EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PAISAGEM CULTURAL : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Claudia Maria Soares Rossi Universidade Federal de Lavras

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de trabalho envolvendo os conceitos de Educação Patrimonial em um programa de  formação continuada de professores em uma escola no interior de Minas Gerais. Num primeiro momento,  são apresentadas algumas reflexões sobre a importância da Educação Patrimonial como um viés de aproximação no contato direto entre os professores, alunos e o patrimônio cultural: material, imaterial e natural, bem como, registrar na memória experiências que colaborem com os valores de preservar, conservar e manter viva a herança cultural. Posteriormente são apresentadas as experiências desenvolvidas na escola através de um projeto que abordou a temática da Paisagem Cultural como Patrimônio Cultural e o seu alcance no processo de formação continuada dos professores dessa escola. Neste contexto, afirma-se que o trabalho com a Educação Patrimonial na educação básica  pode envolver  a conscientização para a   valorização ambiental e  o resgate da identidade e da cultura, a partir dos estudos das memórias e do contato com a história local. Esta pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, pois estima o conhecimento e a experiência de ações educativas envolvendo  paisagem cultural e educação patrimonial. Entende-se que ao relatar e valorizar os resultados obtidos por experiências com a Educação Patrimonial em âmbito escolar pode-se contribuir para um melhor entendimento sobre como esse tipo de educação vem sendo trabalhada, quais as concepções pedagógicas que têm norteado este trabalho e qual tem sido a contribuição para a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Soares Rossi, Universidade Federal de Lavras

Pedagoga, especialista em Didática e Metodologia de Ensino, Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Rossi, C. M. S. (2014). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PAISAGEM CULTURAL : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1065–1076. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5066

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem