Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina

Autores

  • Jovani Antônio Steffani
  • Janína Samantha Martins de Souza
  • Candice Cristina Stumpf
  • Vilma Blertrame
  • Sirlei Fávero Cetolin

Resumo

A auditoria de enfermagem já é um elemento fundamental para a gestão da qualidade em enfermagem, porém, a despeito de suas importantes aplicações, muitas vezes se impõe como um entrave para o relacionamento profissional entre auditores e auditados e por esse motivo o objetivo deste trabalho enfatizou as principais dificuldades que os enfermeiros têm enfrentado no processo de auditar. Participaram os 27 enfermeiros auditores do Estado de Santa Catarina. Um questionário com questões qualitativas e quantitativas foi utilizado para a coleta de dados, sendo analisadas por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e da estatística descritiva, respectivamente. Concluiu-se que os principais obstáculos ao processo de auditoria vivenciado pelos enfermeiros auditores são: restrições impostas pela instituição auditada; dúvidas em relação à autonomia do enfermeiro para auditar; resistência dos próprios colegas em colaborar; bem como, limitações do auditor em relação a alguns aspectos da enfermagem e do processo de auditar.

Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem. Enfermeiros. Administração Hospitalar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovani Antônio Steffani

Professor do Curso de Medicina e Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Campus de Joaçaba. Mestre e Doutor em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Janína Samantha Martins de Souza

Enfermeira Especialista em Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense, Gerente de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Candice Cristina Stumpf

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Tuiuti – PR, responsável técnica pela Fonomed Clínica de Fonoaudiologia e assessoria em saúde.

Vilma Blertrame

Enfermeira do Ministério da Saúde. Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Campus de Joaçaba. Mestre em Assitência de enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUC RS.

Downloads

Publicado

21-06-2012

Como Citar

Steffani, J. A., Martins de Souza, J. S., Stumpf, C. C., Blertrame, V., & Fávero Cetolin, S. (2012). Dificuldades na auditoria de enfermagem no estado de Santa Catarina. Evidência, 11(2), 45–56. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1512

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)