MODELAGEM MATEMÁTICA: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E ARTES

Autores

  • Lucilene Dal Medico Baerle Instituto Federal Catarinense
  • Márcia Elizabéte Schuler
  • Rodrigo Pivetta Werlang

Resumo

Este trabalho tem sido desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira, com as turmas dos Cursos de Educação Profissional Técnica em Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio no ano 2014. Tem-se como objetivo geral diagnosticar a efetivação da aprendizagem significativa ao integrar os conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Matemática, Arquitetura e Artes, culminando na produção da planta baixa e confecção da maquete de uma construção com 80 m². Como metodologia, utilizou-se a Modelagem Matemática, baseada em Biembengut e Hein (2011). Nessa investigação, a Matemática é trabalhada de forma motivacional com aplicação em situações reais por meio da identificação de elementos da Geometria, do cálculo matemático e dos procedimentos necessários na construção civil. Assim, este trabalho visa garantir a ocorrência de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento do conhecimento crítico-reflexivo e a experiência estética. Espera-se que os educandos consigam relacionar os conceitos de Geometria, aprendidos em sala de aula, com situações cotidianas da construção civil, tornando mais profícua a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Dal Medico Baerle, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Ciências Plenas, habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), pós-graduada em Educação Matemática pela UNIJUÍ e mestre em Ensino de Matemática pela UNIFRA (Centro Universitário Franciscano). Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Matemática de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação. Também atua na área de Estatística.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Baerle, L. D. M., Schuler, M. E., & Werlang, R. P. (2014). MODELAGEM MATEMÁTICA: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E ARTES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1151–1156. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5049

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem