A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo é resultado das discussões temáticas realizadas no grupo de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino, no período de 2008 a 2012. O texto tem como objetivo problematizar a relação entre o currículo escolar e a diversidade cultural, de modo a explicitar uma concepção de currículo que seja capaz de dar conta por meio de suas práticas e conteúdos da diversidade cultural, mostrando como é possível um projeto educativo escolar provocador do diálogo intercultural. Diante de tal proposta é necessário explicitar quais são as concepções norteadoras de currículo, diversidade cultural e intercultura que justificam tal projeto, assim como apontar suas condições de possibilidade. Iniciaremos discutindo uma concepção de currículo que possui uma dupla dimensão, a saber, o currículo formal ou explícito e o currículo informal ou oculto, que estão organizados segundo um projeto de cultura e de sociedade explícitos e implícitos, para depois mostrarmos por meio do conceito de currículo como espaço-tempo cultural como é possível dar conta de um projeto educativo intercultural; em seguida apresentamos uma conceituação de educação intercultural e as suas implicações para a escola enquanto instituição educativa essencialmente ética e política.