Metodologia do Ensino de Arte na Educação Especial

Autores

  • Magda Salete Vicini Unoesc Xanxerê

Resumo

Este relato de experiência apresenta a vivência de ministrar a disciplina de metodologia do ensino de arte para alunos do sétimo período da graduação de Educação Especial (Unoesc Xanxerê). A proposta se direcionou para uma sensibilização sobre as linguagens do desenho, pintura, escultura, gravura e a arte terapêutica conceitual de Lygia Clark; para os antecedentes teóricos das linguagens da arte e sua prática; para as bases do conhecimento sobre o Ensino da Arte no Brasil; proporcionar a compreensão sobre a Metodologia do Ensino da Arte e, finalmente, promover a reflexão sobre o ensino da arte e suas possibilidades com alunos portadores de deficiências físico/cognitivas. No decorrer das aulas percebeu-se que em cada tipo de deficiência se faz necessário uma metodologia específica, e que este futuro professor de Educação Especial possui um caminho amplo e aberto a partir dos conceitos e fazeres da arte. Mas para isso, precisará aprofundar-se na epistemologia da arte compreendendo-a como área de conhecimento e não simplesmente como “práticas” de lazer, comunicacionais ou interativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Salete Vicini, Unoesc Xanxerê

Formada em Artes Plásticas (UPF-RS), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie-SP), Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNoesc Xanxerê, nos cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura.

Artista Plástica

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Vicini, M. S. (2014). Metodologia do Ensino de Arte na Educação Especial. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 713–726. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5016

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social