A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos e resenhas submetidos ao periódico Conhecimento em Construção devem seguir rigorosamente às seguintes diretrizes:

- Cada Autor e coautor podem submeter apenas um artigo por ano ao periódico;

- O número máximo de autores por artigo é cinco;

- Os artigos devem ser originais, inéditos, não devem estar sob consideração para publicação em qualquer outra revista e devem ser escritos em Português;

- Todos os artigos são submetidos a uma avaliação prévia dos editores antes de proceder a um double blind review. Nessa fase, os editores podem decidir pela rejeição;

- A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeter o manuscrito, deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais;

- O texto deve passar por revisão linguística antes de ser submetido;

- O Editor Científico do Periódico e a Editora Unoesc não se responsabilizam pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original;

- Qualquer forma de plágio ou autoplágio que for identificada será imediatamente denunciada aos canais competentes.

- Durante o processo de avaliação, caso haja necessidade, os editores e avaliadores proporão alterações aos autores, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações não forem realizadas a contento e no prazo estipulado, os avaliadores poderão rejeitar o artigo;

- Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para os processos de revisão, normatização e diagramação;

- O periódico permitirá o acesso aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação ao periódico.

 

- NORMAS DE SUBMISSÃO

Os artigos devem ser elaborados:

- Em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo 1,25, cujas fontes devem apresentar tamanho 10 e espaçamento simples;

- O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda;

- Os manuscritos devem apresentar extensão de 8 a 12 páginas;

- As páginas devem ser numeradas à margem superior direita;

- Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras) é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As tabelas e ilustrações devem ser numeradas consecutivamente no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Símbolos e fórmulas matemáticas devem ser elaborados em software que possibilite a formatação para o programa In Design, sem perda de suas formas originais. Evitar o uso de palavras como “abaixo” e “acima” para se referir às tabelas e ilustrações;

- Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados;

a) Elementos pré-textuais

Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto. O título deve conter no máximo 12 palavras e deve-se evitar o uso de abreviaturas;

Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras. Deve conter: o contexto, o objetivo, a metodologia e os principais resultados do estudo;

Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre três e cinco palavras), devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, estar separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

b) Elementos textuais

Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado;

Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado;

Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.

c) Elementos pós-textuais

Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira;

Resumo em inglês com as mesmas características (contexto, objetivo, metodologia e principais resultados) do resumo em português;

Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglês Keywords);

Nota(s) de rodapé: deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências;

Referências: A lista de referências com os dados completos dos autores citados no corpo do texto deve ser apresentada em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da APA. Devem ser elaboradas, utilizando: espaçamento entrelinhas duplo, separadas por um espaço duplo, com deslocamento na segunda linha de 0,75 cm e alinhamento à esquerda;

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002); as literais curtas, que apresentam até três linhas, devem  fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87) ou Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução às Considerações finais, e subtítulo (se houver), obedecendo à hierarquia que segue:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária

 

Alguns exemplos de referências:

Livro

AZEVEDO, I. B. de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004. 205 p.

Capítulo de livro

WIRTH, Â. F. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

Artigo de Revista

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, [Centro de Ciências da Vida], v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

Texto eletrônico

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso em: 10 fev. 2018.

Declaração de Direito Autoral

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