Planejamento multidisciplinar no Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Irmão Miguel.

Autores

  • Márcia S B Lazzarin UNOESC
  • Vania Oneide Trentin Sanferari Prefeitura Municipal de Concórdia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar os caminhos percorridos pelo grupo de professores da EBM Irmão Miguel na superação de suas dificuldades no planejamento de  trabalho pedagógico no primeiro trimestre de 2014, bem como elencar as possibilidades que encontramos para avançar em nossa prática. Participantes de uma proposta democrática que oportuniza a elaboração da própria proposta pedagógica, embasados no materialismo histórico dialético, elaboramos nosso planejamento dando voz e vez aos membros da comunidade escolar.  O planejamento realizado por temas, com a coleta de falas dos envolvidos na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem e que enfatizam a realidade social em que está inserida a unidade escolar. Embasados em estudiosos como FREIRE (2005, 2007), JAPIASSÚ (1976), MORIN (2003) e STRIEDER (2004)  elaboramos um planejamento que respeite a diversidade existente e que oportunize a ampliação dos saberes científicos. Como Unidade integrante do projeto observatório “Estratégias e Ações Multidisciplinares nas Áreas de Conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens da Mesorregião do Oeste Catarinense: Implicações na Qualidade da Educação Básica” temos a oportunidade de através da formação continuada, ampliar nossos conhecimentos e por conseqüência rompermos as fronteiras da fragmentação do conhecimento disciplinarizado e caminharmos para uma perspectiva de prática coletiva, onde a aprendizagem seja o objetivo de todos.

Palavras- chave: Planejamento. Multidisciplinaridade. Aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia S B Lazzarin, UNOESC

Mestranda em Educaçãopelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEEd) da Universidade do Oeste de SC(UNOESC) turma XI- 2013. Professora da EBM Irmão Miguel ( Unidade integrante do Projeto do observatório "Estratégias e Ações Multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens da Mesorregião do Oeste Catarinense".

Vania Oneide Trentin Sanferari, Prefeitura Municipal de Concórdia

Orientadora Educacional na EBM Irmão Miguel ( Unidade integrante do Projeto do observatório "Estratégias e Ações Multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens da Mesorregião do Oeste Catarinense".

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Lazzarin, M. S. B., & Sanferari, V. O. T. (2014). Planejamento multidisciplinar no Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Irmão Miguel. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1163–1168. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5135

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem