NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: A SERPENTE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Cláudia Betânia Araujo do Prado Torquato Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Alessandra Santos Queiroz Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A tecnologia ditou novas formas de se relacionar, novas maneiras de captar e armazenar informações e, sobretudo de construir o conhecimento. Ela revolucionou o mundo. Todavia, com ela também vieram novos meios para alienar e manipular as pessoas. A tecnologia é a nova serpente do Éden. Nesta perspectiva, o seu uso deve ser pensado, já que deve refletir o aprimoramento da sociedade, não só em termos “econômicos e de poder”, mas, sobretudo no que tange a descoberta do verdadeiro, das ligações e dos desligamentos entre os fenômenos, enfim no conhecimento real das causas. Neste sentido, a tecnologia pode ser vista como um instrumento para operacionalizar a Educação na construção do conhecimento. Entretanto, observando a realidade verifica-se que nem sempre os próprios docentes percebem que a tecnologia voltada para Educação pode propiciar a construção do conhecimento, embora os recursos digitais, hoje, estejam disponíveis na maioria das escolas brasileiras, o que deflagra a necessidade de uma reflexão mais apurada sobre a importância dessas tecnologias. Deste modo, formula-se como questão de pesquisa: As ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, enquanto instrumento de operacionalização da Educação, contribuem para o conhecimento verdadeiro? Consequentemente, o estudo compromete-se a cumprir o seguinte objetivo: Verificar a importância das ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, enquanto instrumento de operacionalização da Educação, para a construção do conhecimento verdadeiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, salientando-se a obra “O Livro do Conhecimento”, de Henri Atlan. Assim, constatou-se que as tecnologias aplicadas a Educação podem, se bem manejadas, levar a construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Betânia Araujo do Prado Torquato, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pedagoga, jornalista. funcionária Pública no Estado de Roraima. Mestranda do curso Mestrado Acadêmico em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Alessandra Santos Queiroz, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Licenciada em Letras, mestranda do curso de mestrado acadêmicoem educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

do Prado Torquato, C. B. A., & Queiroz, A. S. (2014). NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: A SERPENTE NA EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 925–936. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5186

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem