DESEMPENHO NA PROVA BRASIL: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Gabriela Strauss Mozz Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc
  • Danieli Juliane Berti Panigaz Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc

Resumo

 Resumo:

O estudo tem por objetivo verificar o desempenho de estudantes na Prova Brasil, tomando a escala de proficiência em matemática como foco de análise.  Desenvolvido em um conjunto de escolas municipais situadas na mesorregião oeste do estado de Santa Catarina, procura demonstrar que, apesar dos avanços em termos de resultados alcançados no último biênio (2011), persiste o desafio de alargamento das habilidades para a resolução de problemas, manifestados pelo desempenho obtido principalmente pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Chama a atenção para a importância de se pensar em um indicador de qualidade que articule os insumos, os resultados e os processos, considerando que nem todos os aspectos associados aos objetivos educacionais são passíveis de serem mensurados por testes padronizados, considerando que nem todos os aspectos associados aos objetivos educacionais são passíveis de serem mensurados por testes padronizados. Apontando o risco de reduzir o processo educativo às habilidades e competências tidas como de maior relevância pela prova, enfatiza a necessidade de não esfacelamento e precarização do processo de produção e disseminação do conhecimento historicamente produzido.

 

Palavras-chave: Níveis de Desempenho. Escala de proficiência. Prova Brasil. Matemática.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Strauss Mozz, Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Bolsista do Programa Observatório da Educação - CAPES

Danieli Juliane Berti Panigaz, Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc

Acadêmica Curso Padagogia - Unoesc, Bolsista Programa Observatório da Educação - CAPES

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Mozz, G. S., & Panigaz, D. J. B. (2014). DESEMPENHO NA PROVA BRASIL: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 473–484. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5037

Edição

Seção

Eixo 4. Políticas públicas, educação e diversidade