ANTROPOLOGIA ESSENCIAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM DIÁLOGO SOCIALIZADOR.

Autores

  • Franciele Silvestre Gallina Universidade de Passo Fundo

Resumo

Neste artigo apresenta-se a possibilidade de relacionar as ideias propostas por Jean-Yves Leloup (1998), e sua antropologia essencial, onde o autor observa o universo da formação, numa tríade de escuta humana dos pontos de vista físico, mental e espiritual, ao campo da educação estética. Nesse sentido, situa-se historicamente o conceito de educação estética e busca-se um diálogo com a antropologia essencial. Desta relação destaca-se como dimensão emergente o processo de sociabilidade. Na tessitura destas ideias, se constrói uma rede de fios tênues, com a teoria social de Simmel, para quem a sociedade é processo de socialização e a interação perpassa todas as fases da vida dinamicamente, se apresentando na forma de sociação, capaz de estabelecer relações entre o microcosmo e o macrocosmo, tentando encontrar em cada singularidade da vida, a totalidade de seu sentido. Sendo assim, pesquisa-se esta relação na e para além da formação dos sujeitos, bem como o lugar da educação estética no processo de individualização e socialização. A investigação dos traços significativos que constituem estas ideias está estruturada em: 1) Educação estética, histórico e sentido. 2) Uma oficina de formação ética-estética  3) Ato criador e uma educação estética socializadora.

Palavras - Chave: Educação Estética. Antropologia Essencial. Ato Criador. Interação. Socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Silvestre Gallina, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013); Mestra em Educação pela mesma instituição (2012), como bolsista Capes; Possui graduação em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas como bolsista Cnpq (2009);Pesquisadora na área de Educação Estética em diversos espaços de sociabilidade desde (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: educação, medidas socioeducativas, saúde mental, educação estética, artes visuais e biopsicoespiritualidade.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Gallina, F. S. (2014). ANTROPOLOGIA ESSENCIAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM DIÁLOGO SOCIALIZADOR. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 57–68. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5034

Edição

Seção

Eixo 1. Formação e diversidade