CAUSAS “IMPROVÁVEIS” DO INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES DE MAIOR DEMANDA NA UFSC: UM ESTUDO SOBRE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES

Autores

  • Marilu Diez Lisboa UNIPLAC
  • Francini Scheid Martins Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este estudo apresenta resultados de pesquisa realizada junto a jovens egressos do Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, ingressos em cursos de graduação de maior demanda, a saber, Direito, Engenharias e Medicina, nesta universidade, por meio do “dispositivo meritocrático” vestibular. Foi realizado um estudo de caso do referido Curso, por meio de entrevistas com nove egressos, bem como levantamento histórico tendo por base documentos sobre o mesmo, em seus nove anos de existência. A pesquisa apresentada inspira-se em um movimento das investigações sociológicas, nas quais as análises voltam-se para o perfil socioeconômico dos estudantes que frequentam as universidades públicas brasileiras, pertencentes às classes sociais menos favorecidas socioeconomicamente e pessoas negras. Estes grupos representam um baixo volume de estudantes que ingressam em universidades públicas e, também, em cursos de alta procura, evidenciando as desigualdades educacionais face à diferenciação e hierarquização entre o poder socioeconômico a as carreiras universitárias. A partir dos relatos dos jovens foi possível realizar um estudo de trajetórias intentando identificar os significados do prolongamento da escolarização e as “causas do improvável”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilu Diez Lisboa, UNIPLAC

Pós-Doutorado em Educação (2013) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora (2002) e Mestre (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC.

Francini Scheid Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela mesma universidade (2011).

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Lisboa, M. D., & Martins, F. S. (2014). CAUSAS “IMPROVÁVEIS” DO INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES DE MAIOR DEMANDA NA UFSC: UM ESTUDO SOBRE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 577–590. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5187

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social