A INTELIGÊNCIA COLETIVA: O DESAFIO DA CONSTITUIÇÃO DE UMA REDE DE PESQUISA ENTRE INSTITUIÇÕES DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Fabiano Romero Veiga UNIPLAC
  • Marina Patrício de Arruda UNIPLAC

Resumo

A evolução dos meios de comunicação amplia nossas possibilidades de experimentar novas formas de utilização dos potenciais individuais. Estes, em cooperação, podem nortear pesquisas e discussões voltadas à resolução de problemas cada vez mais globais. Sendo assim, esse estudo é parte integrante de um projeto maior intitulado “Rede Sul-Florestal: PD&I em sistemas florestais e produção de energia na agricultura familiar”. No intuito de compreender como a inteligência coletiva irá sustentar a construção de uma Rede de pesquisa, este estudo consiste em uma dissertação de mestrado em Educação, em fase inicial de produção, que se desenvolve por meio de um estudo de caso, tendo como objetivo compreender o processo de construção de uma inteligência coletiva na constituição de uma rede de pesquisa entre instituições do sul do Brasil. A inteligência coletiva é um conceito problematizado por Pierre Lévy, cujos pressupostos epistemológicos indicam que o ciberespaço pode se apresentar como um poderoso instrumento de construção de conhecimento e de solidariedade social.  A rede seria então um dispositivo de comunicação interativo e comunitário, que privilegia a formação de uma inteligência coletiva. Dessa forma, nossa pesquisa agrega uma reflexão profunda sobre a mudança paradigmática que funda nosso tempo e reforma as estruturas de pensamento. Com isso, percebe-se que a proposição do trabalho em rede decorre do entendimento de que os problemas, questionamentos, formulados a partir das disciplinas isoladas não são mais suficientes para dar conta da compreensão adequada da complexidade dos fenômenos do século XXI.

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Como Citar

Veiga, F. R., & Arruda, M. P. de. (2011). A INTELIGÊNCIA COLETIVA: O DESAFIO DA CONSTITUIÇÃO DE UMA REDE DE PESQUISA ENTRE INSTITUIÇÕES DO SUL DO BRASIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1260

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem