A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo/RS; Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo/RS.
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo/RS.

Resumo

O presente artigo é resultado das discussões temáticas realizadas no grupo de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino, no período de 2008 a 2012. O texto tem como objetivo problematizar a relação entre o currículo escolar e a diversidade cultural, de modo a explicitar uma concepção de currículo que seja capaz de dar conta por meio de suas práticas e conteúdos da diversidade cultural, mostrando como é possível um projeto educativo escolar provocador do diálogo intercultural. Diante de tal proposta é necessário explicitar quais são as concepções norteadoras de currículo, diversidade cultural e intercultura que justificam tal projeto, assim como apontar suas condições de possibilidade. Iniciaremos discutindo uma concepção de currículo que possui uma dupla dimensão, a saber, o currículo formal ou explícito e o currículo informal ou oculto, que estão organizados segundo um projeto de cultura e de sociedade explícitos e implícitos, para depois mostrarmos por meio do conceito de currículo como espaço-tempo cultural como é possível dar conta de um projeto educativo intercultural; em seguida apresentamos uma conceituação de educação intercultural e as suas implicações para a escola enquanto instituição educativa essencialmente ética e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo/RS; Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo/RS.

Doutoranda em Educação; Mestre em Educação; Especialização em Gestão Educacional; GRaduação em Filosofia. Professora na Universidade de Passo Fundo; Profesora e Coordenadora do Centro de Pesquisa e Formação em Educação da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo/RS;

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo/RS.

Professor e Pesquisador do Mestrado e doutorado da UPF – Pós-doutor em Docência Universitária pela UAEM/México, doutor em Educação pela UFRGS, mestre em Filosofia pela PUCRS, especialista em Epistemologia das Ciências Sociais e graduado em Filosofia e História pela UPF

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Tonieto, C., & Fávero, A. A. (2014). A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 421–430. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5048

Edição

Seção

Eixo 3. Educação e Diversidade Cultural