MODELAGEM E ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Resumo

O artigo discute as tendências atuais da Educação Matemática e possibilidades de aplicação nos primeiros anos do Ensino Fundamental – ciclo de alfabetização. Esta discussão faz parte de uma proposta de formação continuada para professores atuantes no ciclo de alfabetização da rede municipal de Esteio/RS. Destacam-se aqui prioritariamente duas tendências: Modelagem e etnomatemática. Modelagem é o processo envolvido na elaboração de modelo; e etnomatemática, de conhecer, explicar e entender os diversos fazeres e saberes das pessoas em seus contextos socioculturais. É exposta aqui uma etapa desta formação continuada que foi dividida em dois momentos: compreensão teórica das tendências propostas e exemplificação de aplicações em sala de aula, onde se discutiu com os professores atuantes neste nível da Educação Básica, possibilidades de utilização destas duas tendências no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, por meio de projetos interdisciplinares, trazendo exemplos e sugestões já utilizados nesta fase de escolarização. As aplicações apresentadas ao grupo de professores, principalmente no que diz respeito à etnomatemática, tiveram o intuito de apresentar o trabalho de grupos sociais identificáveis, para desta forma, valorar a diversidade presente nas diversas regiões do país, bem como o trabalho destes grupos, para desta forma, proporcionar aos estudantes, desde o ciclo de alfabetização, ambientes facilitadores de uma aprendizagem significativa e de educação para a diversidade.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem. Etnomatemática. Ciclo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação Matemática, Licenciada em Matemática.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Madruga, Z. E. de F. (2014). MODELAGEM E ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 95–108. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4785

Edição

Seção

Eixo 1. Formação e diversidade