IGUALDADE E PROTEÇÃO AOS DIREITOS DAS MINORIAS NO BRASIL / EQUAL RIGHTS AND PROTECTION OF MINORITIES IN BRAZIL

Autores

  • Aline Andrighetto Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santo Ângelo.
  • Gustavo André Olsson UNISINOS.

Resumo

O humanismo defende a possibilidade de muitos fatores virem a contribuir para que o reconhecimento das culturas seja cada vez mais trabalhado no mundo, a fim de diminuir eficazmente as questões relacionadas ao preconceito e à discriminação. As diferenças e as desigualdades constatadas no Brasil, entretanto, não são obstáculos facilmente superáveis e continuam a existir mesmo após anos de luta dos movimentos históricos por legislações eficazes na luta contra a opressão e a favor da diversidade no País.

Palavras-chave: Desigualdade. Reconhecimento. Luta. Movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Andrighetto, Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santo Ângelo.

Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santo Ângelo.

Gustavo André Olsson, UNISINOS.

Advogado. Mestre em Direito pela Unisinos.

Referências

ALAYANA, Felisa Jopia. Educação intercultural bilíngue: diversidade e tolerância. In: SIDEKUM, Antônio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Ijuí, RS: Ed. da Unijuí, 2003.

BRASIL. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Institui o Código Penal. Brasília, 1940.

______. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília: DOU de 6/1/1989.

______. Lei nº 12.288/2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, 2010.

______. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília: DOU de 30/8/2012.

CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2009.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. O poder da identidade. Trad. Klaus Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, v. 2, 1999.

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. Trad. de Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2009.

GIDDENS, Antony. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: UNESP, 1996.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha B. Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. Prefácio de Paulo Freire. Apresentação de Moacir Gadotti. Trad. de Bebel Orofino Schaefer. 3. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2000 (Coleção Prospectiva, v. 3).

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

ROCHA, Carmem Lúcia Antunes. A proteção das minorias no direito brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2011.

SADEK, Maria Teresa. Acesso à justiça. São Paulo: Fundação Konrad Adenauser, 2001.

SANTOS, Ana Cristina. Orientação sexual em Portugal: para uma emancipação. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade. Belo Horizonte: Ed. da UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1994.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

VILAS-BOAS, Renata Malta. Ações afirmativas e o princípio da igualdade. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2003.

WILLEMAN, Estela Martini; LIMA, Guiomar Rodrigues de. O preconceito e a discriminação racial nas religiões de matriz africana no Brasil. Disponível em: <http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/article/view/60/120>. Acesso em: 19 de set. 2012.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Andrighetto, A., & Olsson, G. A. (2014). IGUALDADE E PROTEÇÃO AOS DIREITOS DAS MINORIAS NO BRASIL / EQUAL RIGHTS AND PROTECTION OF MINORITIES IN BRAZIL. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 15(2), 443–460. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/2810

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Sociais