Construção e avaliação de um carneiro hidráulico em duas propriedades rurais

Autores

  • Indiamara Sarturi
  • Carlos Maurício Dagostini

Palavras-chave:

Carneiro hidráulico, Rural, Vazão, TSGA

Resumo

Este trabalho foi realizado em duas propriedades definidas como local A e B, tendo como principal objetivo verificar e comparar a produtividade das vazões de um carneiro hidráulico para os dois locais. Por meio de pesquisas bibliográficas foi adquirido o embasamento teórico, o qual possibilitou o desenvolvimento do trabalho. A disponibilidade de água doce em zonas rurais estimulou a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia social para aperfeiçoar o consumo de água na agricultura. O trabalho também pôde dar ênfase aos aspectos hidráulicos, como a relação queda de água, altura de elevação no bombeamento e outros aspectos físicos no recalque (altura manométrica, vazão). Contou-se também com o apoio do TSGA na retomada dessa tecnologia que já foi muito importante em nossa região, pois mesmo com a chegada da eletricidade no meio rural continua tendo sua utilização. Procedeu-se o desenvolvimento do estudo que viabilizou o uso de fontes renováveis para o benefício em lavouras e animais, prevenindo a perda de produção para o produtor rural. Este trabalho apresenta os resultados de vazões alcançados com a utilização de um equipamento de bombeamento de água, carneiro hidráulico; os dois locais ensaiados ofereceram resultados de vazão com diferença média, ou seja, 190% a mais de rendimento para a altura de 3 m e por volta de 160% para as alturas de 4 m e 5 m. Entretanto, o carneiro hidráulico promove a economia de custos quando comparado à utilização de uma bomba elétrica, trazendo vantagens para o uso em propriedades rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CREDER, Hélio. Instalações hidráulicas e sanitárias. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 465 p.

DARDOT, Jean Paul. Comportamento hidráulico de gotejadores pressurizados por carneiro hidráulico. 2012. 82 f. Monografia (Especialização em Formas Alternativas de Energia) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.

GIRARDI, Lúcia; GIORDANI, Rubie José. Implantação do carneiro hidráulico nas propriedades dos alunos da escola estadual técnica agrícola Guaporé. Guaporé: Escola Estadual Técnica Agrícola, 2008.

JARDIM, Fabiana Augusta Alves; OTERO, Martina Rillo. Caderno de debate: tecnologia social no Brasil. São Paulo: Editora Raíz, 2004. 38 p.

MACINTYRE, Archibald Joseph; NISKIER, Julio. Bombas e instalações de bombeamento. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: LTC. 1997, 782 p.

PEREIRA, Geraldo Magela; MELLO, Carlos Rogério. Aula prática 9: Carneiro Hidráulico. Lavras. Disponível em: http://www.deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/9_aula%20pratica%209.PDF. Acesso em: 10 abr. 2014.

TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DA ÁGUA. Projeto tecnologias sociais para gestão da água. 2014. Disponível em: http://www.qualiagua.ens.ufsc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=29. Acesso em: 3 abr. 2014.

TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio. Carneiro Hidráulico: o que é e como construí-lo. Rio de Janeiro: [S. l.], 2002. 9 p.

TOLEDO, Luis Roberto. Resgate Secular: Projeto da Universidade de Lavras permite montar, com baixo custo, equipamento para elevação de água que não consome combustível. Globo Rural, out. 1997. Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_57.asp. Acesso em: 8 mar. 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

Sarturi, I., & Dagostini, C. M. (2019). Construção e avaliação de um carneiro hidráulico em duas propriedades rurais. Conhecimento Em Construção, 6, 61–72. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/21836