A PROBLEMÁ*ICA DOS MONOPÓLIOS DAS INDÚST*IAS
DE
MEDI*AMENTOS E O DIREITO À S*Ú*E: * *ASO GLIVEC
THE PRO*L*M O* MONOPOLY OF DRU* INDUSTRI*S AND T*E RIGHT
TO HEALTH: THE GLIVEC CASE
Natália Z*mpieri*
*esumo: O presente artigo teve por *i* comen-
Abs*ra*t: This **ticle aimed to **mment
the
ta* a decisão do *ribu*a* Superior *e Madras,
deci**on of *he High Co*rt o* Madra*, I*dia, on
d* Índia, a respeito de q*es*ão que envolve
a
***ter invol*ing the patent f*r Glivec, m*nu-
patente d* medicamento Gli*ec, *abricado pela
e*presa Nov*rt*s. Para ta**o, fez-se *ma *re-
ve retros*e**iva do Ca*o Novartis AG ver*u*
União da Í*dia, explica*do algumas questõ*s
qu* foram objeto *e an*li*e pel* Tribunal,
*ac*u*ed by Nova*tis. *t is about a bri*f review
of the Case Novartis AG *ersus Union of I*d*a,
*n *hi*h wil* be e**lained some issu*s *hat h*ve
been con*idered b* *h* Court, for example, the
In*ian le*i*lative ch**g*s, th* Doha Dec*ara-
por exe**lo, a alte*ação le*islativa *ndia*a,
a
tion an* the TRIP* Agree*ent. Besid**, some
Decl*ração de Doha e * Aco*d* TRIPS. Além
disso, for*m *eitas c*nsider**ões a r*speito das
alegações *a Nova**is na defesa da importân-
c*a da pate*te, da adaptação legislat*va com *
p*opósito d* combate a* mec*n*smo *enomi-
nado ev*rgreening, bem como ac*rca de um r*-
lev*n*e dire*to fundamental - o dir*ito à saúde
- *sa** como um* das ju*tific*t*vas d* decisão
do Tribun*l. O e*tudo que se faz p*esente neste
tra*a**o p*etendeu, p*rtanto, aval*ar a *ontro-
vérsi* existente *obre a questão que circunda
c*ns*de*ations were made about the al*egati*ns
b* Novartis in defense of the *mportance *f th*
patent, th* legal adaptation for the purp*se of
comb**ing the called evergreening m*c**ni*m,
as well ** the *es*e** of a relev*nt fun*amental
*ight - the rig*t *o healt* - used as justification
to *h* C*urt\s decisi*n. The presented *a**r,
*h**efore, aimed t* assess existing c*nt*over-
*y on the i*sue that r*volves *round access to
drugs, in view of the int**lectual proper*y rights
of pharmaceutic*l *ompanie*.
o tema do a*e*s* aos medicamentos, conside-
Key*ords: TRI*S. *rugs. Gleevec.
India.
r*ndo o di*e*to de propriedade intele*tua*
das
Right t* he*lth.
indúst*ias farmac*uticas.
*a*av**s-ch*v*: T**PS. Medi*ame*t**. Gli-
*ec. Í*d*a. Dir*ito à *aúde.
* Mestr* e* *ireito *onsti*uciona* *e*a Universi*ade de Coimbra, Portugal; D*utoranda em Direito Público pela
U*iversidade de Coimbra, Port*gal; Pátio da Universidade, 3004-52*, Coimb*a, Portugal; Bolsista d* Capes - Pro*.
n. BE* 0747/1*-9; *apes, *inistério da Educação, **040-*20, Brasíli*, DF, Brasil; nat*liazampieri@yahoo.com.br
EJJL
Joaçaba, *. *6, n. 1, p. 201-218, jan./ju*. 2015
201
Natália Zam*ieri
C*nsiderações intr*dutórias: exposição do caso
O p*esente *rti*o teve como ponto de par*ida a an*lise do acó*dão refere*te
ao *aso N*varti* versus União da Índia (H*GH COURT OF JUDICAT*RE *T MA-
DRAS, 2007) *roferido pelo Tribu*al Superior *e Madras.
Quand* a Empresa Farm*cêutica Novartis c**testou a reje*ção do pedido
*e patente para a droga *l*vec (le*c*mia) no caso Novartis A* versus Ín*ia, esta se
tornou a *rim*i** discussão rele*ante c*ntra a nov* Lei de P*tentes da Índia.
Em 2005, * Ín*i* fez *s mudança* necessárias par* de*xar s*as leis de pr*-
pr*edad* intelec*ua* em conformidad* *om o Acor** Relativo aos A*p*ctos do Dir*i-
to *a P**priedade Intele*t*al Relacionados com o Com*rcio (Adpic), m*is conheci-
do *omo TRIP*, Trade-Rela*ed *spe*ts of I*tellectual P*opert* Rights.1
Entretant*, depo*s q*e a Í*dia alterou *ua legi*laçã* e* 2005, sua Lei *e
*at*n*es to*nou-se pre*cupante p*la exis*ência de v*rias disposições cons*deradas
co*trovers*s por aqueles cuja ativ**ade empresa*ial faz u*o de direitos
do autor
com o propósit* de obter lu*ro.
O Gl**ec * usado para o tr*tament* ** leuce*ia mielo*de crônica (LMC).
Em j*neir* d* 2006, fo* r*cu*ada * conc*s*ão de uma patente da Novartis par* o me-
silato de i**tinib, substânci* química do G*ive*, em raz** d* carência d* atividad*
inventiva e da f*lt* de demonstração de aument* da e*icácia *o medicamen*o, com
base n* *eção 3 (d) *a Emenda *005.
Em *azão da recusa da concessão da p*tente, * *ovartis aju*zou aç*o **
*r*b*nal S*p*rior d* Madras, em ma*o de *00*, *ontra o Gov*rno indiano e con-
tra vários fab*ic*nt*s de medicamentos genéricos, *ntre outros, *equerendo a de-
claraç*o *e i*con*tituciona*id*de d* S**ão 3 (d) da Lei de P*t*ntes (MINISTERY
OF LA* AND JUSTICE, 2005)2 pe*a v*o*ação do *rt. 1* da Consti**iç*o *a Índia
(GOV*R*MENT OF INDIA, 1949),* afi*****o ser a S*ção arbitrária e impre*isa;
bem como pelo desacordo dessa disp**ição com o T**P* em razã* da exist*nc*a de
*n**mpati*i*idade. A**umentou-se *ue a Seção alterada, co*o está escr**a h*j*, di-
1
* TRIPS é um acordo i*ternacio*al in*egrante do c**junto de aco*dos assinad*s em 1994 e q*e en*er*o* a
R*dada do Uruguai. * *o*siderado o mai* i**ortant* inst*ume*to mult*late**l *ara a globa**zação **s leis de pro-
priedad* intele*tu*l.
2 "Amendm*nt of section 3 3. *n section 3 *f the princi*a* Ac*, for *lause (d), t*e fol*owing shall b* *u**titued, *amely:\(d)
the mere di*cover* of a *ew form of a *nown s*b*ta**e whi*h does not result in th* enh*ncement of the *n*wn e*fica**
of that sub*tance ** the m**e discov*r* of *n* new property or new u*e for a known subs**n*e or o* th* mer* us* of a
known pr*ce*s, m*chine *r ap***atus unl*ss such kno*n pr*cess results in a new product or employs at leas* one n*w
reactant.
Explanation. For t*e purposes of this cla*se, salts, esters, ether*, polymor*hs, metabolites, pu*e f**m, parti*l* size, i*o-
mers, m*xtures o* is*m*r*, comp*exes, com*ina*i*ns an* other derivativ*s of known subs*ance **all b* *o*sid**ed to be
*h* same su*stance, unless th*y d*ffe* si*nifi*an*ly in properties with regard to e*fic**y\."
* "Right to Equali*y *4. The Stat* *hall not deny to a*y person equ*lity before the **w or the *qu*l *rote*tion of *he *a*s
withi* the territory of I*dia."
202
**JL
Joaç**a, v. 16, *. 1, p. 201-218, j*n./*un. 2015
A *roblemáti*a dos mono*ól*os das ind*strias...
v*rge d* v*r*os artig*s do TRIPS, i*clus*ve do art. 27 (ORGANIZACIÓN MUND*AL
DEL COMER*IO, *994),* que *ispõem so*re pat*ntes *e invenção.
Ao Tribunal Superior de *a*ras foi propo*to avaliar, porta*to, as s**uint*s
questões: prim*ira*ente, d**cutiu-se sobre a co*pet*ncia do* *ribunais da *ndia
para t*star a validad* d* Seção 3 (d) sob *iol*ç** do TRIPS, *onto que, entretan*o,
não será d*senv*lv*do n* presente est*do.5 * *egu*da questão aval*ada se r*laci*na
com * v**lação (ou não) da Seção 3 (d) da Lei de Patentes co* o art. 14 da *onstitu*-
ção d* Índia por *o*ivo* de imprec*são e ar*it*arie**de d*quela em rel*ção a *st*.
*a deci*ã*, o Tribuna* re*eitou a argumentação da Novartis de que a Seçã*
* (d) - *ue nega pa*e*tes p*ra novos usos de sub*tâncias conh*cida* a *eno* *u* o
titular possa **mo*strar "aum**t* da *f*cácia co*hec*d*" ou "d*feri*do signi*icati-
*amente em propriedad*s relacionada* à eficác*a" - era ambígua * imprecis*. O Tri-
bun*l afirm**, ainda, que a Seçã* 3 (d) n*o viola o ar*. 14 da Constituiç*o da Índia,
nã* é arbi**ária e tampouco confere poder desmedido ao órgão nacio**l con*rol*dor
*as patentes.
Embora as duas fr*ses de*critas e destacadas no parágrafo an*eri*r n*o se-
*am e*plicita*ente definidas, o **ibun** *ntende* que era uma pr**ic* comum do
leg*slador usar *inguagem geral * abstrata, deixa*do aos Trib*nais *tividade de a
i*terpreta*ão d* texto juríd*co com base *o contexto e nas *ircunst*nci*s apresen-
tadas em ca*a caso.
A*ém **ss*, o Tribu*al *onsiderou qu* a No*artis era uma empre** sofis-
ticada e que po*su*a o conhecimento tecnol*gico p*ra compr*en*er o significa*o
4
"*rtículo 27 Materia patentable
1. *in per*uic*o *e lo d**puest* e* lo* párrafos 2 y *, *as patentes podrán ob*en*rse por todas las inve*c*ones, sean de
producto* * d* p*ocedimie**os, en t*dos los campos *e l* tecnolo*ía, siempre *ue se*n nuevas, entrañen una actividad
inventiva y sean susce*ti*les d* aplic*c*ón indus*ri*l. Sin perjuicio de *o dispu**to en el párrafo 4 *e* artíc*lo 65, en el
pár*afo 8 del ar*ículo *0 y en el p*rrafo 3 del presen*e ar*í*ul*, las patente* s* podrán o*tener y los derechos d* patente
se podrán gozar *in *isc*im*nación por *l lugar de *a inv*nción, el campo de la te*nol*gía o el hecho de que *os *roductos
*ea* importados o producidos e* el paí*.
2. Los Miembros podrán excluir de la *atentabilida* l*s i*venciones cuya e*pl*tación co*er*ial en su terri*orio **b*
*mpedirse necesariamente p*ra proteger el o*den público o la moralidad, incl*si*e para pr*teger la salud o la vida de
las per*onas o d* los *nimale* * par* preserv*r *os vege*al*s, o p*ra evitar d*ños gra*e* al *edi* ambiente, siempr* que
esa exclusi*n no se haga meramente porq*e *a ex*lotaci*n es*é pro*ibida po* su legis*a*ión.
3. Los Miembros podrán exclui* as*m*smo *e la patentabil*dad:
a) los méto*os *e *ia*nós*ico, **ra*éuticos y *uir*rgicos para el trat*miento de personas o ani**les;
b) las p*antas y los ani*ale* **cepto lo* mi*roorganismos, y los *rocedi*ientos ese*cia*men*e b*ológic*s par* la pro-
ducción de p*antas o animales, que *o sean p*ocedi*ientos no biológicos * microbiológicos. Sin embarg*, los Miemb*os
otorgarán prot*cción a todas *as o*ten*ion*s vegetale* *ediante paten*es, mediante un sistema e*icaz sui ge**ris *
mediant* una combin*ci*n de aqu*llas y é*te. Las disposicione* del presente ap*rtado *e**n o*jet* de ex**en cuatro
años de*pué* *e la entrada en vigor del Acuerdo sobr* la OMC."
5 O Tribunal s* considerou *ncompeten*e para decidi* s*bre a vali*ade d* *eção a*t*rada e, *onsequentemente,
não de*i*i* ***re a q*estão relacionada * confor*id*de ou não da Seção 3 (d) *om o a*t. *7 do TRIPS. O Tribunal
conc*rd*u com os a*gu**nto* dos Réus, nos seguintes t*rmos: *s *dvogados dos Réus afi*maram *ue o a*órdão
citad* p*lo* *utor*s (um *córdão em que a Câmara dos Lordes, verif*cand* que uma lei in*erna e*a incompatíve*
*om *uas Diretivas *o Conselho, decl*rou-se competente e decidiu * ques**o que havia sido colocada naq*e*e ca*o
conc*eto) não poderia ser apli*ado no cas* em questão, pois dif**entemente *a recepção das Diretivas do Conselho
*ela Inglaterra, o TRIPS não *e torna obrigatório na Í*dia sem qualquer media*ão leg*slativa naci*n*l. ***lar*ram,
*nvocand* também uma decisão para fundamentar tal afirmaç*o, q*e os Tribunais naciona*s i*dianos são incompe-
tentes pa** avalia* * **n*estaç*o *e um* lei nacional **la supost* violaç*o de um t*at*do internacio*al. O próprio
TRIPS, no art. *4, prev* me*anismos específ*cos de so*u*ão de q*alquer litígio *ecorrente do acordo.
EJJL
Joaçaba, v. 16, *. 1, p. 20*-218, j*n./jun. 2*15
2*3
Natália Za*pieri
da* ex*ressões empregadas *a seção alterada, como, por *xem**o, a exigênci*
de
"e*icác*a r*f*r*ada".
*e*undo o ponto d* vista das emp**sas fa*mac**ticas, sua ca*acidade p*ra
garantir a pr*teção d* paten*es na Índia é importante par* a **iação de i*centi*os
para p*squi*a* farmacêuticas; em contrapar*id*, **eta profundamente a *ndústria
farmacênt*c* de medic*mentos *enéri*o* *o p*ís e os pr*ços dos *edicamentos
*ispo***eis par* uma população cres*ente e ma*oritariamente *arent*.
E**e estudo pretend*u aval*a* uma parte da con*rovérs*a existen*e sobre
a questão d* acesso aos medicamentos e d* direito de propriedade int*lectual por
par*e das in*ústria* far*acêuticas.
Em u* prim*i*o moment*, realizou-se uma análi*e *obre a D*clar*çã* de
Doha e as conse*uentes alterações *os ord*namento* ju*ídicos internos (em par*i-
cular, d* Índi*), b*m como os *rincí*ios * objetivos do TRIPS.
Em s*g*nd* lugar, foi *eita *ma abo*dagem sobre a alegação da* in*ústrias
far*a*êuti*as sobr* a r*cus* das patentes de med*camentos afetar o* investimento*
em pesquisas, em c*ntraposição a*s *reços dos medic*mentos prat*cad*s no mer-
cad*.
A ter**ira seção do estudo prete*deu demons*rar a i**ençã* da alteração
d* legislação in*iana no que se refere ao combate do *hamado evergre*ning. Final-
mente, serão feitas algumas consid**açõ** sobre o direito à saúde *o o**enam*nto
jurídico indiano para compreender, fundamentalmente, a decisão *o T*i*una*
de
Madras no Ca*o *ovartis.
1 * imp*cto da Declaração de Doha em relaç*o aos países em
desenvolvimen*o e ao d*r*i*o à saúde
1.1 * Ro*ada do Uruguai e a Le*islação ind**na
Diant* d* Rodada do U*ugua*, *elebrada durante a v*g*ncia do Acordo Ge-
ral sobr* Tar*fas e Comércio (GATT), fundou-*e a Or*anizaç*o Mundi*l do Comér-
cio (OMC), cujos objetivos principais são institucionalizar * debate sobre o comé*cio
mun*ia* e serv*r **mo *óru* para soluções de disputas comerc*ais. O *cordo TRIP*,
por *ua *e*, compõe o Anexo 1-C do Acordo Ge*al d* O*C, e *isa t**to *ompletar as
d*fici**cias do *istema d* Or*aniza*ão Mundial de Propried*d* *ntelectual quan*o
vi*cular, em de*initivo, os direitos de pr*pr*ed*de intelectual ao comé*cio inter*a-
cional (ME*CER, 2006, p. 190).
Verificou-se, entr*tant*, um per*odo *e transição d** legisla*ões *acionais
em re*ação ao TRIPS, no *entido de que *aíses q*e já ofer**iam algum* proteção
intername*te de*er*a* pass*r a *stender o direito *e prote**o par* todos o* *aíses
membros d* OM*; bem *om* aque*es p*íse* que exclu*am a*guns produtos *a pr*te-
ção por pate*te* (fármacos e agrí*olas), tive*am que começa* a *onceder garan*ias.
204
EJJL
Joaçab*, v. 16, n. 1, *. 201-218, jan./jun. 2*15
A problemática do* *onopól*os da* *ndústrias...
*spec*fic*mente *obre o caso *ndi*no, f*i em 31 de dezembro de *9*4 qu*
o Pr**iden*e p*omu*gou a Paten*s Or*inanc*, *ue eme*dou o Patent *ct de 1*70, no
*n**ito de cumprir co* * *ispo*to no TRIP* *o sentido d* garantir o direito *e pa-
te*te * d* comerc*a**zação exc*usiva de p*odutos far*acêuticos (MERCER, 2006, p.
192).6 *ntret*nto, por se* *m ato d* Ex*cutivo, essa medida *igor*u até *6 de março
de 1*95, *eis semanas após o *eestabeleciment* *as atividades parl*mentare*.
Logo a*ós, o Gover*o indiano tento* aprovar uma Pat**ts Bill, mas no m*io
do *r**ess* o *a**ame*to f** *issolvido, o que i*possibilitou a prorrog**ão da va-
lidade d* Ordinance. De*sa forma, a *ndia ch*gou a ter leg*slação que protegia as
pa*entes de fárm**os, mas isso não se concr*tizou, sofrendo, inclusiv*, que**iona-
me*tos por parte da OMC (M*RCER, 2006, p. 195).
A Índia, po*tanto, teve que a*ter*r sua le*islação para pe*m**ir as patent*s
de produtos farmacê*ticos; e assim o fez em 01 de janeiro de 2005. Para alc*n*ar o
texto de 200*, o Patent Act d* *9*0 p*ssou **r três alterações. A pr*me*ra alteração
implementad* foi n* sentido do d*ver de f*r*ecer um sistema para que os ped*do*
de patente pu*es*e* ser apres*ntados duran** o perí**o *e transição. A *egunda
alteração se rela*i*nou *om a pr**rogação do prazo da vigência da* pat*ntes p*ra
20 *nos, co* * m*dificação das exigências de licencia*e*to compul*ório e *o* os
encar*o* da prova p*r violação d* patente.
F*nalmente, *m 2005, o Governo india*o re****ou o seu m*is recente pa*so
p*ra *bedecer ao TRIPS e con*extua**zar as patentes de produtos f*rmacêuticos em
âmbito na**onal. A d*sponib**i*a*e de proteção *e patent*s para *r*du*o* farma-
cê**icos, conforme e*ig*do pelo a*t. 27.1 do TRIPS (e a proibição de *isc*imina*ã*
qu*nto ao local de in*e*ção), tem sid* uma das princ**ais dif*renças e***e os regi-
mes d* p**ent** dos *aíses desenvolv*do* e em desenvo*vimento (LEE, 20*8).
O Patents (Amendment) Áct d* *005 rem*v*u a p*oi*ição de patentes de pro-
dutos *armacêuticos para os compostos, *e*mitindo a *ualquer em*resa buscar a
c*ncessão de p**entes na Índia. N* entanto, outras d*sp*siçõ*s da Emenda de 2005
foram no sen*i*o de limitar o alcance da proteção da pa*ente d* produto. Uma da*
n**as disposiçõe* in*roduz**a* é justame*te a Seçã* 3 (d), a qual é o*jeto do **tíg*o
*ovartis (LEE, 2*08).
1.* Pr*ncípios fundament**s e objetivos do Ac*rdo: o equilíbrio *ecessário
en*re prop*ie*ade intelec*ual e *cessibilidade
G*ra*mente, admite-se que os produt*s farma*êuticos não podem ser con-
siderados simples m*rc*do*ias por basicamente dois motivos: em primei*o lugar,
por*ue os co**umidores não estão em posi*ão *e julgar, por ex*m*lo, a q*al*dade
dos m*dicame*tos e, por outr* l*do, é neces**rio q*e haja um si*tema de con*r*le e
6
A *rom*lgação de tal ato *elo Presid*nte é possív*l, de *cordo com o art. 123 da Constituição india*a, pe*o fato
de permitir legislar quando o Parlame*to não est*v*r em sess*o, *os casos *m que existir*m urgência * *ecessid*d*.
EJJL
*oaçaba, v. 16, n. 1, *. 201-218, jan./ju*. 2015
205
*atália Zampieri
vigilânci* por parte do Estad*; em u* se*undo momento, porque *s medic*me*to*
de*empenham um papel social de e*e*ad* importâ*cia, na medida em que faz*m
pa*te d* v*abilidade da *ea*ização d* um dire**o humano *u*damental - o d*reito à
saúde. Pode-se c**siderar, des*a forma, o medic*mento *omo *m bem público, su-
blinhando * d*reito *e to*o o cidadão ao s*u ac*sso.7
Os parág*afos g**ais *o ***PS (pr*âmb*l* e dis*osições gerais) de*tacam
* necessidade de promover a proteção adequad* e efe*iv* dos direitos de *roprie-
*ade int*lec*ua*, mas a proteção desse* direi*os não é uma obrigação absoluta nem
excl*siva.
Os objetivos do Acordo TRI*S, con**rme estabelecido no art. 7, e a dis*osi-
ção contida no art. 8 (1) em relação aos princípios, f*ram propostos *elo Gr*po d*s
14 c** o o*jet**o de pres*rvar cert* flexibilidade na adoção e aplicação da legisla-
ção de pro*riedade inte**ctua*. Assim, o art. 8 (1) p*rmite aos Estados-membros, ao
form*lar ou **endar suas *eis e *egula**ntos *acionais sobre dir*itos de propr*e-
dade intelectual, adotarem a* **didas neces**rias para proteger a saúde *ú*lica e *
nutriçã* e p*omover o interesse públ*co em setores de importância vita* para o seu
*esen**lvimento socio*conômico e tecnológico (CORREA; Y*SUF, 2008, p. 1*).
A ampla margem de fl*xibilidade leg*sl**iva concedida *elo art. 8.1, mais re-
cent*mente, *oi co*firma*a por meio da Declaração *e *oha sobre o Acordo TRI*S
e saúde pública, adotados pel* Qu*rta Conferê*cia Min*sterial da OMC em nov*m-
b** de 2001. O p*rá*rafo 4º da D*clara*ão expressa essa flexibil*d*de *uanto * sa*de
pública, n*s seguintes termo*:
[...] *ós c*n*ordamos qu* o Ac*rdo TRIPS nã* impede e não deve impe*ir
q*e os membros t*mem me*i*as para proteger a saú*e pú*lica. Assim, en-
quanto reiteram*s nos*o c*mpromis*o com o Acord* TRIPS, nós afir*a-
m*s qu* o acordo po*e e *e*e ser *nterpretado e implementado *e m*do
a *poia* o *ireito *os membros d* OMC de pro*eger a sa*d* pública e e*
*special para p*omover acesso a med*camentos p*ra t**os. (CORREA; YU-
SUF, 2008, p. 13-1*).
Sensibi**zados com * s*tu*ção viv*d* na Á*rica por milhõe* de pessoas sem
acesso a tratamentos ou *edi*amentos eficazes para * **mba*e do a*anço da epide-
mi* d* Sí*drome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) ou *c*uired Immunodefi-
ciency Sy*drome (AIDS), e *ncen*iva*os por uma emblemática de*isão d* Supr*ma
Corte *ul-Afr*cana que, em *001, **tend*u const*t*ci*n*l uma l*i loc*l, de 1*97,
que permitia a impor**ção de *e*icamentos a p*eços men*res, indepen*entemente
*a existência de direitos d* propri*dad*, origina*mente *ue*tionada p*r cerca de
39 emp*esas farmacêuticas a*eric*nas; os M*nistros reunid*s no Qatar declararam
que *s cláus**as do *RIP* deveriam ser int**pretadas evolutivamente, à luz *o ob-
7
A *u*stão da acessibilidade * *uito importa*te, no sentido de que as políticas aplicadas *evem se enc**inhar a
coloca* os **dicamentos ao al*ance de todos a*u*le* qu* *ec*ssit*m, a p*eço* acessí*eis. E **sa foi uma *a* me*as
do GATT: just*me*te e*iminar os obs*áculos ao comércio para q*e os consumi*ores t*nham maior a*e*so poss*vel
a todos os bens *i*poníveis.
206
EJJL
Jo*ç*ba, v. 16, n. *, p. 201-218, j*n./jun. 2015
* prob**mát*ca *os m*n**ólios das indústr*as...
jeto e da finali*ade do Acordo, * em conf*rmidade co* * expresso nos seus objeti-
v*s e pr*ncíp*os, red*zind* distorções e remov*n*o obstáculos ** livre e leg*ti*o
comércio in*ern*c*ona* *em esq*ecer os objetivos de políticas p*blicas nacio*ais de
*e*e*volvimento (COR*EA, 2**5, p. *0).
A Declaração de Doha reconhece * gravidade dos pr*blemas de saúde **-
blica *ue afligem p*ís*s pouco desenv*lvid*s e em de*envolvimento, de*ta*ando
os proble*as qu* *eco*rem da AI*S, da tuber*ulos*, *a ma*ária e de outras *pi-
demias - mas n** se limitan*o a eles. A Declaração reflete a* preoc*pa*ões d*sses
paíse* sob*e as implica*ões do Acord* TRIPS em relação à *aúde púb*ica em *er**,
sem se restringi* a d**ermi*adas doenças. E**ora reconheç* o papel da proteção à
p*oprie*ade inte*ectual "para * desenvol*imento de *ovos medica*ento*", a D*cla-
r*ção se p*eoc**a es*e*if*camente c*m os *ossíveis efe*tos sobre os preços. Afirma
que o Acordo TR*PS nã* pretende e não deve impedir qu* seu* **mbros
tomem
m*didas para proteger a saúde pública, e, portanto, precisa ser i*terpretado *esse
*enti*o (*OR*EA, 2005, p. 32-35).
É *erto que, em *ecorr**cia da *eclar*ção d* Doha, os Estados cujas po-
pu*açõe* se encon**am mais afetadas por d*ença* infectoco*ta*iosas ou expostas a
um* maior probab*lid*de de *esequilíbrio (nom*a*amente os países em de*envo*vi-
mento), goz*m de maior dis**icionariedade legislati** qua*to à adoção *e me*idas
des*inadas a pr*moverem o aces*o *ais ráp*do * economicamen*e ma*s v*n*aj*so
aos cuid*dos da sáu*e, a*nda *uando *s f*r*ácos se encontram sujeitos a direito*
de **ten*e, *estacando-se a po*sibilida*e de mod*lar o regime nacional das licenças
obrigató*ias e das importaçõ*s paralelas já que * adoção do A*o*do T*I*S no direito
int**no d*ve *e re*lizar por mei* de u*a adequ**a tutel* *a *aúde pública.
Dotada de valor retórico, e não normativ*, * Declaraçã* de Do*a recon*ece
que patent*s podem co*fi*ura* *m obstác*lo ao ace**o a medicamentos em países em
*esenvolvimento (C*RREA; YUSUF, 2008, p. 14; L*ONA*D*S; OSWALD, *007, p. 14).
Tanto o art. 7 quanto o ar*. * (2) *ndica* clar**ente o car*ter s*bordinado
da pr***çã* dos dir*it*s de pr*priedade inte*ectu** a objeti*os de política *úbl**a
em *u*ras *sferas da atividade do Estado, esp*cia*me*te *a do bem-**t** s*cial e
econômico, *ue depende em par*e *** p*l*ticas s*ciais e *anitárias. O art. 7 sa*ienta
assim m*sm* a obrigatoriedade de considera* os interesses de tod*s os setores en-
v*l*id*s (ORGANIZACI*N MUNDIAL DEL COME*CIO, 1994).8
O a*t. 8 (1) au*oriza a ad**tação das norm*t*vas n*cio*ais aos obj**i*os fun-
damen*ais de polí*ica *ú*li*a que os go**rnos ti*erem fix*da* em determina*os se-
tor*s, co* a co*dição de *ue não sejam contrárias à* disposiçõ*s do Acordo. En*re
*sses ob*etivos faz-se e*pecia* mençã* à s*úd* públi*a e à nutr**ão, o que e*uivale a
8
"Ar*ículo 7 (Objetivos) La pro*ec*ión y la o*serva*cia de *os d*rechos de *rop*edad intel*ctu*l deb*r*n co*t**bu*r a
la *r**oci*n de la inn**ac*ón tecnológica y a la *r*nsferen**a y dif*sión d* *a tecnología, en bene*icio recíp*oco de los
p*oductores y de l*s us**rios de conocimientos tecnológico* y d* *odo que favorez*an el b*enestar *ocial y econ*mico y
el equilibrio de de**c*os y oblig*ciones."
EJJL
J*açaba, v. 16, n. 1, p. 2*1-218, j*n./jun. 2015
207
Natáli* Zampie*i
*m re*onhecimento expresso d* med*das q*e poderi*m ser *dot*das p*ra garantir
a ace*sibilidade. Co*vém c*tar também o a*t. * (2), o q*al uma vez mai* ex*ressa a
necessi*ade de **r**uir uma interpreta*ão equilibrada às *edid*s de p*oteção dos
direitos de *ropr*edade intelectual. Ess*s direitos devem *e* protegido* de m*neira
*ue n*o gerem a*usos prej*diciais para o nec*ssário equilíbrio entr* obje*ivos na-
cionais e *nteresses setoriai* garantidos *e*o Estad* (ORGA*IZACIÓN *UNDIA*
DEL COMERCIO, *994). 9
Co* esse pro*ósito, o art. 1, Natur*za e a*cance *as obrigações, (1) a*resenta
eleva** importância por e*tabelecer que os Estad*s-mem*ros *ão estão obrigados
a conceder uma proteção maior do que aquela est*pulada *elo Acor*o. *sse artigo
reconhece qu* os *stados-*embros *êm abs*l*ta libe**ade no que diz *espeito a*s
*étodos u*ilizados para *comodar as obrigações **e t*nh*m sido subscri**s dentro
do mar*o de seu* res*ectivo* sistemas e práticas jurí*ica* (ORGA*I*ACIÓ* M*N-
D*AL DEL COMERCIO, *994).10
Essas disposições **ra*s estão in*luída* no A*ordo para prop*ciar u* equi-
lí*rio *ntre *s direitos d*s t*tulares d* pa*entes e s*as obrig*ções s*cia*s. A partir
de *ma p*rspe*t*va da política social e sanitár*a, estas disposições a*rem * possibi-
lidad* de se estabelecerem norma*iv*s nacionais que consi*erem o imperativo d*
garantia do direi*o *os cidadãos a* me*hor acesso po*sí*el aos medica*e*to*.
2 A a*e**çã* das emp*esas *armacêuticas sobre o incenti*o e* pesquisa*
ve*sus preço dos medic***n**s
A No*a*tis é um* da* líder*s mun*iais em produ**s f*rm**êu*icos e pro-
dut*s par* a s*úde do *onsumidor. No ano 200*, por exemp*o, as divisões d* grupo
totalizara* um fatur*men*o de *9 bilhões de dólares e lucro líquido de *,2 bilhões
de dólares, tendo inves*ido a*r*ximadament* 2,5 bilh*es em p*squi*a e desenvo**i-
mento (NOVARTIS, 2002).
* possível afir*ar que os *ireitos de proprie*ade intelectual se baseiam n*
ideia de *u* d*ve ser gara*tid* aos i*ventores de *etermina*o *em o direito de usa*
e dispor de su* inven*ão, com o intuito *anto d* re*u*er*r o i**e**imento despend*-
9
"Artículo 8 (Pri*cipios) *. Los Miem*r**, al formular o modificar s*s leyes y reglamentos, po*rán ad*pt*r las me-
didas necesarias para proteger la salud pública y *a *utrición *e la *obl*ción, o *a*a p*omover *l interés público en
sec*ore* de im**rtancia vi*al pa*a su *esa*rollo socioec*nómico y tecnológi*o, *iempre que esas medidas sea* compa-
tible* con lo di*p**sto en *l pre*ente Acuerdo. 2. Podr* ser n**esario a***car medidas *pro*iadas, siemp*e que sean
compatib*es con lo dispuesto en el p*esente Acuerdo, par* p*evenir el abuso de los der*chos de propied*d int*lec*ual por
*us titulares o e* recurso a prácticas que li**t*n *e *anera injus*ific***e el c*mercio o *edunde* en det*imen*o de l*
t*ans*ere*cia internacional de tecnología."
1* "*rtículo 1 (Naturaleza y al**nce de las obligaciones) 1. Los Miembros aplicarán las dispo*i*ion*s del presente
Acuerdo. Los Mie*bros podrán *reve* en su l*gi**ación, a*nque no e*tar*n ob*igados a el*o, u*a protección m** amplia
que la ex*gida por el presente Acuerdo, a co*dición de *ue tal protección no in*rinj* l** *isposiciones del m*smo. Los
M*embros p*drán esta*le*er libre*ente *l método adecua*o para aplicar las dispo*icion*s del pr*se*te *cuerd* en el
*arco d* su propio sistem* y práctica *u*ídicos."
208
EJJL
Joa**ba, v. 16, n. 1, p. 201-218, jan./jun. 2015
A proble**tic* dos monopó*io* *as indústria*...
do quan** de perceber lucro equival*n** à revelaç*o da sua cr*ação para a *o*iedade
(LYARD, 2006, p. 32).
A patente é títul* de propriedade concedid* pelo *stado. Po* **io de*a,
o Estado confere aos invent*res ou * empresa um direito exclusivo de exp*oração
da invenção pr*tegida. A **gica econômica de ta* mecanismo *e p*oteção consiste
na ideia de que os lucr*s **oporcio*ados pe*a **cen*a de produç*o de u* produto
patenteado garanta* ao deten*or ** pa*ente o *einvestimento em pesquisa e *esen-
volvi**nt* de novos *rodutos (LYARD, *006, p. 3*).
Os *enéricos *ã* medicame*t*s *dentifica*os pelo nome de seu prin**pio
*tivo, ainda que sem conco*dâ*cia dos don** d*s re**e*tiva* pat*ntes, e *ã* mais
econômicos do que *s seus equi*ale*t*s com marc* regi*trada. A Índi* é o princi*al
produtor *un*ial de genéricos a baixo cus*o de medi**mentos patent*a*os (CAVA-
LHEIRO, 2006, p. 97-*8).
Mais de ** mil pessoas usa* o medicamento genérico do Glivec n* Índia.
Sab*-se que **quanto o *roduto *abri*a** pela empresa suí*a cus*a ce*ca d*
2.000,00 (um co*p*i*ido por dia durante *m mês), o **n*rico sai por 150,00 (RON-
CAGLIA, 2007).
A necessidade da r*dução dos c*sto* da saúde e a impo*t*nci* *o d*s*nvol-
v*mento de um mercado de medi*amentos mais acessíveis aos ci*adãos * mais ba-
ra*o* *a*a o *s*a*o, ao aconselharem o aume**o da *oncor*ência en*re as empre*as
farm*cêuti*as e a diminuiç*o da exclusividade, forta*ecem a li*erdad* de comercia-
lizaç*o, designadam*nte do* m*dicam*nto* **néricos.
Entre*anto, ocorre *ue aqueles *ue defendem as empre*as farma*êuticas
*creditam que o est*mulo da produção de medi*ame*tos genérico*, alia*o à dificu*-
da*e q*e a* leis nacionais, nomeadamen*e dos pa*ses em dese*volvime*to, propor-
ci*nam na tenta*iva da obtenção da pate*te de um medicam*nto p*r essas emp*e-
sas, podem, em *ez de c*ntri*uir positi**mente *ara a saúde *ública, a*ab** por
afe*ar o estí*ulo à inve*ção.
Carvalho (20**, p. 146), por exemplo, rec**hece que os países subdesenvol-
v*dos t*m sério* problem*s de ace*so * *edica*entos em razã* d* pr*ca**edade na
condição fin*an*eira de c*mpra des*es medica*entos. Ent*etanto, todos os países,
tanto os desenvolv*dos quan** os em desenvolvim*nt*, possuem um *roblema *inda
ma*s sér*o relativament* à fa**a de a*ess* a d*ogas **e ainda não existem. Al**ns
doutrinadores ente*dem que as *aten**s de p*odutos **rma*êuticos são um fator es-
sen**al, no sentido eco*ômi*o, pa*a fi*anciar pesquisas que visem criar co*postos
par* * combate ou a *ura de **tr*s i***eras doenç*s.
To*avia, é possível tec*r *lgumas consideraçõ** que *e con**apõem * esse
ar*u*ento, considerando-se, por ex**plo, * questão do Glivec.
As patentes conc**em *on*pólio* loca*s *or **rto perío*o d* tem*o às em-
*re*as que as d*t*m, pode*do ev*tar que outras **presas pr*duzam ou ve*dam o
medic*mento naquel* país du*ante a vigênci* da *ate*te, a qual, segundo as reg*as
da OMC, é co**edida pelo tem** *ínimo de 20 anos. Des*a forma, a* empresas pos-
E**L
Joaçaba, *. 1*, n. *, p. *01-218, j*n./*un. 2015
*0*
Natál*a Zam*ieri
suidoras da p*ten** de det*rminado medi*amento em um país praticam pre*os em
um mercado cuja com*et*ção não existe.
Obser*ando-se, p** exem**o, que em 2001 a *ovartis t*tal*zou um f*tura-
mento de *9 bi*hões ** d*lares e i*ves*iu ap*oximadamente *,5 bilhões em pesqui-
sas, confo*me j* afir*ado, bem *omo, por exemplo, *m 2005, inv*stiu 3,*
bilhões
em *esquisas e* *el*ç*o a um *aturamen*o *e 32,* bilh*es de dól*r*s (ISTO * -
DIN*EIRO, 2006), a fundamenta*ão tanto *as empresas farmac*uticas qu*n*o
de
alguns doutr**ado*es n* defesa da i*por*ância *as patentes como *ustificativa para
a viabilida*e de futuras pesqu*sas científicas para a criação
de drogas de
melho*
efei*o pode s*r, por vezes, il*gi*a.
3 O combate do ever*reeni*g pela nova alteração d* *egis*ação indiana e
s*as consequênc*a*
O Tribu*al indiano também *eje*tou o argumento de *ue a Seç*o 3 (d) foi
decretada de forma arbitrá*ia pelo Legis***ivo. A Nova*tis *rgumentou q*e a real
razão da Seçã* 3 (*) *ão era a *esma q** o inicia*mente pro*osto ** Par*amento.
O T*ib**al decidiu que a Seção * (d) não *oi decretada arbitra*iamente. *s debat*s
re*elaram que havia um m**o g*neralizado de que as alterações propostas ante-
riormente negar*am aos cidadão* indianos o acesso a med*camentos m*is baratos, e
abr*ria* a p*ssibilidad* de evergreening.
O Governo indiano introduziu * Seção 3 (d) para evitar que multinaci**ais
farmacêut**as e**en*am a vid* de uma patente, já *ue *ssas **pr*sas, muitas *ezes,
pro**ngam * pro*e*ã* por *at*ntes m*di*n*e a obt*nção de patentes em separado
de um *nico produt*, retard*ndo ou impos*ibilitan*o a introdução dos medicamen-
*os *enéricos no me*cad*.
A Se*ã* 3 (d) **i então c*ns*derada a "s*lvagua*da da saú*e pública" e vi*a
impedi* o tal cha*a*o evergreeni*g.
O evergreenin* é uma p**tica em que *mpresa* farmacêuticas agem na ten-
*a*i*a de est*nder a pro*eção por patentes e* *iv*rsas s*tu*ç*es criadas, como, p*r
e*emplo:
*) *ovos *ed*dos de p*tente por ou*ras **opriedades da mes*a substância
*tiva;
*) nov** indicações *erapêut*c*s p*ra a mesm* su*s*ância;
c) *asos
em q*e, quand* se a*roxima * caducidade dessas patentes, elas
*pre*entam pedi*os de *at*n*es de pr*c*ss*s rel*tivos * fabricação do
mesmo produto;
d) casos
em que as empresas lança* u* medic*mento de *egunda gera-
*ão, tendo *reviamente depositado um nov* *edido d* patent*;
e) também ca*** e* que a pr*pria empres* fabri*ante do medica*ento de
re*erência que lança no m*rcado um p*e*dogenérico (a empresa ten*a
210
EJJL
J*açab*, v. 16, n. 1, p. 201-218, jan./jun. 201*
A pro*lem*ti*a dos monopólios das indústrias...
comercia*izar uma **rs*o genérica do pri*eiro p*uco tempo a*tes da
*a*ucidade da patente, *rian*o uma red* de di*tri*uição, seja por **-
ter*éd*o de *ontra*os de *ic*nça *eja m*diante criação de soc**dades
em cujo capital *ocial *arti*ipa majori**riament*) (MAR*U**, 2008, *.
76-89).
Outr* r*l**ante p*evis** que *ode *er analisada com * Seção 3 (d), é * Se-
ção 2 (*) (j) *ue dete*min* o concei*o *e invenção, c**siderand* s*r u* "[...] new
*roduct or process involving *n *nv*nt*ve ste* and capa*le o* industrial appl*cation."
N*ssa mesm* linha de raci*cíni*, de*ine-se, na alínea (j*), que um "[] \inventive
s**p\ me*ns a feature of an invention *ha* *nvol*es technical advance as c*mpa**d to
the existing k*owledge or havin* economic sign*ficance or *oth an* that m**es the
inv*ntion not obvio*s to * person sk*lle* *n th* *rt." (MINISTERY OF LA* AND
JUS*ICE, *005).
Mich*l Lotr*w*ka, repr****tante da Campa*ha de Ace*so a M*d*cament**
Essen*iais do M*dicos Sem Fronteiras no Brasil, afirma que * patent* ori*in**
d*
Glivec é de 1992, épo*a *m que nem a Índia nem o Brasil concediam patentes de pro-
dutos farmacêut*cos. P*l* L*i de Pat**t*s de 2005, * Go*er*o *e* que analis*r todos
os pedidos de patentes depositados desde *995. "A pa*e*te inicial da real inova*ão do
Glivec d*ta d* *9*2, antes da L*i de *atentes na Ín**a. Por *s*o, a molécula orig**a*
n*o foi *atenteada. A mera m*dific*ção que fizer*m de*ois em 19*6 não é p*tenteá-
vel *egundo * lei indi*na porque foi uma pequena modi*icaç*o", explica Lot*o**ka
(RON*AGLIA, 2007).
Não ex*ste patente i*ternacional ou global. Os *edi*os de patentes sã* exa-
*in*dos pelo* escritórios de *atentes d* ca*a pa*s, que deci*em *e u* medicamen-
to particul*r de*e ou n*o ser pa*e*teado com base nas leis nac*onais. Ne*se *enti*o,
* Índia, ao altera* sua lei de *atentes para q*e fic*sse em conformidade *om as re-
gras es*ipuladas pe*o TRIPS, *onseguiu desenv*lver o t*xto d* uma norm* ju*ídic*
em que o númer* ** patentes co*cedid*s estiv*sse estrit*mente relacionado à *eal
i*ovaç** que, na ver*ade, é * raciocínio inicial do s*ste*a de conce*s*o de pa*ent*s.
* le* india*a defende que as p*t*ntes somente deve* ser co*cedidas aos
medicament*s qu* realment* são no*os e ino*adores, o qu* exclui a p*ssibilid*de
da obtençã* de uma patente nos casos em q*e tais me*ic*mentos revel*m pequenas
alt*rações em combinações ou fórmulas de medicamen*os já existentes.
Portanto, * Seção 3 (d) tentou regular a *oncessão de tais patente*, limitan-
do o al*a*ce de proteç*o **sponível para os deri*ados de s*bstâncias conhe*i*as e
**vas util*zaç*es das su*stância conhecida*, já que o art. 27 (*) do *RIP* *fir*a *u*
"[...] p***rão ser obtid** paten*e* para quaisque* invenç*es, qu*r seja de pr*d*to*
*u *rocessos, *m todos os *o*í*ios d* tecn*lo*ia, des*e que se*am no**s, en*olvam
uma ativida** i*ve**iva e sejam s*sc*ptí**is ** aplicação indu*trial."
EJJL
Jo*ç*ba, *. 16, n. 1, *. 20*-218, *an./jun. 2015
211
N*táli* Zampi*r*
4 * di*eito à saúde *o ordenamento jurídico indi*no
A *ndia é conside*ada p*r muitos a maior democracia do mu*do. Ape*ar
da mai*ri* dos componentes da Ass*mb*eia Constituinte, qu*ndo da elabor*ção da
Constituição, se* origin*r*as da elite indiana, h*via um entend*m*nto c*nsciente de
qu* se fazi* *eces*ár*a a criaçã* de *ma Co*s*itu*çã* a qual, além de pr*t*ge* *s di-
reit** e li**rdades indivi*uais, tam*ém **omoves*e os in*eress*s dos "mais fracos"
e destituídos da sociedade (BALAKRISHNAN, 2*08).
* Pod** *udici*rio, independente, e*c**tra-s* n* c*ntro da *str*tura de
c*ntrole de constituciona*i*a*e, n*o apenas ga*antindo um sistema al**men*e *onfi-
*vel d* freios * contr*pesos entre os outros pode*e*, mas tam*ém fu*cionando c*mo
i*str*men*o de mudança e *es*nvo*vimento s*cial. Em *ár*as situações, o *udiciário
afir*ou sua posiçã* *ão apenas com* protetor da Constituição, mas como um órgão
que age c** cautela na interpretação d*s dis*os*tivos con*titucionais de *aneira
dinâ*ica, vislumbr*ndo atender às necessidades *os tempo* atua*s (BALAKRISH-
NAN, 2008), co*forme, inclusi**, verifico*-se n* *ecisão do C**o Novartis.
Os Tribu*ais da Índia *êm en*rent*do al*uns litígios *o*r* que*tõe* que
envolvem a *ronte*ra entre os *ireitos fund*mentai* e os objetivos d* garan**a
da
justiça social, e o caso ** qu*stão po*e s*r cons*derado um desses exem*los.
Índia,
Os direitos fu*dam*ntai* estão i*seridos na Parte III da Co*st*t*i*ão da
11 tendo como característica m*is im*o*tante a p*esta*ão, ao Judiciário, de u*
conjun*o de critérios bem def*n*do* *ara regu*ar as relaçõe* entre os cidadão* *
o
Governo - bem como **t*e os próprios cidadãos - interpretando *sses direi*os não
somente *m uma dimensão n*ga*iva, mas tam*ém posit*va.
Con*ta no art. *7, ** Con*tituição da Índia, * dev*r do Estado em el**ar o
nível de nutrição e pad*ão d* **da, alé* d* melhorar as condiç*es da s*úde pú*lica
(GOVERNMENT OF INDIA, 1949). Esse artigo consta da Parte IV da Constit**ção,
que trata dos "P*i*cípios Dir*tivos da Políti*a d* Est*do" (*elativamen*e aos dire*tos
socio*conômicos *ue vi*am à criação de u*a sociedade igualitária).
Um ponto interess*nt* sob*e esses princípio *ire**vos * o fato de não po*e-
rem *er apreciados p*lo Jud*ciário, em um sentido "ati**sta", d*vendo *ervir ape*as
de *ase par* os atos do Executivo e do **gisla*ivo (BALAKRISHNAN, 20*8), justa-
*ente * que se v*rificou na decisão do caso em ques*ão.
11
Resumidamente, o a*t. 14 *a Con*tituição d* Índia *stabelece uma garant*a de igual proteç** per***e a lei; o art.
15 proíbe a discriminação *om base em reli*ião, raça, ca*ta, cl*sse e gênero - mas, ao m*smo temp*, permite qu*
o *sta*o pro*icie o avanço das m*lh*res e d* outros segmentos da s*ciedad* "socia*me*te e ed*cacionalmente"
*t*asado*, formand* a base *as políticas d* "ações af**mat*vas"; o art. 16 cria para o *stado a obrigaçã* de garant**
impa*cialid**e em *ues*ões relati**s ao emp*ego públ**o. Na te*tativ* *e aliviar *s desigualda*es sociai* prep**-
derantes, o a*t. *7 *roíb* a pr*tica da "intocabili*ade", enquanto o art. *8 aboliu todos o* títulos (com exceção dos tí-
tulos militares e *c*dêmicos). O art. 19 salvag*a*da as liberdades dos indivíduos, tal c*mo a l*b**dad* d* e*pr*ss*o,
d* reunião, de associaçã*, d* mo*imen*o dentro do país e a liberdade de buscar *ma *rofissão. Os arts. 20, 21 e 22
juntos co*stituem ** direitos do d**ido proces*o *egal. O a*t. 23 proíbe * trá*ico de seres *umanos e *utra* *ormas de
tr*balho *orçado, e*quan*o o *rt. 24 *roíb* o emprego d* criança* *enore* de 14 anos em *ábric*s, *inas e outros
tipos d* at*vidade* perig*sas. Os arts. 25 * 3* constituem as "ga**nt*a* religi*sa*".
2*2
EJJL
Jo*çaba, v. 16, n. 1, p. 201-218, ja*./jun. 2015
A probl**á*ica **s *ono*ólios *as indú**rias...
Diante do disposto *o art. 47 da Con*ti*uição da Índia, o Legislati*o alte-
rou * Le* de Patentes *ac*ona*, criand* o text* da Seção 3 (d), considera*do t*nto
* ordena*ento *urídico in*erno **anto s*as obri*ações *nter*a*ionais de*or*entes
a* TRIPS. D*ssa forma, o Legislativo fez uso de um *o* "Pr**c*pios D*retivo* da
Políti*a do Estado" que, posteriormente, veio a se* questionad* p*r*nte * Judiciár*o
(contro** de constitucionalidade concr*to), não se v*ri*icando, po* esse motivo, um
ati*is*o *ni*ial do Judic*ár** n* implementação *e norma co*stitucio*al.
A saúde é um bem co*e*ivo e, ao m**mo t*mpo, um d*reito *un*a**ntal *o-
cial. Os chamados direit** fun*amentais sociais, al*m *e p*ssuírem u*a dimensão
*n*ividual subjetiva, també* operam *a esfera objetiva transpessoal, co*o deci*ão
valorativa vinculan*e * com* condição da dem*cracia. Em algumas *ituações, *e-
sulta ** medidas de o*gani*aç*o do poder e em pr*cedimentos de deli*e*ação; e*
outras, no dever de provi*enciar meio* reais de vida dig*a (*Ä*ERLE apu* *AS-
CIMENTO, 2*08, p. 906).
Segundo Canot*lho e Moreira (*007, *. 825), o di*eito à pr*teção da s*úde *
com*o*to por u*a d*mensão po*itiva e outra *ega*iva. Se, por um *ad*, vislumb*a-
-*e o *ireito de e*igir, tanto *o *stado quanto de terceiro*, que se *bst*nham *e
praticar atos que pre**d*quem a saúde, por outr* l*do, *ep*ramo-nos com o direit*
às m*didas e prestações estad*a*s, com o intuito d* p*eveni* doenças e possibilitar
seu tratamen*o.
