A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS MEDIADA PELO ENSINO DA ARTE

Autores

  • Ana Maria Pereira de Oliveira UNOESC
  • Ortenila Sopelsa UNOESC

Resumo

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"MS Mincho"; panose-1:2 2 6 9 4 2 5 8 3 4; mso-font-alt:"MS 明朝"; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:fixed; mso-font-signature:1 134676480 16 0 131072 0;} @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} @font-face {font-family:"\@MS Mincho"; panose-1:2 2 6 9 4 2 5 8 3 4; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:modern; mso-font-pitch:fixed; mso-font-signature:-1610612033 1757936891 16 0 131231 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --> O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de abordagem participante com o objetivo de investigar a articulação entre o processo de alfabetização nos anos iniciais e o ensino da arte. Participaram três professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental, da rede estadual, de Joaçaba, SC e seus respectivos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com professoras e alunos, grupos de estudo com as professoras, relacionados à alfabetização e atividades de ensino desenvolvidas coletivamente com alunos e professoras. A fim de obter dados mais significativos foram acompanhados individualmente, seis alunos. A análise revelou que a arte tem o sentido de cultivar a sensibilidade, a emoção e desencadear inúmeras formas de trabalhar a alfabetização; que a produção artística tem em comum o conhecimento científico. Nos grupos de estudo, percebeu-se a importância do trabalho interdisciplinar com planejamentos coletivos entre as diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de um envolvimento maior na formação continuada. Das narrativas das professoras e dos alunos emergiram reflexões que proporcionaram avanços na qualidade do ensino. As professoras reconheceram contribuição na aprendizagem significativa dos alunos. A experiência adquirida nos grupos de estudo contribuiu de forma valorosa para a legitimação dos saberes docentes. Foi possível compreender melhor e valorizar o trabalho coletivo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Oliveira, A. M. P. de, & Sopelsa, O. (2011). A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS MEDIADA PELO ENSINO DA ARTE. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1256

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem