Análise de desempenho termoacústico de telhas

Autores

  • Alisson Takeo Giuliani Tokusumi
  • Maiara Foiato

Palavras-chave:

Conforto térmico, Conforto acústico, Telha termoacústica

Resumo

Conforto é a satisfação psicológica de um indivíduo com as condições do ambiente, que satisfaçam o bem-estar térmico, visual, acústico e olfativo. Nesse sentido, e em busca de um maior conforto ambiental, o mercado da construção civil alimenta a necessidade da produção de materiais eficientes térmica e acusticamente, como, por exemplo, as telhas termoacústicas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho térmico e acústico de um modelo de telha termoacústica produzido na região Oeste de Santa Catarina, em comparação com telhas cerâmicas e de fibrocimento. Para tal, construiu-se uma edificação em alvenaria com volume de 1 m³, onde foram realizadas medições com termohigrômetro e decibelímetro digitais para avaliação do comportamento de cada tipo de telha. Os resultados mostraram que a telha termoacústica se sobressaiu em relação às demais, tanto em relação à maior atenuação sonora quanto referente à menor transferência de calor para dentro do ambiente construído.  Possivelmente o melhor desempenho térmico se deve à refletância da superfície metálica da telha termoacústica, assim como à dissipação do calor absorvido e baixa condutibilidade térmica do poliestireno expandido utilizado no preenchimento da telha. Além disso, pelo fato de a telha termoacústica ser constituída no formato multicamadas (sistema massa-mola-massa), a descontinuidade dos meios proporcionada pelo preenchimento da telha com poliestireno expandido ocasionou a dissipação da onda sonora de forma mais eficaz que o verificado nas telhas de cerâmica e fibrocimento. Por fim, comprovou-se o melhor desempenho térmico e acústico da telha avaliada comparada com telhas usuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151. Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento. [S. l.: s. n.], 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152. Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. [S. l.: s. n.], 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-2. Parte 2: Método de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. [S. l.: s. n.], 2008.

AZEREDO, Jaucele de Fátima A. de; FREITAS, Ruskin Marinho de. A disciplina conforto ambiental: uma ferramenta prática na concepção de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo. Cadernos Proarq20, [20--].

BARROSO-KRAUSE, Claúdia. Conforto ambiental: O homem e suas necessidades acústicas. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ, [20--].

BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

COSTA, Ennio Cruz da. Acústica Técnica. São Paulo: Blucher, 2003.

FREITAS, Ruskin. O que é conforto. Maceió: [s. n.], 2005. Disponível em: https://ruskinfreitas.files.wordpress.com/2010/08/o-que-c3a9-conforto.pdf. Acesso em: 23 mar. 2016.

GREVEN, Hélio A.; FAGUNDES, Hilton A. V.; EINSFELDT, Alan A. ABC do Conforto Acústico. 2. ed. Rio de Janeiro: [s. n.], 2006.

ISAIA, Geraldo C. Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. 2. ed. São Paulo: Editora Isaia, G. C., IBRACON, 2010. v. 2.


LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: ELETROBRAS/PROCEL, 2014.

LAMBERTS, Roberto et al. Desempenho térmico de edificações. Laboratório de eficiência energética em edificações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Apostila.

FERREIRA NETO, Maria de Fatima; BERTOLI, Stelamaris Rolla. Conforto Acústico em edifícios residenciais. São Paulo: [s. n.], [201-].

NIEMEYER, Maria Lygia et al. Bioclimatismo no projeto de arquitetura: dicas de projeto. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ, 2005.

TELHAS TERMOACÚSTICAS. Importadora Americana, 2018. Disponível em: http://www.importadoraamericana.com.br/telhas-termoacusticas. Acesso em: 5 fev. 2019.

TELHAS TERMOACÚSTICAS. Portal Met@lica: Construção Civil, 2016. Disponível em: http://wwwo.metalica.com.br/caracteristicas-das-telhas-termoacusticas. Acesso em: 27 abr. 2016.

VIEIRA, Cíntia Cristina. Conforto térmico e iluminação natural no edifício administrativo da escola de Engenharia de São Carlos/USP – Bloco E1. São Carlos: [s. n.], 2008.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

Tokusumi, A. T. G., & Foiato, M. (2019). Análise de desempenho termoacústico de telhas. Conhecimento Em Construção, 6, 35–48. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/21833