Sobre a Revista

Foco e escopo

A Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação é uma revista Open Access, vinculada aos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com caráter interdisciplinar e interesse em trabalhos científicos na grande área saúde, tanto humana quanto animal e que está diretamente conectada às biociências e à inovação em saúde. É publicada em meio eletrônico, nos idiomas Português e/ou Inglês, com periodicidade semestral e tem como objetivo promover a publicação e a disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores e instituições de pesquisa nacionais e internacionais. O periódico está subdividido em três seções principais, que são apresentadas a seguir, onde são publicados resultados de pesquisas que permitem o diálogo e a interface nas diferentes subáreas:

Biociências: Esta seção engloba resultados de pesquisa básica e aplicada com foco no desenvolvimento, manutenção, prevenção e bem-estar tanto da saúde humana como da saúde animal, bem como estudos com ênfase em biotecnologia e inovação. As subáreas do escopo desta seção são: Biociências e Saúde Humana, Biociências e Saúde animal e Biociências e Inovação.

Saúde: Esta seção se destina à publicação de estudos relacionados ao conceito ampliado de saúde, envolvendo seus aspectos condicionantes e/ou determinantes em todos os níveis de complexidade e de atenção à saúde. Portanto, são aceitos trabalhos voltados tanto à saúde humana quanto à saúde e sanidade animal. Sendo assim, as subáreas de escopo da seção: Saúde Humana, Saúde animal e Zoonoses.

Inovação: Nesta seção estão envolvidos estudos em saúde humana e animal relacionados a processos biotecnológicos e de inovação, bem como técnicas, tecnologias e inovações aplicadas à produção e à sanidade animal. Sendo assim, as subáreas de escopo da seção são: Biotecnologia e saúde humana, Biotecnologia e Saúde animal e Saúde, sanidade animal e Inovação.

Periodicidade

A Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação publica seus volumes de forma semestral em fluxo contínuo.

 

Processo de avaliação pelos pares

O manuscrito submetido deve ser original ou de revisão, inédito, e que não tenha sido publicado anteriormente ou esteja sob apreciação simultânea em outro periódico. Os trabalhos de pesquisa experimentais e/ou clínicos devem ter sido submetidos e aprovados pelos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa, sendo obrigatório inserir o número do parecer favorável à realização da pesquisa na metodologia do artigo científico.

O processo de avaliação será pelo corpo editorial internacional, com omissão do nome do autor e dos avaliadores, em formato double blind review. Após análise crítica dos consultores ad hoc, os artigos serão reencaminhados para os autores com o posicionamento do periódico informando uma das seguintes condições: aprovado; aprovado com considerações ou rejeitado. Se aprovado com considerações, os autores deverão realizar os devidos ajustes sugeridos pelos consultores e reenviar o arquivo por meio do sistema online no campo específico para esse fim. Em posse da última versão do artigo, os editores realizarão a análise final do manuscrito para posterior decisão de publicação ou rejeição. São de inteira responsabilidade dos autores os dados pessoais e aqueles relativos ao artigo, devendo, portanto, serem conferidos minuciosamente antes de reenviar o arquivo final. Os manuscritos podem ser submetidos em português ou inglês e, a partir do momento que forem aceitos para publicação, os direitos autorais passarão a ser da Revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação, de acordo com declaração dos autores para esse fim, sendo vedada a reprodução no todo ou em partes, no formato impresso ou eletrônico, e a tradução para outro idioma sem a autorização expressa da Editora. As submissões serão realizadas de forma eletrônica, no seguinte endereço: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/evidencia/about/submissions

 

Histórico do periódico

A Revista Evidência foi criada em 2001 e atualmente tem Qualis B3 na área Interdisciplinar.