Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não é aceitável publicações que tenham sido publicadas anteriormente ou que estejam sob apreciação simultânea em outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências devem ser informadas quando necessário.
  • O texto deve estar com espaçamento de 1,5; fonte de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e também enviados em figuras separadas como anexos.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Os autores devem indicar logo abaixo do título, em qual das seguintes subáreas melhor representa o conteúdo do manuscrito: Biociências e Saúde Humana; Biociências e Saúde animal; Biociências e Inovação; Saúde Humana; Saúde animal; Zoonoses; Biotecnologia e Saúde humana; Biotecnologia e Saúde animal; Saúde, Sanidade Animal e Inovação.
  • Os autores são responsáveis pela revisão linguística do texto.
  • Os autores devem informar em “Comentários ao Editor” a existência de conflito de interesses.
  • Os autores estão cientes de que as imagens, quadros, gráficos, tabelas e afins poderão ter a ordem de apresentação diferente da versão final aprovada para uma melhor apresentação gráfica da versão final publicada.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores dos Anais da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação 2020, disponíveis no link: Diretrizes Anais da Revista Evidência
 
Diretrizes para Autores de artigos da Revista Evidência:
A Revista Evidência aceita textos na língua portuguesa e inglesa e não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação, edição e publicação de artigos.
 

 

Estrutura do manuscrito: 

- Título;

- Dados dos autores;

- Subárea do manuscrito;

- Resumo estruturado;

- Palavras-chave;

*Se o manuscrito estiver na língua Portuguesa, o título, o resumo estruturado e as palavras-chave também devem ser apresentados na língua Inglesa.

- Introdução;

- Material e Métodos;

- Aprovação do Comitê de Ética em pesquisa relacionado (caso houver);

- Estudos clínicos (caso houver);

- Resultados incluindo tabelas e/ou figuras (caso houver);

- Discussão;

- Conclusão;

- Conflito de interesse;

- Financiamento (caso houver);

- Agradecimentos (caso houver);

- Referências (estilo Vancouver).

 

Formato das seções:

1 PRIMEIRA SEÇÃO

1.1 SEGUNDA SEÇÃO

1.1.1 Terceira seção

1.1.1.1 Quarta seção

1.1.1.1.1 Quinta seção

 

Tamanho do manuscrito: os artigos de pesquisa e revisão não devem exceder 5000 palavras (sem incluir resumo, referências e legendas das figuras). Os manuscritos não devem exceder 20 páginas.

Título: o título do manuscrito deve ser claro e conciso e não deve exceder mais de 30 palavras.

Subárea do manuscrito: indicar, logo abaixo do título, qual das seguintes subáreas representa o conteúdo do manuscrito: Biociências e Saúde Humana; Biociências e Saúde animal; Biociências e Inovação; Saúde Humana; Saúde animal; Zoonoses; Biotecnologia e Saúde humana; Biotecnologia e Saúde animal; Saúde, Sanidade Animal e Inovação.

Dados dos autores: deverá ser informado o nome completo e, logo abaixo, a afiliação e o Orcid de cada autor. Inserir, como nota de rodapé, as duas últimas titulações de cada autor e o endereço de e-mail.

Financiamento (se houver): os autores devem inserir uma nota de rodapé, vinculada ao título do trabalho, caso o estudo tenha alguma fonte de financiamento.

Resumo e Abstract estruturados: o resumo deve ser estruturado em um parágrafo único, com no máximo 300 palavras. Os autores devem fornecer o resumo na seguinte estrutura e forma: Introdução; Objetivo; Método; Resultados e Conclusões. As referências, abreviações indefinidas e notas de rodapé não devem ser incluídas no texto. Independente da linguagem do manuscrito, todos devem conter um resumo na língua inglesa incluído.

Palavras-chave e Keywords: três a cinco palavras devem ser incluídas e separadas por ponto e vírgula.

Introdução: a Introdução deve fornecer o tema proposto e o motivo da investigação, finalizando o texto desta seção no objetivo do estudo.

Material e Métodos: nesta seção, os autores devem descrever todos os materiais e técnicas utilizados para a realização da pesquisa, referenciando os métodos validados.

Aprovação de ética envolvendo animais e humanos (se houver): experimentos envolvendo animais e humanos devem incluir uma nova seção intitulada “Aprovação Ética” imediatamente abaixo da seção “Material e Métodos”. O número de registo e aprovação do projeto pelo comitê de ética deve ser indicado.

Ensaios clínicos (se houver): estudos envolvendo ensaios clínicos devem fornecer o número de registro de investigação.

resultados: esta seção fornece os resultados do estudo e contempla os objetivos propostos inicialmente pela investigação.

