LEITURA E LUDICIDADE: UMA GRANDE PARCERIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Loiri Maria Casagranda Schmitt
  • Vivian Micheli Manteufel

Resumo

Na Educação infantil é de grande relevância  trabalhar a leitura de forma lúdica, para que os primeiros contatos com os livros de literatura infantil ocorram de forma prazerosa, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e, consequentemente, o gosto pela leitura.  Por isso, objetiva-se com este relato apresentar uma prática pedagógica vivenciada na Educação infantil, envolvendo os temas leitura e ludicidade e o subtema animais,  prática esta resultado do Estágio de Docência em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste – SC. O processo de estágio desenvolvido foi constituído por diferentes etapas, visando, assim, colocar em prática os conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos no decorrer do curso de graduação. A proposta pedagógica teve como principal meta trabalhar  a leitura por meio da ludicidade, para que os alunos despertassem o gosto e o prazer pela leitura. A vivência, objeto deste relato, auxiliou a tornar todos os momentos de leitura, contação de histórias e discussões acerca das obras  mais agradáveis e prazerosos. Pode-se, enfim, afirmar que as vivências lúdicas relacionadas à leitura proporcionaram às crianças um clima harmonioso, de confiança e, sobretudo, de troca de conhecimentos. Foram momentos ímpares em que professor e alunos da Pré-Escola, imersos no mundo mágico da leitura/literatura, interagiram dialogicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Schmitt, L. M. C., & Manteufel, V. M. (2011). LEITURA E LUDICIDADE: UMA GRANDE PARCERIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1278

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem