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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • As referências são classificadas em formato numérico, de acordo com a entrada no documento (Estilo Vancouver)

Diretrizes para Autores

Custo: A Revista Evidência não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação, edição e publicação de artigos.

 

Estrutura dos Artigos para Evidência Ciência e Biotecnologia:

 

TÍTULO

Conciso e informativo. Evite abreviaturas e fórmulas.

 

Nomes de autores e afiliações: indique claramente o nome e o sobrenome de cada autor e verifique se todos os nomes estão corretamente escritos. Apresente as duas maiores titulações, a afiliação, o endereço postal completo de cada afiliação, incluindo o país (conforme registro no processo de submissão on-line) e o endereço de e-mail de cada autor.

Autor correspondente: indique claramente nos metadados do sistema quem lidará com a correspondência em todas as etapas de arbitragem e publicação e também pós-publicação. Certifique-se de que o endereço de e-mail seja fornecido e que os detalhes de contato sejam atualizados pelo autor correspondente.

As informações dos autores em trabalhos em língua estrangeira devem estar na mesma língua do texto.

 

Resumo (para artigo em português)

Abstract (para artigo em inglês)

 

O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, conciso e factual, sem títulos. Deve indicar brevemente o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais conclusões. Abreviaturas devem ser evitadas, mas, se essenciais, devem ser citadas também por extenso em sua primeira menção no próprio resumo.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

 

Título em Inglês (para artigo em Português)

Título em Português (para artigo em Inglês)

 

Abstract

 

O abstract deve estar no mesmo formato do resumo, logo após este e deve estar em itálico.

Keywords: Word 1. Word 2. Word 3.

 

SEÇÕES E SUBSEÇÕES

 

O artigo (exceto o resumo/abstract) deve ser dividido em seções e subseções numeradas contendo um breve título em linha separada.

Entre o título de cada seção ou subseção e o texto há um espaço 1,5.

 

1 INTRODUÇÃO

Indique os objetivos do trabalho e forneça uma base bem-definida sobre o assunto, evitando uma pesquisa detalhada da literatura ou um resumo dos resultados.

 

2 MATERIAL E MÉTODOS (METODOLOGIA)

Forneça detalhes suficientes para permitir a reprodução do trabalho. Os métodos já publicados ou de amplo conhecimento devem ser indicados por referências: apenas as modificações relevantes devem ser descritas. Esta seção deve descrever a população estudada, a amostra a ser analisada e os critérios de seleção.

 

3 RESULTADOS

Os resultados devem ser claros e concisos. Seções de resultados e discussão podem vir juntos, mas esse formato deve ser evitado.

 

4 DISCUSSÃO

Deve explorar o significado dos resultados do trabalho, não os repetir. Evite citações longas e discussão de literatura já publicada.

 

5 CONCLUSÃO

As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas em uma breve seção de Conclusões, que pode estar sozinha ou pode fazer parte da seção Discussão.

 

TABELAS E FIGURAS

As tabelas e figuras devem ser numeradas separadamente, em ordem crescente.

Deve-se inserir um título conciso para cada tabela e figura. Esse título é inserido abaixo delas com espaçamento 1,5.

Se as figuras e tabelas tiverem sido elaboradas pelo próprio autor, não é necessário mencionar a fonte. Caso seja de outros autores, é necessário apresentar a fonte após o título.

Se houver notas relacionadas às tabelas e figuras, estas devem ser inseridas abaixo delas, após o título.

As tabelas devem ser confeccionadas em espaçamento 1,5 e fonte tamanho 10.

O alinhamento deve ser à esquerda.

 

CITAÇÕES

Se a citação direta exceder três linhas, deve ser configurada com recuo 4 cm, espaçamento simples e fonte tamanho 10.

 

REFERÊNCIAS

 

Estilo de referências no texto

As referências, no decorrer do texto, são sinalizadas por números sobrescritos, em ordem cardinal, após a citação (direta ou indireta). As referências para artigos devem ser inferiores a 40. Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referência (e vice-versa).  

 

Lista de referências

A lista de referências deve ser colocada ao final do trabalho, sendo as referências classificadas em formato numérico, de acordo com a entrada no documento (Estilo Vancouver). No caso de revistas científicas, sempre que possível indicar o endereço eletrônico da publicação ou o número DOI (Direct Object Identifier System) de cada artigo. A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. A lista de referências deve ser configurada à esquerda, com espaçamento 1,5.

 

1. Sobrenome N, sobrenome NN, Sobrenome NNN. Título do artigo. Nome do Periódico abreviado. ano; volume(número):página inicial-página final.

 

Links para ajudar na abreviação do nome de periódicos:

https://www.issn.org/services/online-services/access-to-the-ltwa/

https://www.cas.org/support/documentation/references/corejournals

http://portal.revistas.bvs.br/

 

Para a lista de referências, seguem alguns exemplos.

 

Livro

1. Oliveira MN. Tecnologia de produtos lácteos funcionais. São Paulo: Atheneu; 2009. 384 p.

 

Capítulo de livro

2. Bordignon SE Jr, Gelinski JMLN. Perspectivas de indução na produção de bacteriocinas. In: Gelinski JMLN, Baratto CM, organizadores. Tópicos Especiais em Ciência e Biotecnologia. Joaçaba: Ed. Unoesc; 2013. p. 63-78.

 

Artigo de Revista

3. Vicente VA, Orélis-Ribeiro R, Najafzadeh MJ, Sun J, Guerra RS, Miesch S, et al. Black yeast-like fungi associated with Lethargic Crab Disease (LCD) in the mangrove-land crab, Ucides cordatus (Ocypodidae). Vet. Microbiol. 2012; 158(1-2):109-22. doi:10.1016/j.vetmic.2012.01.031.2012

 

Conflito de interesse

Um conflito de interesse é uma notificação do autor de que há interesse ou crença financeira ou pessoal que possa afetar sua objetividade; dessa forma, o autor deve indicar a origem e a natureza desse potencial conflito. Caso contrário, o autor deve declarar que não há conflito de interesse.

 

Outras informações

  • Declaração de acordo: um acordo/declaração do(s) autor(es) é uma declaração para certificar que todos os autores viram e aprovaram a versão final do manuscrito que está sendo submetido. Assim, o artigo é o trabalho original dos autores, não recebeu publicação prévia e não está em consideração para publicação em outro lugar;
  •  O texto deve passar por revisão linguística antes de ser encaminhado à Editora;
  • Atente-se ao uso do itálico em algumas palavras estrangeiras (o seguinte site pode ajudar em relação às palavras mais comuns: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/estrangeirismos-grafados-sem-italico);
  • O Editor Científico do periódico e a Editora Unoesc não se responsabilizam pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original;
  • É admitida a publicação de artigos em Língua Inglesa, mas uma declaração/certificação de revisor linguístico/empresa de tradução para Língua Inglesa deverá ser encaminhada;
  • Os trabalhos enviados devem ter sido elaborados no Programa Word;
  • O artigo deve ser inédito, seguindo a linha editorial da Revista. Será submetido à apreciação do corpo editorial, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhoria do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações forem demasiadas, os avaliadores podem rejeitar o artigo de maneira bem fundamentada. Os originais não serão devolvidos. Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para os processos de revisão, normalização, formatação, diagramação e publicação;
  • O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

 

Importante

A Revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista e/ou na(s) página(s) do(s) indexador(es). A Revista permitirá o acesso aos artigos e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação à Revista, a qual optará pelo tipo de formato de publicação: físico e/ou eletrônico.

Sempre que a pesquisa envolver o uso de animais ou seres humanos, o número de protocolo e aprovação pelo Comitê de Ética para pesquisa com animais ou seres humanos (CEUA ou CEP, respectivamente) deverá ser informado, e o documento digitalizado deverá ser anexado durante o encaminhamento do artigo.

Para ciência dos autores, informamos que o material editado (originais, rascunhos, miolo) permanecerá armazenado na Editora Unoesc pelo período de um ano, após ser publicado, conforme Política Editorial, sendo posteriormente reciclado.

Os artigos devem ser submetidos via endereço eletrônico http://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia após cadastramento de autores e obtenção de login e senha de acesso.

No momento da submissão, deve ser observado o preenchimento completo de todos os metadados contidos no cadastro dos autores.

 

 

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