Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita. Não serão aceitas submissões que tenham sido publicadas anteriormente ou que estejam sob apreciação simultânea em outro periódico.
  • São aceitos artigos originais, revisões e relatos de caso.
  • São aceitos trabalhos com até sete autores, e todos devem informar, no arquivo "Capa", maior nível de formação, filiação, endereço de e-mail, ORCID e contribuição para o trabalho.
  • Os trabalhos podem ser publicados em português e/ou em inglês. Entretanto, todos devem possuir título, resumo e palavras-chave em ambos idiomas.
  • A submissão inicial deve conter os arquivos “Capa” e “Manuscrito”.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word (*.doc ou *.docx).
  • As referências devem estar no formato Vancouver sobrescrito.
  • Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto acompanhadas de suas legendas, no local que for pertinente. As tabelas devem estar em formato editável.
  • Todos os trabalhos que envolvam humanos (direta ou indiretamente) ou animais devem apresentar número do protocolo de aprovação do comitê de ética em pesquisa.
  • Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, e quaisquer conflitos de interesse devem ser informados.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÃO SOBRE CUSTOS

A revista não cobra taxas para submissão, avaliação, edição ou publicação e os trabalhos publicados têm acesso livre.

 

ARQUIVOS

Para a submissão inicial, solicitamos o envio de dois arquivos, “Capa” e “Manuscrito”, e ambos devem ser anexados como “Texto do artigo”.

Os dois arquivos devem estar em formato de documento do Microsoft Word (*.doc, *.docx). Pedimos para que o texto tenha formatação mínima. É sugerida, para o corpo do texto, a fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

 

Capa

Documento de identificação da submissão. Este arquivo não será compartilhado com os Avaliadores.

Ele deve conter as seguintes informações:

1. Título do manuscrito (não exceder 20 palavras);

2. Seção (Biociências, Saúde ou Inovação -- mais informações na seção Sobre a revista);

3. Nome completo dos autores (até sete), acompanhados de legenda indicando maior nível de formação, filiação (nome da instituição com endereço), endereço de e-mail e ORCID;

4. Indicar um autor como “autor correspondente”;

5. Breve descrição de como cada autor contribuiu com o trabalho;

6. Declaração de conflitos de interesse (caso não haja conflitos de interesse, escrever “os autores não possuem conflitos de interesse a declarar”);

7. Informar agências de fomento, se existentes.

 

Manuscrito

Conteúdo do trabalho, sem informações que possam identificar os autores. Este é o arquivo que será compartilhado com os Avaliadores.

Ele deve conter:

1. Título do manuscrito

- Até 20 palavras.

 

2. Resumo

- Não exceder 300 palavras.

 

3. Palavras-chave

- 3-5 palavras-chave correspondentes aos DeCS/MeSH.

 

4. Title, abstract e keywords

- Repetir os itens “1”, “2” e “3” em inglês, respeitando as mesmas normas. Se a submissão for em inglês, solicita-se o envio desses itens também em português.

 

5. Corpo do texto

- Não exceder 5000 palavras, sem contar com tabelas e legendas;

- Se necessário grifar alguma passagem no corpo do texto, utilizar somente itálicos.

 

5.1. Seções e subseções

- Para artigos originais e revisões sistemáticas, dividir nas seções “Introdução”, “Material e métodos”, “Resultados”, “Discussão” e “Conclusão”;

- Relatos de caso devem ser estruturados com “Introdução”, “Apresentação do caso”, “Discussão” e “Conclusão”;

- O formato para revisões narrativas é flexível;

- Se necessário criar subseções, evitar utilizar mais de dois níveis;

- Para favorecer a legibilidade, sugere-se o uso de negritos para as seções e de itálicos para as subseções.

 

5.2. Considerações éticas

- Na seção "Material e Métodos", todos trabalhos que envolvam humanos (direta ou indiretamente) ou animais devem apresentar número do protocolo de aprovação do comitê de ética em pesquisa.

 

5.3. Figuras e tabelas

- Devem ser inseridas no texto acompanhadas de suas legendas, no local que for pertinente (ou seja, após o parágrafo onde foram citadas pela primeira vez);

- Em caso de aceite, as figuras podem ser solicitadas em arquivos separados com alta resolução, nos formatos PNG ou TIFF;

- Tabelas devem ser enviadas em formato editável, ou seja, não como figuras;

- A localização dos elementos, na publicação, pode sofrer alterações para fins de diagramação.

 

6. Referências

- Citações ao longo do texto e lista de referências devem utilizar o formato Vancouver sobrescrito;

- Para fins de praticidade e melhores resultados, recomendamos o uso de gerenciadores de referências bibliográficas (Zotero, Mendeley, JabRef...). O arquivo CSL para o estilo Vancouver sobrescrito pode ser baixado aqui.

 

6.1. Citações ao longo do texto

- Os números devem ser sempre posicionados após pontos finais (.) e vírgulas (,), porém antes de ponto e vírgula (;) e dois pontos (:);

- Caso cite mais de uma referência, separe-as por vírgula (ex.: 1,2). Entretanto, se houver três ou mais citações consecutivas, utilize um hífen (ex.: 1-3). Ambas possibilidades podem ocorrer em combinação (ex.: 1,2-4);

- Para citações narrativas, onde o nome do autor é apresentado no texto, citar o nome do autor seguido pelo número da referência (ex.: Silva¹). Se forem dois autores, apresentar os dois nomes (ex.: Silva e Pereira¹). Em caso de três autores ou mais, utilizar “et al.” (ex.: Silva et al.¹).

 

6.2. Lista de referências

- A lista de referências citadas no texto devem ser incluídas na seção Referências, inserida após a seção Conclusão;

- Utilizar alinhamento à esquerda;

- Apresentar as referências na ordem de citação no texto;

- Se houver mais de seis autores, utilizar “et al.” após o sexto;

- Apresentar os periódicos com nomes abreviados;

- Referenciar no idioma correspondente ao texto, como para indicar edições (1ª ed. vs. 1st ed.) e locais de publicação de livros (Inglaterra vs. England).

 

6.2.1. Exemplos

- Artigo científico:

1. Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347(7):284–7

2. Hanahan D, Weinberg RA. Hallmarks of cancer: the next generation. Cell. 2011;144(5):646–74.

 

- Livro:

3. Hofmeyr GJ, Neilson JP, Alfirevic Z, Crowther CA, Gulmezoglu AM, Hodnett ED et al. A Cochrane pocketbook: Pregnancy and childbirth. Chichester (Reino Unido): John Wiley & Sons; 2008.

4. Guyton AC, Hall JE. Guyton and hall textbook of medical physiology. 14ª ed. Filadélfia (EUA): Elsevier; 2020.

 

- Capítulo de livro:

5. Jackwood MW, Wit S. Infectious Bronchitis. In: Swayne DE, Boulianne M, Logue CM, McDougald LR, Nair V, Suarez DL, et al., editores. Diseases of Poultry. 1ª ed. Wiley; 2020. p. 167–88.

6. Rowlands TE, Haine LS. Acute limb ischaemia. In: Donnelly R, London NJM, editores. ABC of arterial and venous disease. 2ª ed. West Sussex (Reino Unido): Blackwell Publishing; 2009. p. 123–140.

 

7. Materiais suplementares

- Se necessário, acrescentar uma seção com materiais suplementares após as referências;

- Citar os materiais suplementares no texto da mesma forma que figuras ou tabelas, porém com um "S" maiúsculo antes do número. Por exemplo: Figura S1 ou Tabela S1.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Biociências

Trabalhos voltados para o estudo de processos biológicos como um todo, incluindo fenômenos a nível de organismo ou em contextos ecológicos.

Saúde

Estudos voltados para questões pertinentes à saúde humana. Isso pode se dar em diferentes níveis, sendo aceitos, por exemplo, estudos de ciência básica, epidemiológicos ou relatos de caso.

Inovação

Pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento, proposição e avaliação de novas técnicas, soluções e produtos para questões pertinentes às Ciências da Vida como um todo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional.