A LITERATURA INFANTIL ASSOCIADA AO LÚDICO COMO ALTERNATIVA DE ALFABETIZAÇÃO – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Heliana Lia Tissiani Gobbato UNOESC

Resumo

Este artigo traz o relato da experiência a que se propõe associar a literatura infantil ao lúdico como alternativa para que o processo de alfabetização ocorra. O projeto teve seu desenvolvimento marcado pela intervenção pedagógica, no qual se objetivou reconhecer as atividades lúdicas e a literatura como essenciais para a prática da alfabetização. Considerou-se fundamental conhecer a realidade educacional e a forma em que a alfabetização está inserida e sendo trabalhada, para, então, propor alternativas que possibilitem melhorar a prática pedagógica. A aplicação ocorreu em uma turma de primeira série na Escola Básica Municipal Santa Catarina, no município de São Lourenço do Oeste, SC, partindo da seguinte problemática: A literatura e a ludicidade possuem papel fundamental para a aquisição do conhecimento nas classes de alfabetização?  Entende-se que é no mundo do brinquedo, da brincadeira e da leitura, no qual a criança vive mergulhada a maior parte do seu tempo, que se buscará a matéria-prima para o trabalho com alunos em processo de alfabetização. Como resultado, pode-se perceber que o trabalho lúdico-pedagógico é capaz de associar a alfabetização ao aprendizado das matérias e conteúdos curriculares, ao mesmo tempo que consegue estimular o imaginário e a fantasia, fazendo da sala de aula um ambiente repleto de experiências significativas e prazerosas.

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Como Citar

Gobbato, H. L. T. (2011). A LITERATURA INFANTIL ASSOCIADA AO LÚDICO COMO ALTERNATIVA DE ALFABETIZAÇÃO – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1261

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem