Direitos Humanos e Fundamentais: Questões Conceituais

  • Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Direitos fundamentais, Direitos Humanos, Direitos Humanos Internacionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração em Filosofia do Direito) (1999) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração em Filosofia do Direito) (2002). Realizou, sob o patrocínio do DAAD, pesquisa (Pós-Doutorado) no Instituto de Filosofia da Universidade de Saarland (Alemanha-2005). Foi pesquisador visitante no Instituto Max Planck de Direito Internacional Público e Direito Comparado de Heidelberg (Alemanha - 2006-2007) e desenvolveu, em 2010-2011, 2012 e 2013, sob patrocínio da Fundação Alexander von Humboldt, pesquisa (Pós-Doutorado) na Cátedra de Filosofia do Direito e Direito Público da Universidade de Kiel (Alemanha), sob supervisão do Prof. Dr. Robert Alexy. Foi Professor Visitante na Universidade de Saarland (Alemanha-2013) e na Universidade de Vechta (Alemanha-2014). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Direito Público, Teoria da Constituição e Filosofia do Direito da Universidade de Heidelberg, em 2018/2019, com financiamento do DAAD, da Fundação Alexander von Humboldt e da Universidade de Heidelberg, sob supervisão do Prof. Dr. Martin Borowski, onde se encontra novamente como Pesquisador Convidado, desde fevereiro de 2020. Participou de um projeto de cooperação entre Brasil e Alemanha, com financiamento do DAAD e da CAPES, envolvendo a PUC-Minas e a Universidade de Vechta (2015-2017). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (onde atua no Curso de Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito) e Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (onde atua no Curso de Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Industrial). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito, pesquisando principalmente os seguintes temas e autores: Kant, teorias kantianas, teorias da justiça, positivismo jurídico e pós-positivismo jurídico, Kelsen, Hart, Teoria da Argumentação Jurídica, Robert Alexy, conceito e aplicação do direito e de direitos humanos e fundamentais, direito internacional público, direito constitucional, propriedade intelectual e inovação.

Referências

ALEXY, Robert. Direitos Fundamentais no Estado Democrático Constitucional. In: TRIVISONNO, Alexandre T. G. (org.). Teoria Discursiva do Direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

ALEXY, Robert. Direitos Humanos sem Metafísica? In: TRIVISONNO, Alexandre T. G. Teoria Discursiva do Direito. (org.). 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.

ALEXY, Robert. Grundrechte im demokratischen Verfassungsstaat. Justice, Morality and Society. A Tribute to Aleksander Peczenik on the Occasion of his 60th Birthday – 16 November 1997. Lund: Juristförlaget i Lund, 1997.

ALEXY, Robert. Menschenrechte ohne Metaphysik? Deutsche Zeitschrift für Philosophie, [S. l.], v. 1, p. 15-24, 2004.

ALSTON, Philip; GOODMAN, Ryan. International Human Rights. Oxford: Oxford University Press, 2012.

BOROWSKI, Martin. Grundrechte als Prinzipien. 3. Auflage. Tübingen: Mohr Siebeck, 2018.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

KELSEN, Hans. Reine Rechtslehre. Leipzig und Wien: Franz Deuticke, 1934.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

Publicado
30-06-2020
Como Citar
Trivisonno, A. T. G. . (2020). Direitos Humanos e Fundamentais: Questões Conceituais. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 21(1), 7-18. https://doi.org/10.18593/ejjl.24359

Most read articles by the same author(s)