EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DANÇA DE SALÃO GAUCHESCA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rafael Cunha Laux Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daniela Zanini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O desafio da educação escolar é fazer com que os alunos vivenciem novas experiências com o corpo físico, para ampliar suas possibilidades de expressão, comunicação, percepção e criatividade. A dança sendo uma expressão corporal e inclusiva tornou-se um componente curricular fundamental a ser desenvolvida na escola para que o aluno compreenda o próprio corpo e desenvolva as habilidades e expressões já adquiridas em casa, nas ruas, no bairro, na comunidade. Este artigo objetiva relatar de forma crítica e reflexiva a vivência da implementação de metodologia do ensino da dança de salão gauchesca, para alunos do ensino médio durante as aulas de Educação Física em uma escola de Chapecó-SC. Para alcançar a finalidade proposta, dividimos esse processo em três etapas: a) etapa de observação sob regência da professora da escola; b) aplicação da intervenção e questionários sobre o ritmo de dança gauchesca desenvolvido na aula; c) análise e discussão dos dados. Verificou-se pela análise do questionário e experiência prática, que a dança de salão gauchesca ajudou a estimular a criatividade, trabalhar as questões de gênero, diminuir a timidez, aumentar a autoestima e facilitar o processo de integração entre os alunos. Constatou-se que o pré-conceito sobre esse conteúdo é modificado após  vivência e experimentação dessa prática corporal. Conclui-se que é possível ministrar aulas de dança de salão gauchescas nas turmas de ensino médio, mas para isso é necessário um preparo do profissional de educação física que irá aplicar as aulas e esclarecer a importância desse conteúdo para o desenvolvimento motor do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cunha Laux, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNOESC, Acadêmico do 7º período de Educação Física – Licenciatura da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Unidade de Chapecó. CV: http://lattes.cnpq.br/6476276620020372

Daniela Zanini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas e Desportivas. Professora do Curso de Educação Física Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Unidade de Chapecó. CV: http://lattes.cnpq.br/8329719546482086

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Laux, R. C., & Zanini, D. (2014). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DANÇA DE SALÃO GAUCHESCA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1053–1064. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5056

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem