A EDUCAÇÃO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: NOTAS DO PENSAMENTO DE GIORGIO AGAMBEN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Mauricio Cristiano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Geraldo Antonio da Rosa

Resumo

O artigo reflete sobre a obra de Giorgio Agamben, especialmente o livro “Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I” para pensar os desígnios da educação no que diz respeito à formação de professores. Agamben parte de Carl Schmitt, jurista conservador alemão do III Reich, que definia o soberano como aquele que decide sobre o estado de exceção, mas também de Walter Benjamin que, em suas teses de filosofia da história, afirmava ter a exceção virado regra. Na interpretação de Agamben, vivemos tempos em que, apesar de todos os discursos tenderem para a inclusão, a exceção literalmente virou a regra, ou melhor, se normalizou a exceção na biopolítica moderna, ficando a vida nua incluída pelo poder político através da exclusão, pondo assim em xeque a noção de cidadania oferecida pelo estado democrático de direito. O texto pergunta pelo papel reservado à educação em face dessa problemática, da qual é impossível escapar, especialmente se continuarmos acreditando tão somente numa concepção crítica da formação de professores.  A partir de uma interpretação hermenêutica, pretende questionar a educação antes de ter seus fins fixados de antemão, ao modo de um meio vazio que deve levar à emancipação, à liberdade ou ao mero desenvolvimento de determinadas habilidades e competências. Nesse sentido, questiona a série de dispositivos de captura que se configuram como mecanismos de subjetivação e dessubjetivação, e, como tal, operando também a sacralização da vida, se os mesmos não têm por produto o homo sacer.

 

Palavras-Chave: Filosofia da Educação; Biopolítica; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Cristiano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

de Azevedo, M. C., & da Rosa, G. A. (2014). A EDUCAÇÃO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: NOTAS DO PENSAMENTO DE GIORGIO AGAMBEN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 7–18. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5182

Edição

Seção

Eixo 1. Formação e diversidade