UM OLHAR SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS E PROJETOS POLITICOS PEDAGÓGICOS DE 18 ESCOLAS MUNICIPAIS DA MESORREGIÃO DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Clenio Lago Unoesc
  • Mosquen Romani Maria Helena UNOESC

Resumo

Atualmente, um novo cenário reclamando reconhecimento, diversidade, singularidade contra as lógicas da homogeneização e da normatização abusiva vem se desenhando com possibilidades de ligar e religar as diversas dimensões do conhecimento, pela via da multidisciplinaridade, mesmo que num universo de inacabamento e infinitude, como se faz representar nos Planos Municipais e Projetos Políticos pedagógicos. Este ensaio é a partir da analise dos Planos Municipais e dos PPP no ano de 2013 a partir do projeto: Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense: implicações na qualidade da Educação Básica. O objetivo principal é identificar nos Planos Municipais e PPP das escolas dos municípios pesquisados, destacando a concepção pedagógica orientadora da proposta Educacional, bem como sua base teórica; se ocorre a presença da multidisciplinaridade? Onde e como ela se manifesta e como se manifestam? Ou ainda, se os mesmo, ao menos em concepção, avançam para além da multidisciplinaridade. Para desenvolver essa pesquisa procurou-se utilizar métodos científicos que dessem conta da complexidade do tema, a pesquisa documental, pois objetivo da pesquisa é a coleta de informações em documentos das instituições educativas selecionadas pelo projeto. Os autores com Moraes (2008), Santos (2008), Nicolescu (1999) e outros foram fundamentais para construir o debate teórico. Conclusivamente, é necessário destacar que a multidisciplinaridade, seja como uma categoria que se destaca em sua particularidade justamente por possuir um projeto, uma concepção de religação dos saberes, de outra organização curricular, bem como de concepção de ser humano, de sociedade e de educação.

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Biografia do Autor

Clenio Lago, Unoesc

Graduado em Filosofia pela UNIFRA (1996), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Doutor em Educação pela PUCRS 2011. Atualmente é professor de filosofia e filosofia da educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do conhecimento, ética, estética, educação.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Lago, C., & Maria Helena, M. R. (2014). UM OLHAR SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS E PROJETOS POLITICOS PEDAGÓGICOS DE 18 ESCOLAS MUNICIPAIS DA MESORREGIÃO DO OESTE CATARINENSE. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 335–346. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5217

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior