Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/eba.v17i2.16255

Resumo

EDITORIAL  -  Ciência e Biotecnologia

 

Nesta última Edição de 2017 estão publicados estudos relacionados à obtenção de produtos com valor agregado bem como discussões em temáticas envolvendo aspectos de biotecnologia ambiental, tecnologia de bebidas e saúde.

o Artigo “Produção biotecnológica de produtos de valor agregado utilizando glicerol residual proveniente da síntese de biodiesel” discute-se sobre o potencial do glicerol na transformação em produtos químicos com valor agregado alto, faz-se ainda uma análise abrangente e crítica do tratamento biotecnológico do glicerol a 1,3-propanodiol e 2,3 butanodiol.

O Artigo “Avaliação sensorial de cachaça envelhecida em tonel de carvalho (Quercus sp.) irradiado”, a qualidade, tempo e custo foram fatores intrínsecos relacionados ao estudo, uma vez que foi analisada a irradiação de barris de carvalho como alternativa tecnológica do processo de envelhecimento de cachaça, assim como a aceitabilidade de provadores do produto.

As potenciais áreas de aplicação terapêuticas e/ou ambientais da surfactina, um lipopeptídeo biossurfactante comumente produzido pelo Bacillus subtilis, são discutidas no Artigo de Revisão “Surfactina: estrutura, aplicações e fatores envolvidos na produção”.

Como uma questão de saúde pública, no Artigo “Efeitos da contaminação da água pelo fármaco 17α-etinilestradiol, detecção e tipos de tratamento” são discutidos os mecanismos e métodos de tratamento de águas contaminadas pelo 17α-etinilestradiol, um hormônio sintético, derivado do hormônio natural, que pode ser lançado no meio ambiente, por meio de descarga de esgoto doméstico e efluentes industriais não tratados. 

Numa perspectiva mais diretamente relacionada à saúde humana, o Artigo “Síndrome do X-Frágil: breve revisão e relato de caso”, apresenta também um estudo caso clínico sobre a síndrome, considerada a maior causa de retardo mental herdado. Embora atinja todos os grupos étnicos e raças, felizmente essa síndrome tem pouca prevalência.

Esperamos dar continuidade ao processo de divulgação cientifica com qualidade nas próximas edições da Revista Evidência, priorizando a publicação cientifica multidisciplinar em Ciência e Biotecnologia.  Neste último número do ano queremos agradecer aos leitores assíduos deste Periódico, Evidência, assim como a todos avaliadores ad hoc que participam do serviço de avaliação via processo double blind review.

Mais uma vez convidamos todos os pesquisadores à submissão de trabalhos científicos em nosso Periódico Evidência – Ciência e Biotecnologia, que segue no recebimento de artigos em fluxo contínuo para a próxima edição em 2018.

 

                                                                                             J. Gelinski

                                                      Editor Científico

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Lafayette Neves Gelinski, Unoesc

Professora

Mestre em Genética -UFRGS

Doutora em Ciência dos Alimentos-USP

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Gelinski, J. L. N. (2017). Editorial. Evidência, 17(2), 61–62. https://doi.org/10.18593/eba.v17i2.16255