Cleptocracias multipartidárias

Autores

  • Branko Milanovic CUNY – City University of New York, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v19i2.18890

Resumo

O termo democracia não liberal foi introduzido, penso eu, por Fareed Zakaria. Foi usado como distintivo de honra por Viktor Orban, o Primeiro-ministro húngaro e ex-garoto-propaganda de jovens reformadores da Europa Oriental e liberais da década de 1990, que decidiu, depois, seguir a nova tendência. Mais recentemente, o termo ganhou mais popularidade como forma de nomear e explicar regimes como o de Erdoğan, na Turquia, ou o de Putin, na Rússia. Talvez a Venezuela também possa ser colocada na mesma categoria.

O emprego do termo democracia não liberal sugere que o sistema é democrático porque existem eleições mais ou menos livres, existe também uma certa diversidade de opinião na imprensa, há liberdade de reunião, etc. Contudo, os valores defendidos pelo regime não são liberais. Erdoğan, por exemplo, acredita na primazia do Islã sobre os direitos humanos definidos pelo Iluminismo, Orban acredita na “civilização cristã”, Putin, na “espiritualidade russa”, Maduro, na “Revolução Bolivariana”. Não liberal também indica que em tais regimes o sistema decisório é majoritário e que certos direitos fundamentais “inalienáveis” podem ser revogados por meio de simples votação de maioria. No limite, a maioria pode decidir negar certos direitos (digamos, a liberdade de expressão) a uma minoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Branko Milanovic, CUNY – City University of New York, Estados Unidos

Professor do Stone Center on Socio-Economic Inequality, na CUNY – City University of New York, Estados Unidos. Bolsista sênior do LIS - Luxembourg Income Study. Foi economista-chefe no departamento de pesquisa do Banco Mundial. Autor de The Haves and the Have-Nots: a brief and idiosyncratic history of global inequality e de muitos artigos sobre distribuição global da riqueza. Seu mais recente livro é Global inequality: a new approach for the age of globalization (Harvard University Press, 2016).

Downloads

Publicado

16-08-2018

Como Citar

Milanovic, B. (2018). Cleptocracias multipartidárias. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 19(2), 329–332. https://doi.org/10.18593/ejjl.v19i2.18890