Sarle* (200*, p. 121) equipara vida dig** à **da *audável e aproxima os c**-
ceito* de qu*lidade *e vid* e dig*idad* da pessoa *umana, afirman*o que o com-
pleto bem-estar f*s*co, mental e social d*nsifica o princípio *a digni*ade hu*ana,
p*is *ão é poss*ve* i*aginar que *on*i*ões de vid* i*s*lubres e inadequadas sejam
ac*itas c**o conteú*o de uma vida com di**i*ade.
Em um p**n* no*mativo internacional, *od*-se m*ncionar a saú*e **m*
um dos direi**s human*s *xpressos na Declaraç*o Universal dos Direi*os *um*nos,
de 19*8 (N*ÇÕE* UNIDA* N* BRASIL, 1*48), be* como explicitado *elo Pact*
In*ernacional d* Di*eitos E*onômicos, *ociais * Cultur*is, d* 1966 (ASSEMBLÉIA
GERAL D*S NAÇÕES U*IDAS, 1966). Ai*da que não estive*se expr*s**, o direi*o
à saúde cert***nt* po*eria ser compr*end*do *m conjunto com a previ*ão da tutela
jurídic* dos direitos à *id* e à integri*ade física e c*rporal enqua*to *ireito funda-
m*nt*l implí**t*.
Nesse sentido, somand*-se os deb*tes *e**ionados neste estudo, é possív*l
co*pr*ender que a *scassez dos recurs*s financeiros demo*stra que os direitos fu*-
damentais possuem uma *im*nsã* econômica comum atrelada a*s custos exigidos
para que se*am concretizado*. *olmes e Sunstei* (**00, p. 94), analisando Dworkin,
acentuam q*e levar a sério os direitos significa l*var a sério a esca*sez, pois a ef*ti*i-
da*e dos direito* está submetida a raz*es bastante na**rais, c*m* *ão as restriç**s
*rç**entárias.
Conform* afirma Trubek (apu* P*OVE*AN 2*0*, p. 236), *s direitos sociais,
e*q*anto *oc*al w*lfare rig*ts, implicam * visão de qu* o Governo tem a obri*açã*
EJJL
Joaça*a, v. 16, n. 1, *. 201-218, jan./ju*. 2015
*1*
Natália Zampie*i
de g*rantir adequadamente tais *o*dições para todos *s indivíduos. A ide*a de wel-
*are deno** * *es*onsab**idad* imputa*a ao Estado c*ncernente à gar*nt*a * imple-
*enta*ã* das con*ições d* b*m-estar *eral, esp*ci*lmen*e p*la reali*ação do*
di-
reitos el*ncados no Pa**o *nter*acional de Dir*it*s *conô*icos, S**iais e Cult*rais,
bem *om* na própria Co*s*it*i*ão.
Os me*icam*nt*s, intrins*camente liga**s * **nuten*ão da saú*e ** *o-
pulação, cons*ituem elemento *mportante da p*líti*a sani*ária de *m Estado. P*o*u-
*os d* p*imei** necessi*ade, *s medicamento* *lcançam o *atamar de bem público,
necessitand*, nesse aspecto, maior controle, z*l* e atenção por parte do Es*ad* *as
políticas *e *istribuição, fiscalização e preços, entre outros fatores qu* atuam no
ace*s* aos medicam**tos con*orme *á **ordado no present* estudo.
*e forma espe*i*l, ao *ongo das *éc*das, a Corte Supre*a da *n**a *em
a****ado que tanto o* d*reitos fundamen*ais quanto os pri*cí*ios di*e*ivos devem
ser in*erpretados d* fo**a harmônica. Obser*ou-se no Caso K*savananda Bh*rati
que os prin*ípios diretivos * os direitos f*ndam*n*ais se *omplement*m e almejam
a revol*ção social e o e**ab*leci*ento de um Estado *e bem-estar social (menc**na-
dos ta*bém no P*eâmbul* da Constituição). Ademais, n* Caso Unni K*is*nan, J.P.
versus o es*ado d* Andhra Pradesh, o Juiz Jeev*n *ed** *eclaro*: "Os di*positivos
das Part*s I*I e IV são sup*e*entares e complementares *ntre si e n*o s* *xc*u*m
uns aos outros * o* di*e*tos fundamentais não são mais do que *m meio para *e al-
canç** a meta indic*da n* Parte *V." (BALA*RISHNAN, 2008).
Essa polític* de harm*ni*ar os direitos fund*mentais e os prin*ípios di-
retivos foi bem s*cedida em grande parte. Por ex*m*lo, a Corte Suprema r*c*rr*
aos ob*etivos dos direitos soci*econômicos a fim de *n*erpr*t*r o direito à "vi*a e
à libe*dade pe*soal" c*m* um direito que *on*e*pla o "*ireito à subsis*ênc*a e
à
moradia", * "direit* à *aúde", e o "*ir*it* a um meio am*i*nte li*p*", e*tre o*tros
(*ALAKR*SHNA*, 2008).
O Tribunal *uper*or d* Madras, q*e pr*feriu * sent*nça ** Caso Novar*i*
versus Índia, afirmou nã* haver ofensa **nstituci*nal da Seçã* 3 (d) *ue alterou a
Le* d* Pate*tes *e 1970, não viol*ndo, por con*e*uinte, * art. **, da C*nstituição da
Índia. Foram **servados *l*un* pontos em an*lise, nomead*me*t* *m dos p*inci-
*ais objetivos *ue a Lei vislumbrava, ou seja, *vitar o e*ergreening, facilitando, por
cons*gui*te, o acesso dos cid*dãos a** med**amentos e possibilitando que * Esta*o
cumpra sua obrigação *o*stitucion*l de p*es*ar bons c*i*ados de saú*e a*s seu*
cida*ã**.
Refle**es finais
O Caso Nova*tis *eflete, na práti*a, um dos possíveis res*ltados que podem
se* gerados a p*rtir *a ad*ção d* alteraç*es leg*sla*iva* sobre propri*dade **tele*tu-
a*, por paíse* em d**envolvimento, após as o*ientações *enc*onada* em d*c*rr*n-
cia da Roda*a de Doha.
21*
EJJL
J*açaba, *. 16, n. 1, p. 201-218, jan./jun. 2*15
A *roblemática dos monopól*os *as in*ús*rias...
A Í*dia é u* est*do ** caso digno de nota porque a *ua ime*s* p*pula-
ção est* rapidamente se tra*sformand* em uma forç* globa*. *ua vas*a ind*stria
de *ed*camento* genér*co*, **e forne*e drog*s para os paí*es desenvolvidos e em
*esenv*lvimento ao *edor do mund*, também aumentou os incentivo* em R&* e a
qualificação *e trabalha*ores.
Outro* países mantê* um olhar atent* sobr* como a le* de patentes da Ín-
dia e*tá s* desenvo*vendo, e estão considerando a adoção d* disposições semelha*-
*es * Se*ão 3 (d) *m suas leis nacionais.
Por fim, con*lui-se q*e *ncontrar u* ponto de equilíbrio entre * d*reito de
propriedade intelectu*l, o d*rei*o à saúd*, o combate a* evergr*enin*, * incentivo a
pesqu*sas e a a*essibili*ade dos me*i*am**tos à po**la*ão, ap*sar de se* uma tare-
fa difícil, pro*a*elment* não é impossível.
Re*erências
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