Discussão: nesta seção, os autores devem comparar os resultados encontrados na investigação com os achados já descritos na área científica, com o objetivo de sugerir novas investigações complementares.

Conclusão: um parágrafo pequeno e conciso deve ser incluído, resumindo os resultados da pesquisa e a significativa contribuição científica do estudo.

Conflito de interesse: os autores devem declarar a presença de algum conflito de interesse.

Referências: as referências citadas no manuscrito devem ser formatadas no estilo Vancouver. A citação de referência no texto deve ser escrita com um número árabe entre colchetes; para referências citadas mais de uma vez, use o mesmo número usado na primeira vez; para citar várias fontes em uma frase, cite-as como [7-9] para se referir às fontes 7, 8 e 9 e [7-9,15] para se referir às fontes 7, 8, 9 e 15; cite o número de referência mesmo quando o nome do autor estiver indicado na frase.

A lista de referências deve ser adicionada no final do artigo em formato numérico e numerada consecutivamente conforme aparecem no texto. Mais de 6 autores devem ser listados apenas os 6 primeiros autores seguidos por “et al”. Além disso, se disponível, os títulos dos periódicos devem ser adicionados nas abreviações oficiais.

 

Exemplos:

Livro

  1. Oliveira MN. Tecnologia de produtos lácteos funcionais. São Paulo: Atheneu; 2009. 384 p. 

Capítulo de livro

  1. Bordignon SE Jr, Gelinski JMLN. Perspectivas de indução na produção de bacteriocinas. In: Gelinski JMLN, Baratto CM, organizadores. Tópicos Especiais em Ciência e Biotecnologia. Joaçaba: Ed. Unoesc; 2013. p. 63-78. 

Artigo de Revista

  1. Vicente VA, Orélis-Ribeiro R, Najafzadeh MJ, Sun J, Guerra RS, Miesch S, et al. Black yeast-like fungi associated with Lethargic Crab Disease (LCD) in the mangrove-land crab, Ucides cordatus (Ocypodidae). Vet. Microbiol. 2012; 158(1-2):109-22. doi:10.1016/j.vetmic.2012.01.031.2012

 

Figuras e ilustrações (se houver): as figuras e ilustrações devem ser enviadas como arquivos separados, indicando o respectivo local de inserção no arquivo de texto principal, e devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto. O número máximo de arquivos aceitos é de 7 figuras/ilustrações. Escala/resolução: todas as figuras/ilustrações devem ter uma resolução mínima de 300 dpi. Formatos: todas as figuras/ilustrações devem ser enviadas no formato TIFF ou JPGE e devem ser anexadas em formato editável como arquivos suplementares da submissão.

Legendas das Figuras/ilustrações: as legendas das figuras/ilustrações devem ser fornecidas em arquivo separado, indicado com o número correspondente da figura/ilustração.

Tabelas (se houver): todas as tabelas devem ser enviadas no formato Microsoft Word. Cada tabela deve apresentar um título/legenda explicativa acima da tabela.

Biociências

Esta seção engloba resultados de pesquisa básica e aplicada com foco no desenvolvimento, manutenção, prevenção e bem-estar tanto da saúde humana como da saúde animal, bem como estudos com ênfase em biotecnologia e inovação. As subáreas do escopo desta seção são: Biociências e Saúde Humana, Biociências e Saúde animal e Biociências e Inovação.

Saúde

Esta seção se destina à publicação de estudos relacionados ao conceito ampliado de saúde, envolvendo seus aspectos condicionantes e/ou determinantes em todos os níveis de complexidade e de atenção à saúde. Portanto, são aceitos trabalhos voltados tanto à saúde humana quanto à saúde e sanidade animal. Sendo assim, as subáreas de escopo da seção: Saúde Humana, Saúde animal e Zoonoses.

Inovação

Nesta seção estão envolvidos estudos em saúde humana e animal relacionados a processos biotecnológicos e de inovação, bem como técnicas, tecnologias e inovações aplicadas à produção e à sanidade animal. Sendo assim, as subáreas de escopo da seção são: Biotecnologia e saúde humana, Biotecnologia e Saúde animal e Saúde, sanidade animal e Inovação.

Anais da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação 2020

Neste ano de 2020 o Anais da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação estará vinculado ao V Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade: Ciência em tempos de Pandemia, que ocorrerá nos dias 09 a 11 de setembro de forma on-line. Este será o quinto ano consecutivo do Simpósio, o qual anualmente é vinculado e organizado pelo Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde da Unoesc. Os resumos submetidos poderão estão relacionados com a Pandemia do Coronavírus, bem como com outros temas relacionados à saúde em geral, as biociências e a inovação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional.