DIREITOS HUMANOS: A AGENDA QUE COMEÇA EM 2016 ENTREVISTA COM A PROFA. DRA. FLÁVIA PIOVESAN, PPGD | PUC-SP

Autores

  • Carlos Luiz Strapazzon
  • Robison Tramontina
  • Gina Vidal Marcilio Pompeu
  • Ingo Wolfgang Sarlet
  • Margareth Leister
  • Monia Clarissa Henning
  • Rosalice Fidalgo Pinheiro
  • Eduardo Biacchi Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i3.9785

Resumo

A EJJL reativa a seção de entrevistas para oferecer ao seu público leitor este diálogo, de natureza experimental, entre uma pesquisadora notável no campo dos direitos fundamentais, direitos humanos e direitos constitucionais (entrevistada) e pesquisadores da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos Fundamentais. Nesta nossa entrevista, seis Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), todos com área de concentração ou linha de pesquisa em Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, aceitaram o convite da EJJL.

Flávia Piovesan é uma das mais destacadas pesquisadoras e autoras do Brasil, no tema dos direitos humanos. É doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora de Graduação e Pós-Graduação em Direito dessa mesma Universidade paulista. Foi Visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000); visiting fellow do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford (2005); visiting fellow do Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law (Heidelberg, 2007 e 2008) e Humboldt Foundation Georg Forster Research Fellow no Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law (2009-2011). É membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; membro da UN High Level Task Force on the implementation of the right to development; e membro do OAS Working Group para o monitoramento do Protocolo de San Salvador em matéria de direitos econômicos, sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Luiz Strapazzon

Pós-doutor em Direito (PUC-RS), Doutor em Direito (UFSC), Professor e Pesquisador de Direito Constitucional e Direitos Fundamentais (Unoesc). Professor de Direito Constitucional, Universidade Positivo. Editor-Chefe da Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL]

Robison Tramontina

Professor do Programa de pós-graduação, pesquisa e extensão em Direito da UNOESC. Atua nas seguintes áreas: Teorias das justiça, teoria política, filosofia jurídica e metodologia do ensino jurídico.

Gina Vidal Marcilio Pompeu

Doutora em Direito pela UFPE, Mestre em Direito pela UFC, Professora Titular da Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Fortaleza. Consultora Jurídica da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Ingo Wolfgang Sarlet

Doutor em Direito pela Ludwig Maximillians Universität München (1997). É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Faculdade de Direito e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito e em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do GEDF (Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais - CNPq).

Margareth Leister

Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1996). Professora titular do Centro Universitário Fieo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, soberania, não-intervenção, direitos humanos, multiculturalismo, tribunais internacionais e relações internacionais.

Rosalice Fidalgo Pinheiro

Doutora em Direito das Relações Sociais (UFPR). Professora adjunta de Direito Civil (UFPR). Professora adjunta de Direito Civil e Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia (Unibrasil). Líder do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil e Constituição do PPGD em Direito (Unibrasil).

Eduardo Biacchi Gomes

Pós-Doutor em estudos culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estudos realizados na Universidade Barcelona, Faculdad de Dret. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor-pesquisador em Direito da Integração e Direito Internacional da UniBrasi, vice-coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil, Editor da Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Qualis B1, Membro do Grupo Pátrias, UniBrasil, vinculado ao Cnpq. Professor de Direito Internacional da PUCPR, Consultor do MERCOSUL para a livre Circulação de Trabalhadores (2005/2006).

Referências

Entrevista realizada com perguntas de 6 Programas brasileiros de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direitos Fundamentais

Downloads

Publicado

19-02-2016

Como Citar

Strapazzon, C. L., Tramontina, R., Vidal Marcilio Pompeu, G., Wolfgang Sarlet, I., Leister, M., Henning, M. C., Fidalgo Pinheiro, R., & Biacchi Gomes, E. (2016). DIREITOS HUMANOS: A AGENDA QUE COMEÇA EM 2016 ENTREVISTA COM A PROFA. DRA. FLÁVIA PIOVESAN, PPGD | PUC-SP. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 16(esp), 11–30. https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i3.9785

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>