CULTURA DA SOLIDARIEDADE: BUSCANDO UMA SOCIEDADE JUSTA E ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • Alessandra Regina Pelizzaro Trombetta Colégio Marista São Francisco
  • Juliana Aparecida Golfe Rauber Colégio Marista São Francisco

Resumo

Este artigo relata uma experiência de prática solidária desenvolvida com os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Marista São Francisco, envolvendo a região do Bairro São Pedro, de Chapecó. Nosso principal objetivo foi incentivar os alunos a uma reflexão/ação em relação às situações de vulnerabilidade social pela qual passam vários cidadãos. Na tentativa de oportunizar reflexão e ampliar o espírito de solidariedade dos alunos, iniciou-se na disciplina de Ensino Religioso em parceria com o Núcleo de Pastoral, iniciativas de fazer algo pelo próximo, no intuito de pensar a nossa própria maneira de viver a vida. Em visita realizada para conhecer o cenário de nosso projeto, os alunos decidiram que havia muito por fazer e que precisariam optar por uma das famílias mais necessitadas. Perceberam que a desigualdade social é imensa e que pensando na coletividade precisamos ter o olhar da unidade, trabalhando juntos nesta missão. Definiram-se algumas ações, entre elas a mais significativa será a construção de uma nova casa. Nesse sentido, o agir pedagógico para solidariedade precisa atingir uma dimensão que transcenda à generosidade assistencialista, permitindo avançar na perspectiva da cooperação e da partilha. Os alunos presenciaram uma realidade distante da qual estão inseridos, e, ao mesmo tempo, muito próxima quando se comenta que todos os cidadãos têm direito a uma vida digna. Dar a cada um o que lhe é devido  é uma questão de justiça, é uma atitude solidária.

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Como Citar

Trombetta, A. R. P., & Rauber, J. A. G. (2011). CULTURA DA SOLIDARIEDADE: BUSCANDO UMA SOCIEDADE JUSTA E ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1247

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social