Trabalho, identidade e reconhecimento a "captura" da subjetividade do trabalhador no capitalismo contemporâneo: uma estratégia frustada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.11903

Palavras-chave:

Capitalismo, Trabalho, Reestruturação produtiva, Identidade, Reconhecimento, Sofrimento

Resumo

O presente artigo analisa os impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores decorrentes das estratégias de captura da subjetividade implementadas na organização do trabalho após a reestruturação produtiva do capitalismo. A partir de estudos da psicodinâmica do trabalho, demonstra-se a importância da atividade laboral para a construção e estabilização da identidade do sujeito, bem como a impossibilidade de reconhecimento da contribuição da atividade laboral no atual modelo de exploração do trabalho. Com fulcro em pesquisas empíricas realizadas em montadoras de veículos, buscou-se entender a consciência dos empregados desse segmento em relação à sua atividade laboral sob a égide desse novo modelo organizacional. Além disso, buscou-se identificar eventuais estratégias desenvolvidas individual e coletivamente pelos trabalhadores como forma de resistência à tentativa de captura da subjetividade e de continuidade da luta por reconhecimento e autorrealização pelo trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldacy Rachid Coutinho, Programa de Doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Doutora (1998) e Mestre em Direito (1993) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Exerce o magistério na Universidade Federal do Paraná, onde ocupa o cargo de professor associado e ministra a disciplina de Direito do Trabalho nos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Coordena o Núcleo de Pesquisa "Trabalho Vivo", que integra a Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social - RENAPEDTS.

Samia Moda Cirino, Programa de Doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, na linha de pesquisa de Direitos Humanos e Democracia. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina-UEL na linha de pesquisa de Relações Empresariais. e-mail: samiamoda@hotmail.com

Referências

ALVES, Giovanni. O espírito do toyotismo - reestruturação produtiva e captura da subjetividade do trabalho no capitalismo global. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/14. Acesso em: 05 jun. 2015.

ALVES, Giovanni. Trabalho, subjetividade e capitalismo manipulatório - O novo metabolismo social do trabalho e a precarização do homem que trabalha. Revista Eletrônica da RET - Rede de Estudos do Trabalho, Marília: UNESP, ano IV, n. 8, 2011. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/RevistaRET08.html. Acesso em: 05 jun. 2015.

BEAUD, Stéphane; PIALOUX, Michel. Retorno à condição operária: investigação em Fábricas da Peugeot na França. São Paulo: Boitempo, 2009.

BRIDI, Maria Aparecida. Trabalhadores dos anos 2000: o sentido da ação coletiva na fábria de nova geração. São Paulo: LTr, 2009.

COUTINHO, Aldacy Rachid. Efetividade do Direito do Trabalho – Uma mirada no “homem sem gravidade”. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, n. 75, p. 93-105, jan./jun. 2007.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho. Tradução: Ana Isabel Paraguay, Lúcia Leal Ferreira. 5 ed. São Paulo: Cortez-Oboré, 1992.

DEJOURS, Christophe. Trabalho e emancipação. Tradução: Franck Soudant. Brasília, DF: Paralelo 15, 2012.

DUTRA, Renata Queiroz. Direitos fundamentais sociais à afirmação da identidade e à proteção da subjetividade no trabalho. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, DF: TST, v. 78. n. 4, out./dez. 2012. Disponível em: http://aplicacao.tst.jus.br/dspace/bitstream/handle/1939/35839/013_dutra.pdf?sequence=3. Acesso em: 05 jun. 2015.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens a mudança cultural. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: ed. 34, 2003.

MACHADO, Sidnei. O direito à proteção ao meio ambiente de trabalho no Brasil: os desafios para a construção de uma racionalidade normativa. São Paulo: LTr, 2001.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

RAMOS FILHO, Wilson. Direito Capitalista do Trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo: LTr, 2012.

WANDELLI, Leonardo Vieira. O direito humano e fundamental ao trabalho: fundamentação e exigibilidade. São Paulo: LTr, 2012.

Downloads

Publicado

24-06-2019

Como Citar

Coutinho, A. R., & Cirino, S. M. (2019). Trabalho, identidade e reconhecimento a "captura" da subjetividade do trabalhador no capitalismo contemporâneo: uma estratégia frustada?. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 19(3), 777–798. https://doi.org/10.18593/ejjl.11903

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Sociais