Eixo temático: Formação e Diversidade Categoria: Trabalho completo

Autores

  • Roseléia schneider INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO - IESA/CNEC
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA/CNEC

Resumo

: Para pensar as questões relativas à inclusão do aluno com deficiência no ensino superior, o artigo aborda as teorizações de Norbert Elias e suas contribuições para a efetiva inserção desse aluno. No recorte feito para esta discussão, optamos por trabalhar com os textos, “Os estabelecidos e outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade”, “O processo civilizador”, “A sociedade dos indivíduos” e “A sociedade da corte”. Com base nas construções do teórico, apresentamos algumas reflexões que visam a explorar duas questões. A primeira, diz respeito ao impacto que a inserção de alunos com deficiência produz nos segmentos da comunidade educacional, a relativa precariedade das formas de acolhimento e de  implementação de práticas pedagógicas favoráveis ao seu desenvolvimento. A segunda questão diz da implantação de políticas públicas de inclusão em consonância com o ensino superior. Entendemos que o campo teórico apresentado nesta discussão auxilia na compreensão de fatores que interferem no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino superior desde o ingresso até as condições de permanência que envolvem questões de ordem legal, já definidas, mas também questões culturais e pedagógicas que precisam ser pensadas e construídas.

Palavras-Chave: Práticas pedagógicas. Políticas públicas. Processos de inclusão no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseléia schneider, INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO - IESA/CNEC

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela (UPF, RS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora do Instituto  Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo -IESA.

Marcele Homrich Ravasio, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA/CNEC

Graduada em Psicologia, Mestre em Educação pela Unisinos. Doutora em Educação pela UFRGS. Docente do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA/CNEC

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

schneider, R., & Ravasio, M. H. (2014). Eixo temático: Formação e Diversidade Categoria: Trabalho completo. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 29–42. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4966

Edição

Seção

Eixo 1. Formação e diversidade