LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DE TIRINHAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS CONCEITUAIS EM FÍSICA

Autores

  • Dionei Ruã dos Santos UNIJUÍ
  • Lenir Basso Zanon UNIJUÍ

Resumo

Este trabalho trata de um projeto de pesquisa de mestrado, sobre aulas de Física com o uso de Tirinhas de histórias em quadrinhos como estratégia de ensino, em busca de compreender os limites e potencialidades desta ferramenta pedagógica na construção dos aprendizados escolares. A pesquisa de campo será desenvolvida em uma Escola Técnica Estadual em uma turma do Curso de Eletrotécnica, na disciplina de Eletricidade. A utilização das Tirinhas nas aulas, que permitirá construir os dados de pesquisa, será organizada de forma a inseri-las no planejamento do ensino durante o período previsto, no qual a previsão é de que estarão sendo abordados conteúdos e conceitos referentes aos circuitos e aos curtos-circuitos. Nossa atenção será voltada à análise dos processos de produção de sentidos aos significados conceituais, por parte dos estudantes. Para isso, serão procedidos registros das falas dos sujeitos (professor e aprendizes) em sala de aula, por meio de gravações em áudio. Trata-se de manifestações no espaço de interação, na aula com uso das Tirinhas. Buscaremos identificar nas falas dos sujeitos em aula movimentos de relação entre conhecimentos cotidianos e conhecimentos científicos mediados na escola, em sua potencialidade para serem usados em explicações sobre os fenômenos/fatos representados no enredo das Tirinhas. Para o processo de construção dos resultados de pesquisa, serão procedidas transcrições das gravações em áudio e, após, sucessivas releituras, com vistas à construção de categorias de análise, para o que, será seguido o procedimento metodológico de Análise Textual Discursiva (ATD).

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Como Citar

Santos, D. R. dos, & Zanon, L. B. (2011). LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DE TIRINHAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS CONCEITUAIS EM FÍSICA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1280

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem