lo e a transformação que dele decorre. Tal estudo contempla as concepções epistemológicas de ensino e suas consequências educacionais. A educação é o meio pelo qual os seres humanos adquirem o conhecimento. O estudo, ainda, compara duas concepções epistemológicas de ensino, a de cunho empirista e a construtivista, questionando qual concepção epistemológica de ensino melhor se adapta na aprendizagem dos conhecimentos científicos. Teoriza a concepção epistemológico-construtivista, entendendo ter esta papel fundamental e significativo na formação integral dos alunos que passam pela escola. Também é feita uma análise do momento conturbado que vive o professor diante da desvalorização profissional e da falta de perspectivas de futuro. Por fim, propõe alternativas que, se bem conduzidas, em médio prazo, podem alcançar resultados significativos no crescimento individual e da sociedade. É com uma educação de qualidade que se constrói uma nação rica em conhecimento, qualidade de vida e economicamente sustentável.
Palavras-chave: Conhecimento. Construtivismo. Conhecimento científico. Professor. Aluno.