DA INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO SUPERIOR À INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cristina Maria Agustini Moraes Ehrhardt Universidade do Contestado
  • Jeanine Rodermel
  • Katia Cristina Schuhmann Zilio

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar elementos para uma discussão inicial sobre a importância da prática interdisciplinar na Universidade, a partir da organização do planejamento do estágio supervisionado, articulando-o à pesquisa sobre o cotidiano dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em ambiente escolar. Trabalhando com a hipótese de que este viés da formação docente tem sido pouco explorado pelos cursos de formação, o que se propõe é uma reflexão da prática realizada na quinta fase do curso de Pedagogia sobre a necessidade e possibilidades de desenvolver trabalhos que articulem pesquisa, estágio curricular supervisionado e cotidiano escolar. As reflexões aqui destacadas a partir dessa prática apontam para compreensão de que as atividades interdisciplinares organizadas pelos professores para a preparação do estágio curricular supervisionado, colaboram para a construção de conhecimentos teórico-práticos necessários para qualificar  as práticas docentes nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Práxis educativa. Formação docente. Interdisciplinaridade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria Agustini Moraes Ehrhardt, Universidade do Contestado

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (1984).Especialização em Alfabetização pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1993). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Especialização em Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC (2012). Pesquisadora da CAPES/INEP do grupo Observatório da Educação - UNIPLAC/Lages. Pesquisadora do GEPES/Sul - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul.Professora do Quadro do Magistério Público Estadual de Santa Catarina (1985). Atua como Gerente Regional de Educação na 11ª GERED em Curitibanos, desde 2013. Coordena o Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Contestado- Curitibanos, desde 2013. Leciona na Universidade do Contestado - UnC Curitibanos/SC (2006) as disciplinas: Estágio Supervisionado III e V, Introdução em Ciências Pedagógicas, Estrutura e Funcionamento de Ensino, Gestão de Instituições Escolares, Avaliação Institucional, Fundamentos e Metodologia de Matemática, Gestão de Instituições Escolares e não Escolares. Leciona a disciplina de Planejamento Estratégico Participativo no Programa PROESDE. Atuou como Secretária Municipal de Educação e Cultura do Município de Curitibanos/ SC de 01 janeiro de 2005 até 31 de dezembro de 2012. Atuou como Coordenadora do Colegiado Técnico de Educação da AMURC- Associação dos Municípios da Região do Contestado de 2010 a dezembro de 2012.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Agustini Moraes Ehrhardt, C. M., Rodermel, J., & Zilio, K. C. S. (2014). DA INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO SUPERIOR À INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 409–414. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5161

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior