A EDUCAÇÃO PARA A VIDA HUMANA

Autores

  • Marli Ferreira Wandscheer UNOESC

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar a educação como fenômeno próprio do ser humano, parte intrínseca da vida humana, tendo como base os escritos de Maturana. Visa também, compreender a função da educação nas relações e ações humanas. Pretende-se discutir,de um modo geral, o conjunto das atividades educativas incumbidas de transmitir e promover valores éticos e morais, como um processo não-material, que implica em ideias, conceitos, hábitos, habilidades, bem como de compreender e empreender princípios que sejam consagrados à vida de cada ser humano no decorrer de toda a sua existência, auxiliando no processo de transformação desse ser humano. Vários autores nos auxiliam na perspectiva de compreensão do contexto emergente, mostrando um ser humano ausente de compromissos mais longos. Diante desse cenário acredita-se que com a educação, o ser humano pode se construir e firmar culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais quanto espirituais. A educação, em suas diferentes concepções, pode ser o cerne para o desenvolvimento social. Sem ela, acredita-se que até mesmo as sociedades mais avançadas tecnologicamente retornariam à situação de barbárie em pouco tempo. Cabe ao contexto educativo criar um espaço para o ser aprendente, sendo um espaço acolhedor, desafiante, amoroso, e não competidor, exclusivamente. Um espaço no qual o aprendente saiba discernir o que é ilusão, para que possa captar a essência das coisas, da natureza e da vida, tudo isso atrelado ao diálogo continuo com o ser, interligado com a apreensão da realidade contribuindo na formação do pensamento humano.

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Como Citar

Wandscheer, M. F. (2011). A EDUCAÇÃO PARA A VIDA HUMANA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1257

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem