Globalização: consequencias e desafios para a educação.
Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo piloto, desenvolvido com o objetivo de fundamentar a problemática da pesquisa de mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social. O presente estudo investigou a opinião de professores da rede pública municipal de ensino fundamental da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a temática da Cidadania com ênfase na participação, gestão democrática, relação escola-comunidade, entre outras. Como procedimento de coleta de dados, foi distribuído um questionário autoaplicável, composto por dezessete questões fechadas, o qual foi respondido por professores de duas escolas da mesma localidade, sendo que retornaram vinte e um questionários. A análise dos dados foi realizada buscando estabelecer as frequências médias das respostas expressas em índice percentual. Para subsidiar as análises utilizamos os aportes teóricos de autores tais como Zigmuntd Bauman e Nestor Canclini, especialmente, para refletir sobre os desafios dos padrões de uniformidades e reorganização de hábitos culturais evidentes hoje em nossa sociedade, para a educação, na medida em que geram grandes desigualdades sociais. A análise dos dados evidenciou que, a percepção dos professores apresenta-se conflitante e contraditória quando cruzamos diversas questões, especialmente, aquelas que abordam a abertura do espaço escolar aos alunos para participar, ou mesmo para questionar e propor mudanças. Encerra-se propondo uma reflexão sobre a atual realidade social e as urgentes mudanças, sejam elas de atitudes, comportamentos e pensamentos, defendendo assim a introdução da solidariedade, cooperação, democracia como valores norteadores de práticas de educação escolar capazes de contribuir para uma formação cidadã.