Sobre a Revista

RESUMO

A Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação é um periódico criado em 2001, atualmente sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A área de concentração é a Interdisciplinar (Qualis B1), sendo publicados estudos abordando diferentes aspecto das Ciências da Vida.

Com proposta Open Access, não possui custos atrelados a nenhuma etapa do processo de publicação. Tem periodicidade semestral, recebendo e publicando trabalhos em fluxo contínuo na modalidade Ahead of Print (AOP). Além disso, possui Digital Object Identifier (DOI) e International Standard Serial Number (ISSN: 1519-5287; e-ISSN: 2236-6059).

 

ESCOPO

A revista Evidência aceita trabalhos dos mais variados assuntos englobados pelas Ciências da Vida, divididos nas três grandes seções:

Biociências: trata de trabalhos voltados para o estudo de processos biológicos, sejam fenômenos observados em organismos individuais ou em contextos ecológicos.

Saúde: inclui estudos voltados para questões pertinentes à saúde humana. Isso pode se dar em diferentes níveis, sendo aceitos, por exemplo, estudos de ciência básica, epidemiológicos ou relatos de caso.

Inovação: cabem à essa seção pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento, avaliação e proposição de novas técnicas, soluções e produtos para questões pertinentes às Ciências da Vida como um todo.

 

CATEGORIA DOS TRABALHOS

A Evidência aceita artigos originais, revisões e relatos de caso de diferentes subáreas compreendidas nas Ciências da Vida.

 

PÚBLICO-ALVO

As publicações são principalmente voltadas à comunidade acadêmica, colaborando com a disseminação de conhecimento entre docentes e discentes com interesse pelas Ciências da Vida. Entretanto, seguindo a filosofia Open Access, acreditamos na importância do conhecimento ser acessível para toda a população.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os manuscritos originais serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial. Após uma avaliação de formato e conteúdo, o trabalho será encaminhado a no mínimo dois avaliadores qualificados, que serão convidados via e-mail para revisar o manuscrito. O processo adotado é de revisão double blind (duplo-cega), na qual o avaliador desconhece a identidade dos autores e os autores desconhecem a identidade do avaliador. As avaliações então serão apreciadas pelo editor responsável, e será determinada a (i) aceitação incondicional, (ii) recusa ou (iii) solicitação por uma versão revisada, que pode ou não ser submetida a uma nova rodada de avaliações.

Manuscritos aceitos serão encaminhados ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser efetuadas pelo Conselho Editorial, de acordo com critérios e normas operacionais internas, a fim de manter o padrão de formatação do periódico, garantir o uso adequado da linguagem e favorecer a qualidade de diagramação.

A política editorial da Evidência define as seguintes categorias para avaliação dos manuscritos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial.

O tempo previsto entre submissão e publicação pode variar de 4 a 12 meses, dependendo da especificidade do tema e a consequente dificuldade para encontrar avaliadores qualificados disponíveis.

 

PERIODICIDADE

Semestral, com sistema de publicação contínua.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Visando a democratização do conhecimento científico ao público, a Evidência oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores.

Permite acesso aberto a todos trabalhos publicados, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação.

Os trabalhos são publicados em formato eletrônico, disponibilizado pela internet na página da Evidência e nas páginas dos indexadores.

Possui sistema de arquivamento pelo Programa LOCKSS, vinculado à Rede Cariniana.