Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Somente serão considerados pelo Comitê Científico os trabalhos que se pautarem estritamente pelas normas de diagramação e formatação definidas para o evento e pelas seguintes condições gerais:

 

a)      cada proponente poderá inscrever até dois trabalhos, como autor principal ou como coautor;

 

b)      para submeter seu texto ao IV Colóquio Internacional de Educação, o participante (autor e ou coautor) deverá realizar sua inscrição e pagar a taxa correspondente;

 

c)      poderão ser submetidos trabalhos em até três categorias: Trabalho Completo, Pôster e Relato de Experiência;

 

d)     os trabalhos completos e pôsteres deverão ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, que apresentem análises finais ou preliminares;

 

e)      os relatos de experiência deverão apresentar resultados de atividade concluída e compreender sistematização e reflexão sobre práticas educativas desenvolvidas em instituições de educação básica ou superior ou em espaços não escolares;

 

f)       o trabalho submetido deve filiar-se, necessariamente, a um a UM dos eixos temáticos do evento;

 

g)        a correção de linguagem do texto é de responsabilidade do(s) autor(e)s, não sendo possível corrigir ou modificar os trabalhos após o seu envio;

 

h)        não serão aceitos trabalhos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações e a revisões bibliográficas;

 

i)          no caso de não aprovação do trabalho, a taxa de pagamento da inscrição não será devolvida;

 

j)          trabalhos que não atendam às normas de submissão serão automaticamente excluídos.

 

NORMAS PARA DIAGRAMAÇÃO DOS TRABALHOS

 

O texto submetido na categoria “Trabalho Completo ou “Relato de Experiência” deverá conter entre 12 e 15 páginas excluindo-se as referências. Deve ser elaborado em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. O texto deverá ser justificado, exceto as referências, que serão alinhadas à margem esquerda. As páginas devem ser numeradas à margem superior direita. Todos os trabalhos submetidos deverão seguir as normas da ABNT.

 

Elementos necessários à apresentação dos trabalhos:

 

1. TRABALHO COMPLETO

 

Na categoria “Trabalho Completo”, o texto deverá conter:

 

a) Eixo temático;

b) Categoria;

c) título;

d) autor(es)/instituição a que se vincula(m)

e) agência financiadora (quando for o caso);

f) resumo;

g) palavras-chave;

h) introdução;

i) desenvolvimento;

j) considerações finais ou conclusão;

k) referências.

 

Eixo temático. O trabalho submetido deverá, necessariamente, vincular-se a um dos eixos temáticos do evento.

 

Categoria. Informar a categoria do trabalho (“Trabalho Completo”, “Pôster” ou “Relato de Experiência”).

 

Título. O título deverá ser apresentado em maiúsculo negritado, tamanho 12 e centralizado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) aparece(m) à direita da folha; logo abaixo, a Instituição de filiação e a agência financiadora (se houver). Caso não tenha financiamento deverá estar escrito “Agência Financiadora: não contou com financiamento”.

 

Resumo. O resumo deverá conter a indicação clara do tema, do objetivo, metodologia, resultados e considerações conclusivas. O texto do resumo deverá ser escrito em parágrafo único, tamanho 12, espaço 1,5, conter entre 200 a 250 palavras e apresentar de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto.

 

Citações. Citações diretas, com mais de três linhas, deverão estar com espaçamento simples e apresentar recuo de 4 cm, com fonte 10, justificado, sem margem de parágrafo. O espaçamento entre o texto e a citação deverá ser de 1,5, antes e abaixo da citação.

Citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas dentro do texto.

Palavras em língua estrangeira. Devem estar em itálico.

 

Referências. As referências deverão estar ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas no corpo do texto. Deverão ser listadas em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT, e digitadas em espaçamento simples, deixando um espaço simples entre cada referência,

 

Ilustrações e Tabelas. Ilustrações e tabelas deverão ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.

 

Notas. Breves notas, de natureza informativa ou explicativa, deverão constar no final do trabalho antes das referências.

 

Exemplos de como proceder na digitação das referências:

 

Livro

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004. 205 p.

Capítulo de livro

WIRTH, Ângela Fleck. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

Artigo de Revista

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

Texto eletrônico

BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/web/senador/alvarodi/b_menu_esquerdo/4_biblioteca_virtual/Novo_codigo_civil.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2007.

 

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Na categoria “Relato de Experiência”, o texto deverá conter:

 

a) Eixo temático;

b) Categoria;

c) título;

d) autor(es)/instituição a que se vinculam

e) agência financiadora (quando for o caso);

f) resumo;

g) palavras-chave;

h) introdução, incluindo: justificativa, objetivos, metodologia utilizada;

i) desenvolvimento, incluindo: marco teórico, atividades realizadas e resultados da experiência;

j) considerações finais;

k) referências.

 

Observação: As normas para elaboração do título, dados do(s) autor(es), resumo, palavras-chave, citações, referências, ilustrações e tabelas são as mesmas indicadas na categoria “Trabalhos Completos”.

 

3. PÔSTER

 

Na categoria “Pôster”, o texto deverá conter:

a) Eixo temático;

b) Categoria;

c) título;

d) autor(es)/instituição a que se vinculam

e) agência financiadora (quando for o caso);

f) resumo;

g) palavras-chave;

h) introdução;

i) desenvolvimento;

j) considerações finais ou conclusão;

k) referências.

 

O texto submetido na categoria “Pôster” deverá conter entre 5 e 7 páginas, incluindo-se as referências. Deverá ser elaborado em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. Deverá ser justificado, exceto as referências, que serão alinhadas à margem esquerda. As páginas deverão ser numeradas à margem superior direita.

 

Diagramação do Pôster: O pôster deverá apresentar formato de banner para que possa ser pendurado, antes de sua apresentação, no local destinado pela Comissão Organizadora do evento. Normas de diagramação a seguir:

 

TÍTULO DO TRABALHO (centralizado, negrito e em letras maiúsculas)

 

Orientador: SOBRENOME, Nome

Pesquisador: SOBRENOME, Nome

(opcional) Nome do Laboratório, Centro, Grupo de Pesquisa e Instituição/Campus

Curso:

Área(s) de conhecimento:

 

O trabalho deve conter a seguinte sequência:

a)      Título: Sugestão – escrito centralizado com fonte tamanho 48 ou 50.

b)      Equipe de trabalho envolvida: escrito abaixo do título, separada por um espaço 1,5, alinhado à direita destacando Orientador(es): SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome; Pesquisador(es) (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um pesquisador, usa-se a mesma regra, separando-os com ponto e vírgula).

c)      Nome do laboratório, Centro, Grupo de Pesquisa e Instituição/Campus;

d)     Curso.

e)      Área(s) de conhecimento: informar a área do conhecimento, conforme o projeto poderá haver mais que uma área envolvida.

f)       O corpo do pôster é reservado ao texto da pesquisa, composto de: apresentação, objetivos, metodologia, resultados (poderão ser parciais); estes deverão aparecer nesta ordem, distribuídos conforme critérios do autor e ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Para os títulos dos itens utilizam-se letras maiúsculas em negrito, enquanto que o texto deve ser em letras minúsculas sem negrito. Para melhor visualização do pôster é adequado apresentar tabelas e ilustrações, observando que:

–        deverão ser preparadas de forma concisa e clara, com legendas explicativas.

–        as fotos e ilustrações devem ser apresentadas com resolução 600 dpi com uma legenda explicativa (para estas encaminhar também o arquivo original separado).

g)      Referências: citar somente as principais.

h)      Na parte inferior deverá constar o órgão financiador da pesquisa.

i)        Sugestão: como regra geral elaborar o pôster com a fonte Times New Roman, tamanho da letra 33, com exceção do título, conforme já estabelecido, o tamanho será de 48 ou 50, de modo que a impressão seja legível a uma distância de pelo menos de 1 m.

O pôster, de acordo com as normas da NBR 15437 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2006), deverá ter no máximo 0,90 cm de largura por 1,20 cm de altura.

 

Obs.: salienta-se a importância da observação às normas citadas; a Instituição não se responsabiliza pela correção dos nomes dos autores na publicação, seguindo o que se apresenta no original.

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS


Todos os trabalhos submetidos por meio da página do evento serão inicialmente verificados pelo Comitê Científico quanto à formatação, diagramação, normas gerais e específicas, estabelecidas para cada categoria. Os trabalhos aprovados quanto à forma serão submetidos a pareceristas ad hoc que os avaliarão quanto ao conteúdo. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

 

  • Atendimentos às normas técnicas de padronização do texto completo e do resumo;
  • Adequação do conteúdo ao eixo temático proposto;
  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  • Correção da linguagem e citação das referências;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;
  • Cumprimento das condições de submissão.

 

RESULTADO DA AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  • O parecer dos membros do Comitê Científico do evento é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Por isso, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância às condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
  •  O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página inicial do evento.
  •  Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições de inscrição no evento, serão publicados em anais on-line com registro no ISSN.
  • A apresentação dos trabalhos, inclusive os da categoria Pôster, dar-se-á na modalidade oral, com tempo de 15 a 20 minutos, seguido de discussão no final das apresentações.

 

ATENÇÃO:

 

O pagamento da taxa de inscrição é condição para a submissão dos trabalhos e a posterior avaliação pelo Comitê Científico. Os trabalhos aprovados, mas que não atenderem esta orientação, não farão parte da lista a ser divulgada.

 

Maiores informações sobre a submissão de trabalhos:

 

editora@unoesc.edu.br

Fone: (49) 3551-2271

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.