Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Um mesmo autor pode inscrever até dois trabalhos (autor principal ou coautor).

 

MODALIDADE: COMUNICAÇÃO

 

a) ARTIGO

 

Propostas de trabalhos que comuniquem resultados de estudos e pesquisas devem ser apresentados à Comissão Científica, visando à apresentação por meio de comunicação no dia 17/08/2016, conforme a programação do evento. É exigida a presença de responsável pela apresentação (autor principal e/ou coautor), sendo que o mesmo deverá estar inscrito no evento. A apresentação oral terá duração de 20 minutos.

 

 Os interessados deverão enviar arquivo eletrônico com o resumo do trabalho proposto à Secretaria do Congresso, até o dia 15 de julho de 2016, através do e-mail: condeb.xxe@unoesc.edu.br.

 

 A relação dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 22 de julho de 2016, no site da Unoesc.

 

Os textos completos e revisados pelo autor deverão ser enviados para o e-mail do Congresso até o dia 1º de agosto de 2016.

 

 Os textos completos dos trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do 5º Congresso Regional de Docência e Educação Básica: Base Nacional Comum Curricular - BNCC ou em Edição Especial da revista Unoesc e Ciência.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

 

Resumos: elaborados em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo:

Título (e subtítulo, se houver): centralizados no alto da página, em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): texto alinhado à direita, logo abaixo do título, mas separado deste por um espaço de 1,5 (um<enter>). SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula); quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula. Em nota de rodapé, colocar a titulação do(s) autor(es), função que exerce(m) e instituição a que pertence(m), e e-mail.

Resumo: texto redigido em parágrafo único, antecedido da palavra “Resumo”, com extensão de 100 a 250 palavras, deve vir logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), mas separado deste(s) por um espaço de 1,5 (um<enter>). O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, sem citações e referências, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco. O conteúdo do resumo deverá abordar, em forma de texto, os seguintes aspectos:

a)       introduzir o assunto (tema) da comunicação;

b)       objetivo do trabalho;

c)       metodologia utilizada;

d)       resultados (parciais ou finais);

e)       conclusões.

 

Palavras-chave: ao final do resumo, evidenciam-se as palavras-chave (de três a cinco), iniciadas com letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12 e ponto na separação entre elas.

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

 

Eixo temático: apontar à qual eixo temático do Congresso o trabalho se vincula:

 

Eixo 1: Estudo do Currículo nos Processos Educativos

Eixo 2: Currículo, Cultura e Formação Docente

Eixo 3: Política Curricular na Educação

 

 Os resumos serão submetidos a uma Comissão Científica, sem identificação do(s) autor(es), para emissão de parecer. No caso de recomendações por parte do parecerista, o(s) autor(es) será(ão) comunicado(s), em tempo, para possíveis ajustes.

 

Textos completos: elaborados em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, entradas de parágrafo 1,25 a partir da margem, contendo:

Título (e subtítulo, se houver): centralizados no alto da página, em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): em texto alinhado à direita, logo abaixo do título, mas separado deste por um espaço de 1,5 (um<enter>), com identificação da instituição a que pertence(m). Em nota de rodapé, colocar a titulação do (s) autor (es), local de trabalho, função que exerce(m) e e-mail; (deixar uma linha de espaço).

Resumo: deve ser o mesmo que foi submetido ao parecer da Comissão Científica. Deve vir logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), mas separado deste(s) por um espaço de 1,5 (um<enter>) e precedido da palavra Resumo.

Palavras-chave: ao final do resumo, evidenciam-se as palavras-chave (de três a cinco), iniciadas com letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12 e ponto na separação entre elas.

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

 

Texto: os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, obedecendo à hierarquia que segue:

 

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520:2002: as literais curtas, que apresentam até três linhas, fazer no corpo do texto entre aspas; as literais longas, fazer em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. As citações indiretas vêm no corpo do texto. Para as citações no corpo do texto, use o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), [...].

Notas explicativas, se houver, devem ser elaboradas em algarismos arábicos e dispostas ao final do artigo, antes das referências.

Referências: as referências devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas (um <enter>), observando-se a NBR 6023:2002.

OBS.: os textos devem apresentar a extensão de 8 a 10 páginas (incluindo as referências).

 

 

b) SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS ESCOLARES

 

Experiências educativas consoantes com o tema “Base Nacional Comum Curricular” e com os eixos temáticos do evento devem ser apresentadas à Comissão Avaliadora das Propostas de Socialização de Experiências Educativas, visando à apresentação oral, no dia 17/08/2016, conforme a programação do evento. É exigida a presença de responsável pela apresentação (autor principal e/ou coautor), sendo que o mesmo deverá estar inscrito no evento.

 

 Serão aceitos os primeiros 20 trabalhos encaminhados à Comissão Organizadora que atendam aos objetivos do Congresso e que estejam intimamente relacionados com os eixos temáticos do mesmo.

 

 Os interessados deverão enviar arquivo eletrônico com o resumo da experiência educativa a ser socializada, à Secretaria do Congresso, até o dia 15 de julho de 2016, através do e-mail: condeb.xxe@unoesc.edu.br.

 

A relação dos resumos aprovados será divulgada no dia 22 de julho de 2016.

 

 Os resumos das experiências educativas serão submetidos a uma Comissão Avaliadora, sem identificação do(s) autor(es), para emissão de parecer. No caso de recomendações por parte dos pareceristas, o(s) autor(es) será(ão) comunicado(s), em tempo, para possíveis ajustes.

 

 Os resumos das experiências educativas que forem selecionados para socialização serão publicados nos Anais do 5º Congresso Regional de Docência e Educação Básica: base nacional comum curricular ou em Edição Especial da revista Unoesc e Ciência.

 

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS ESCOLARES:

 

Resumos de Experiências Educativas: elaborados em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo:

Título (e subtítulo, se houver): centralizados no alto da página, em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): texto alinhado à direita, logo abaixo do título, mas separado deste por um espaço de 1,5 (um<enter>). SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula); quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula. Em nota de rodapé, colocar a titulação do(s) autor(es), função que exerce(m), instituição a que pertence(m) e e-mail.

Resumo: texto redigido em parágrafo único, antecedido da palavra Resumo, com extensão de 250 a 500 palavras, deve vir logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), mas separado deste(s) por um espaço de 1,5 (um<enter>). O resumo da experiência educativa deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, sem citações e referências, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco. O conteúdo dos resumos de experiências educativas deve ter exclusivamente texto e deverá abordar os seguintes aspectos:

a)       introduzir o assunto da socialização, identificando a atividade a ser socializada;

b)       apresentar os objetivos da atividade;

c)       descrever o desenvolvimento da atividade e os envolvidos;

d)       descrever os resultados (parciais ou finais);

e)       conclusões.

 

 

MODALIDADE: PÔSTER

 

Resultados de estudos e pesquisas poderão ser apresentados sob a forma de pôsteres. Esses devem ser apresentados à Comissão Científica, em forma de resumo, visando à apresentação, conforme a programação do evento. É exigida a inscrição do responsável pela apresentação do pôster (autor principal e/ou coautor).

 

 Os interessados deverão enviar arquivo eletrônico com o resumo do trabalho proposto à Secretaria do Congresso, até o dia 15 de julho de 2016, através do e-mail: condeb.xxe@unoesc.edu.br.

 

 A relação dos resumos dos pôsteres aprovados será divulgada no dia 22 de julho de 2016, no site do evento.

 

 Os resumos dos pôsteres serão submetidos a uma Comissão Científica, sem identificação do(s) autor(es), para emissão de parecer. No caso de recomendações por parte do parecerista, o(s) autor(es) será(ão) comunicado(s), em tempo, para possíveis ajustes.

 

 Os resumos dos pôsteres selecionados serão publicados nos Anais do 5º Congresso Regional de Docência e Educação Básica: Base Nacional Comum Curricular - BNCC ou em Edição Especial da revista Unoesc e Ciência.

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES:

 

  • Resumo de pôster: elaborados em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo:

Título (e subtítulo, se houver): centralizados no alto da página, em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): texto alinhado à direita, logo abaixo do título, mas separado deste por um espaço de 1,5 (um<enter>). SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula); quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula. Em nota de rodapé, colocar a titulação do(s) autor(es), função que exerce(m), instituição a que pertence(m) e e-mail.

Resumo: texto redigido em parágrafo único, antecedido da palavra Resumo, com extensão de 100 a 250 palavras, deve vir logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), mas separado deste(s) por um espaço de 1,5 (um<enter>). O resumo do pôster deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, sem citações e referências, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco. O conteúdo dos resumos de pôsteres deve ter exclusivamente texto e deverá abordar os seguintes aspectos:

a)       introduzir o assunto (tema) do trabalho;

b)       objetivo do trabalho;

c)       metodologia utilizada;

d)       resultados (parciais ou finais);

e)       conclusões.

Eixo temático: apontar à qual eixo temático do Congresso o trabalho se vincula.

Pôsteres completos: os pôsteres aprovados deverão seguir as seguintes normas e regras de formatação, para a apresentação:

 

1)       O pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho obtiver a resposta de aceitação pela Comissão Científica do Congresso;

 

2)       Tamanho do pôster: largura de 90 cm (no máximo); altura de 1 m (no máximo);

 

3)       Letra: utilizar fontes simples que permitam a leitura rápida. O tamanho da fonte deve permitir sua leitura a dois metros de distância;

 

4)       O texto do pôster deverá conter:

Título (e subtítulo, se houver): deve ser o mesmo do resumo enviado e estar centralizado no alto do pôster, em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): texto alinhado à direita, logo abaixo do título. SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula); quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula. Logo abaixo, colocar a titulação do(s) autor(es), função que exerce(m) e instituição a que pertence(m) [na mesma linha] e e-mail. Quando for o caso, identificar se é trabalho de Iniciação Científica e a fonte de financiamento.

Corpo do pôster: utilize todos os recursos disponíveis para que seu pôster desperte a atenção dos participantes. Organize as informações de forma que as ideias centrais de seu trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilize o mínimo necessário de texto e o máximo possível de figuras, fotos, tabelas, gráficos, etc. Deve conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: Introdução; Metodologia (ou Materiais e Métodos); Resultados e Conclusão.

Referências: classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, observando-se a NBR 6023:2002.

5)       Após a aprovação pela Comissão Científica, cada pôster receberá um número de identificação (que será informado no site da Unoesc, bem como a carta de aceite do trabalho). Esse número identificará o local onde o autor deverá colocar seu pôster, no painel de fixação. A organização do Congresso disponibilizará material para fixar o pôster, sendo a fixação do pôster de responsabilidade do autor, no dia 17 de agosto de 2016, no saguão do bloco E.

 

 

6)       A retirada do pôster é de responsabilidade do autor, ao término do evento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.