HISTORICIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL CRIADA COM BASE NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PAULO FREIRE, EM SANTA CATARINA

Autores

  • Marilu Diez Lisboa Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Lisete Lemos Machado

Resumo

O presente trabalho traz o registro do processo histórico da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mutirão, situada no Bairro Habitação, no município de Lages – SC. A importância deste registro deve-se ao fato de que a constituição de ambos – Bairro e EMEB – ocorreu em um momento da história do Brasil cujo marco se deu no início do processo de democratização, nos anos finais da ditadura militar instaurada no País na década de 1970. No final desta década e início dos anos 1980 tiveram início os movimentos sociais em toda a nação brasileira, sendo que na cidade de Lages estes se caracterizaram por mobilizações da população nitidamente apoiados por lideranças políticas municipais, então inconformadas com o regime de governo vigente. O que fundamentava tais movimentos era a busca da instauração de um processo democrático. O estudo aqui apresentado teve como objetivo geral resgatar as práticas pedagógicas desenvolvidas entre 1981 e 1996 na EMEB Mutirão, fundadas na Prática Educativa Libertadora de Paulo Freire. Foi realizada pesquisa por levantamento documental, com interpretação dos dados baseada em análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Constatou-se que os achados correspondem em parte ao que está na voz da população, evidenciando o desejo de participação comunitária por parte da população de Lages e, especificamente, a do Bairro Habitação. A opção pela base teórica proposta por Paulo Freire como fundante na construção da EMEB Mutirão confirmou-se como consonante com os propósitos de democratização da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilu Diez Lisboa, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Psicóloga (PUCRS); orientadora profissional; mestre e doutora em Psicologia Social (PUCSP); pós-doutora com pesquisa sobre juventude e desemprego (UNESP com subsídio FAPESP); Pós-doutora em Educação (UFSC com subsídio REUNI); professora do Mestrado em Educação da UNIPLAC; fundadora e membro do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira – Florianópolis-SC.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Lisboa, M. D., & Machado, L. L. (2014). HISTORICIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL CRIADA COM BASE NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PAULO FREIRE, EM SANTA CATARINA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 231–242. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5230

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior