METODOLOGIA DE PROJETO COMO PRÁTICA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Darlon Alves De Almeida Instituto Federal Farroupilha
  • Mariana Seguí Pereira

Resumo

O trabalho teve como propósito aplicar uma metodologia de ensino que servisse de elo entre a teoria e a prática do mundo do trabalho. Para tal, elaborou-se uma proposta, usando a Metodologia de Projeto, como uma ferramenta na contextualização prática do conhecimento teórico através do ensino do Marketing para os alunos do 5° semestre do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis com o intuito de analisar as influências desta prática pedagógica na formação profissional dos estudantes. Contudo, estimular os alunos a reconstruírem o conhecimento a partir de suas próprias vivências e percepções, por meio da prática profissional e proporcionar, através do Método de Projeto, um ensino dinâmico e motivador. No que tange as avaliações acerca do processo do ensino e da aprendizagem, enquanto sujeitos da pesquisa, estas foram realizadas em três diferentes métodos, que são eles: 1° método de caráter quantitativo - Questionário de avaliação usando Método de Atitude do Indivíduo com uma escala de Likert de 3 pontos; 2° método de caráter quali-quantitativo - Desenvolvimento de um “Projeto Tecnológico” no qual os alunos apresentaram a contextualização do conhecimento teórico; 3° método de caráter qualitativo- Análise por observação através de imagens fotográficas. Podemos considerar que o método de projeto foi bastante eficiente no que tange ao ensino e aprendizagem. As influências acerca da metodologia de ensino, através das experiências práticas, resultaram positivamente, contribuindo na formação do trabalhador, segundo as avaliações aplicadas nesta metodologia.

 

Palavras chave: Método de projeto. Educação profissional. Processo do ensino e da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlon Alves De Almeida, Instituto Federal Farroupilha

Administrador, Mestre em Engenharia de Produção, docente atuante nas modalidades de Ensino Superior, Educação Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA), cursos na modalidade EAD no Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa/RS. Áreas de interesse e pesquisa: Educação Popular, Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

De Almeida, D. A., & Pereira, M. S. (2014). METODOLOGIA DE PROJETO COMO PRÁTICA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 911–924. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4934

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem