Infraestrutura Urbana, Espaços Públicos e Serviços Públicos: Estudo de caso do Bairro Alvorada, Joaçaba, SC

  • Heloisa Zagonel UNOESC
  • Sérgio Constantino Stares
Palavras-chave: Infraestrutura urbana, Espaços públicos, Serviços públicos, Metodologia participativa

Resumo

Uma cidade consiste em um núcleo populacional onde ocorrem relações e fenômenos sociais, culturais e econômicos. Para o desenvolvimento da mesma é necessário a inter-relação entre a população e o poder público, sendo que o poder público é responsável por manter diversos elementos necessários ao bom funcionamento das atividades diárias dos cidadãos. Entre estes encontramos a infraestrutura urbana, os espaços públicos e os serviços públicos. Tendo em vista estes pontos primordiais para o desenvolvimento de uma cidade o presente trabalho aborda a importância dos espaços públicos, dos serviços públicos e da infraestrutura urbana. Realizando um estudo de caso no bairro Alvorada em Joaçaba, realizado através da metodologia participativa de modo a explanar suas principais deficiências e necessidades. A leitura técnica consistiu no levantamento de informações do bairro referentes aos três eixos da pesquisa, as mesmas foram coletadas junto a órgãos competentes. A leitura comunitária foi desenvolvida a partir de questionário dirigido à população do bairro, o mesmo abordou a opinião dos moradores sobre os mesmos aspectos tratados na leitura técnica. Com a obtenção das informações das leituras foi possível definir quais as principais necessidades e prioridades do bairro. Desta forma o presente estudo mostrou que as principais necessidades do bairro referentes a infraestrutura constituíam no melhoramento do sistema viário, drenagem e de esgoto público. Referente aos espaços públicos ficou evidente a necessidade da população por espaços de lazer, educação e saúde. Na avaliação do serviço públicos a frequência do transporte público teve avaliação negativa, devido aos horários restritos das linhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1979.

BRASIL. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade e Legislação Correlata. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, 2001.

GATTI, Simone. Espaços públicos. Diagnostico e metodologia de projeto. São Paulo: Associação Brasileira de Cimento Portland, 2013.

JOAÇABA. Lei n. 137, de 12 de fevereiro de 2007. Lei do zoneamento do município de Joaçaba. Joaçaba, 2007.

SABOYA, Renato. Concepção de um sistema de suporte à elaboração de planos diretores participativos. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SERVIÇOS PÚBLICOS. Classificação dos serviços públicos. 2015. Disponível em: http://www.tudosobreconcursos.com. Acesso em: 23 abr. 2016.

Publicado
27-05-2020
Como Citar
Zagonel, H., & Stares, S. C. . (2020). Infraestrutura Urbana, Espaços Públicos e Serviços Públicos: Estudo de caso do Bairro Alvorada, Joaçaba, SC. Conhecimento Em Construção, 7(1), 141-156. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/23885