Globalização, direito, ciência jurídica

Autores

  • Paolo Grossi

Resumo

Duas preliminares elucidações, necessárias para a correta avaliação deste ensaio, o qual foi elaborado para uma conferência a ser ministrada ao plenário da Accademia dei Lincei, e, portanto, para um público de uma variadíssima formação, mas – o que se observa – somente em mínima parte formado por juristas.

Impõem-se um linguajar jurídico de divulgação (que seria destoado no âmbito acadêmico), mas – este sim – voltado à comunicação e à compreensão. Os juristas presentes toleraram alguns esclarecimentos elementares que, para eles, são absolutamente pleonásticos e, sobretudo, a fuga por parte minha do excessivo tecnicismo do linguajar jurídico que frequentemente tem uma valência exotérica para os laicos.

Escolhi, ainda, fazer um colóquio com os meus ouvintes tendo por base algumas notas; isso, com a finalidade de tornar menos enfadonha a conferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Grossi, P. (2010). Globalização, direito, ciência jurídica. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 10(1), 153–176. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/1925