O DESAFIO EM LIDAR COM A INFORMÁTICA NO MEIO EDUCACIONAL

Autores

  • Wagner Jardel de Oliveira Giacomin
  • Aline Sartorel

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho de investigação por meio de pesquisa bibliográfica, sobre o desafio em lidar com a informática no meio educacional, para o desenvolvimento humano e, principalmente, no processo de educação formal. É um estudo com características históricas numa abordagem pedagógica sobre tecnologias na educação.  As novas tecnologias na sociedade constituem uma realidade da qual não podemos fugir e implica necessidade de amplitude educacional em vários aspectos, em que o papel do professor como educador no ambiente escolar deve proporcionar uma aprendizagem significativa, desafiando os alunos e inserindo recursos tecnológicos na sala de aula. O auxílio da informática é um estimulador no aproveitamento do tempo, à medida que ele seja utilizado adequadamente com objetivos e clareza de suas respectivas funções. A informática educativa auxilia no desenvolvimento das capacidades do ser humano, contribuindo para uma melhor integração individual e social, tornando-o cidadão crítico. A informática técnica, por sua vez, é responsável pela inserção da máquina computador no cotidiano do aluno, possibilitando a ele conhecer as partes indispensáveis para o seu funcionamento, envolvendo os conceitos de hardware, software e peopleware que são genericamente os três elementos fundamentais para um sistema computacional. Portanto, é fundamental que a informática pedagógica atue junto com a técnica, sendo mediado pelo professor, com isso o aluno coloca em prática a parte técnica e os conhecimentos adquiridos em sala, tornando uma aula diferenciada do entendimento dos conteúdos propostos.

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Como Citar

Giacomin, W. J. de O., & Sartorel, A. (2011). O DESAFIO EM LIDAR COM A INFORMÁTICA NO MEIO EDUCACIONAL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1281

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem