EDITORIAL 2017_1

Autores

  • Jane Lafayette Neves Gelinski Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.18593/eba.v17i1.13955

Palavras-chave:

Biotecnologia, Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Nesta primeira edição da Evidência Ciência e Biotecnologia de 2017, quatro trabalhos foram cuidadosamente selecionados pelos avaliadores face sua relevância e multidisciplinaridade. São estudos que tem um viés com a biotecnologia ambiental, desenvolvimento e sustentabilidade. O primeiro trata-se da utilização de duas espécies de peixe Astyanax lacustris (Lütken, 1875) e Geophagus brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) como bioindicadoras de contaminantes de água por naftaleno, um hidrocarboneto policíclico aromático (HPA), o qual é um potencial agente mutagênico e carcinogênico. No segundo, o objeto de estudo  é a recuperação de áreas contaminadas por metais pesados a partir de métodos de revegetação. Neste, são avaliados os efeitos da aplicação de diferentes concentrações de Zinco no desenvolvimento de plantas de feijão cultivadas em casa de vegetação.

A partir de uma tendência mundial voltada ao desenvolvimento de novos produtos nas áreas de alimentos, biocosméticos, fármacos e outros e,  na perspectiva da sustentabilidade, duas contribuições cientificas foram publicadas. A primeira segue na linha de novos produtos alimentícios com apelo funcional. Nesta foram desenvolvidos cookies com adição de farinha de casca de batata (FCB) destacando-se a formulação com teor de fibras de 8,5%, com boa aceitação sensorial e expectativa favorável à comercialização. A segunda contribuição descreve o desenvolvimento de produtos cosméticos com formulação rica em polifenóis de origem vegetal. A pesquisa traz dados sobre o efeito potencial fotoprotetor do extrato do bagaço da uva Isabel (Vitis Labrusca L), avaliando-se constituintes polifenólicos do bagaço de uva e sua capacidade fotoprotetora.

Agradecemos aos avaliadores (referees) desta seleção de artigos via sistema double blind review.

Convidamos todos os pesquisadores à submissão de trabalhos científicos em nosso Periódico Evidência – Ciência e Biotecnologia que segue no recebimento de artigos em fluxo contínuo para a próxima edição.   

 

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Lafayette Neves Gelinski, Unoesc

Professora

Mestre em Genética -UFRGS

Doutora em Ciência dos Alimentos-USP

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

Gelinski, J. L. N. (2017). EDITORIAL 2017_1. Evidência, 17(1), 5–6. https://doi.org/10.18593/eba.v17i1.13955