PLURALISMO JURÍDICO E JUSTIÇA COMUNITÁRIA: CONTRIBUINDO PARA JURIDICIDADE ALTERNATIVA

  • Jackson da Silva Leal, UCPEL, Brasil UCPel
  • Lucas Machado Fagundes, UFSC, Brasil UFSC

Resumo

Resumo: Trata-se de um estudo que busca identificar no contexto de pluralismo jurídico e no espaço geopolítico latino-americano manifestações de uma juridicidade emancipatória, produzida fora da concepção monista do direito tradicional, por sujeitos historicamente (so)negados em sua cultura popular. A análise ocorre a partir da investigação sobre a manifestação de justiça comunitária no contexto de países andinos e uma justiça alternativa na territorialidade brasileira, em suas diversas modalidades e mecanismos, diante da inserção de uma teoria da sociologia das ausências e uma sociologia das emergências como paradigma jurídico para o Sul global a partir das ideias de Boaventura de Sousa Santos. Tal tarefa cumpre afirmar outras formas de justiça, diferenciada da tradição jurídica liberal de produção do direito atomizado em indivíduos isolados, voltando os olhares para as realidades periféricas latino-americanas, em que há inserção de uma nova racionalidade jurídica germinada com ímpeto emancipatório de alteridade. Consta da metodologia a análise bibliográfica; pesquisa documental indireta e um método procedimental comparativo e sociológico das experiências manifestadas em diferentes realidades do continente latino-americano se utilizando como marco teórico o Pluralismo Jurídico de tipo comunitário e participativo proposto por Antonio Carlos Wolkmer. Busca-se demonstrar como os resultados de manifestações diferenciadas ou alternativas de justiça produzidas para integração, identidade e pertinência social dos sujeitos envolvidos, podem apresentar um viés de direito crítico à epistemologia jurídica europeizada, atomizada, excludente e hegemônica/colonizadora.

Palavras-chave: Pluralismo Jurídico. Justiça Comunitária. América Latina. Sociologia do Direito. Emancipação Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson da Silva Leal, UCPEL, Brasil, UCPel
Graduado em Direito (UCPel); advogado inscrito na OAB/RS; mestrando em politica Social (UCPel); membro do nucleo de estudos e pesquisa em Questao Social, Acesso à Justiça e Direitos Humanos (UCPel)
Publicado
20-03-2012
Como Citar
da Silva Leal, UCPEL, Brasil, J., & Machado Fagundes, UFSC, Brasil, L. (2012). PLURALISMO JURÍDICO E JUSTIÇA COMUNITÁRIA: CONTRIBUINDO PARA JURIDICIDADE ALTERNATIVA. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 12(1), 113-135. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/1367
Seção
Direitos Fundamentais Sociais