AGENESIA CONGÊNITA DE TERCEIROS MOLARES

Autores

  • Rafael Luís Usinger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Léa Maria Franceschi Dallanora

Resumo

A agenesia dental congênita é definida como a falta de um ou mais elementos dentais, que nunca originaram o germe dental. O terceiro molar é o dente mais variável quanto ao seu desenvolvimento, forma e volume. A ausência deste dente é frequente, e geralmente ocorre bilateralmente, seguida por um, três e os quatro terceiros molares. O objetivo deste trabalho é descrever o que a literatura oferece acerca da ausência congênita dos terceiros molares, a partir de uma revisão sistemática. A falta destes dentes é resultado de distúrbios durante os estágios iniciais de formação dos dentes: a iniciação e proliferação. Em humanos a agenesia pode ser entendida como uma tendência evolucionária, uma vez que, diminuída a necessidade de carga mastigatória, esses elementos tornaram-se “órgãos vestigiais”, que não implicavam em vantagem seletiva para a espécie. Sua etiologia é multifatorial, com pré-disposição genética, síndromes, radiação e fatores externos. Pacientes que possuem agenesia de um ou mais terceiros molares também possuem maior chance de apresentar agenesia de incisivo lateral e segundo pré-molar. Dois genes estão associados ao fenótipo – PAX9 e MSX1. Os terceiros molares também não são necessários para o desenvolvimento dos ossos maxilares, e, portanto, não há diferença no padrão de crescimento entre um terceiro molar irrompido versus impactado ou ausente. Verificou-se que algumas populações específicas como a da Tasmânia apresentaram praticamente zero por cento de incidência de agenesia dos terceiros molares, enquanto em algumas tribos indígenas mexicanas chegaram a cem por centro de incidência. Por isso, alguns pesquisadores sugerem que a agenesia dos terceiros molares seja uma anomalia dentária, e não uma evolução. Independentemente da prevalência da agenesia em gênero ou raça, ela está mais presente na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARIB, Daniela Gamba et al. Associated dental anomalies: the orthodontist decoding the genetics which regulates the dental development disturbances. Dental Press Journal of Orthodontics, Maringá, v. 15, n. 2, p. 138-157, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n2/en_17.pdf> Acesso em: 18 maio 2016.

LIU, Karen Neutzling Caldasso. Agenesias dentárias: revisão de literatura. 2011 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de Cirurgião-Dentista, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49000/000828639.pdf?sequence=1> Acesso em: 18 maio 2016.

ROZKOVCOVÁ, E.; MARKOVÁ M.; LÁNÍK J.; ZVÁROVÁ J.; Agenesis of third molars in young Czech population. Prague Medical Report, Prague, v.105 n. 1, p. 35-52. 2004. Disponível em: <http://fb.cuni.cz/Data/files/PragueMedicalReport/PMR%2004-01%20Rozkovcova.pdf> Acesso em: 18 maio 2016.

SÁNCHEZ, María José; VICENTE, Ascensión; BRAVO, Luis Alberto. Third Molar Agenesis and Craniofacial Morphology. Angle Orthodontist, São Francisco, v. 79, n. 3, p. 433-478. 2009. Disponível em: <http://www.angle.org/doi/pdf/10.2319/052008-276.1> Acesso em: 18 maio 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Usinger, R. L., & Dallanora, L. M. F. (2016). AGENESIA CONGÊNITA DE TERCEIROS MOLARES. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10526

Edição

Seção

Resumo Categoria I