Estudo de viabilidade de implantação de contorno viário entre as rodovias SC-453, SC-150 E BR-282 entre os Municípios de Luzerna e Joaçaba
Palavras-chave:
Contorno viário, Tráfego, Viabilidade, RodoviasResumo
Os problemas relacionados ao trânsito nos municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste vêm se agravando diariamente, em que além de veículos de passeio, existe a circulação de grande volume de veículos de carga e ônibus no perímetro urbano, acarretando a formação de filas e congestionamento. Dessa forma, a proposta do desvio do tráfego do centro das cidades por um contorno viário mostra-se interessante, ligando as rodovias SC-453, SC-150 e BR-282, proporcionando crescimento de novas áreas, e uma melhor qualidade do tráfego urbano. Para verificar a viabilidade de implantação foi realizado o estudo de tráfego nas interseções de acesso aos municípios, em seguida a realização de estudos topográficos e de traçado que passaria em locais de interesse dos municípios, previamente determinados em entrevistas com as prefeituras e os órgãos competentes. Os estudos de pré-lançamento de traçado permitiram a quantificação de serviços, e uma posterior comparação entre eles, assim escolhido um dos traçados para os estudos hidrológicos com a delimitação das bacias de contribuição do corpo estradal. Após desenvolvidas as pesquisas e análises do estudo de tráfego foi possível verificar a viabilidade de implantação do contorno viário; para a classificação dessa rodovia e os critérios mínimos de traçado paralelamente foram desenvolvidos estudos topográficos com modelos digitais disponibilizados on-line pela Epagri. Com a utilização dos dois estudos em conjunto, foram desenvolvidos os estudos de traçados, optando em seguida pelos alinhamentos que possuíam o menor movimento de solo, a menor quantidade de obras de arte, ou que possibilitaram as melhores condições de desenvolvimento social, como a região próxima do aeroporto Santa Terezinha. Escolhidos os traçados, foram avaliadas as bacias de contribuição que influenciam diretamente o corpo estradal. Ainda foi possível verificar que somente o desvio desse tráfego não resolverá os problemas de trânsito, sugerindo, assim, também o alargamento das pistas de rolamento que liga os dois municípios. Essas soluções trariam diversos benefícios para as duas cidades, entre eles sociais e econômicos, porém o desenvolvimento dependeria diretamente do planejamento adequado e em conjunto com os setores de Engenharia e Planejamento das prefeituras municipais.
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Referências
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