A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS E O DESAFIO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Andréia Valeria de Souza Miranda UNIPLAC
  • Simone Terezinha Feldhaus Souza UNIPLAC

Resumo

O artigo discute a Teoria das Competências, Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais. Nosso objetivo foi analisar a percepção dos professores sobre o conceito de construção de competência. O cenário escolhido foi uma escola que oferece ensino para Educação de Jovens e Adultos e utiliza como referência a Matriz de Competências do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Tratou-se de uma abordagem qualitativa; o instrumento de pesquisa foi uma entrevista semiestruturada aplicada nas dependências da escola e os dados foram analisados à luz do referencial teórico. Este estudo surgiu de problematizações realizadas durante as aulas do Curso de Mestrado em Educação sobre a questão da formação dos professores diante das especificidades da atuação para atender aos dispositivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise dos dados mostrou a dificuldade em se trabalhar com a matriz por competência. Por outro lado, refletir sobre o tema trouxe-nos novas possibilidades para a construção de uma escola mais qualificada, da mobilização de conhecimentos para enfrentar as mais diversas situações de forma estratégica, no momento e de forma adequados. Espera-se que haja uma reflexão sobre esta experiência, agora não mais no loco da pesquisa, mas para além dos muros da instituição.

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Como Citar

Miranda, A. V. de S., & Souza, S. T. F. (2011). A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS E O DESAFIO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1219

Edição

Seção

Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica